Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Mike Ehrmantraut

Aprendiz

#891417 quando estou em sala de aula na faculdade, não consigo ser participativo sou uma pessoa reservada e timido, quando passa uma ideia passa pela minha cabeça , alguma duvida , não tenho coragem de perguntar,fico com receio, medo de passar alguma insegurança na voz, ai o pavor toma conta de mim e travo. alguém ai já passou por isso?
Eros32

Veterano - nível 10

#891425 Rapaz, isso ja aconteceu com mtos que estão aqui nesse forum. Eu mesmo ja passei por isso, tinha uma duvida e esperava alguem perguntar e rezava p ser a mesma que a minha. É algo normal, conhecido como insegurança e timidez.
Conhecer o forum e estudar os materias disponiveis p melhorar meu lado social foi o primeiro passo. Se vc ainda não fez deveria fazer o desafio lifestyle vai te ajudar a melhorar sua sociabilidade.
Outra dica é sair um dia só pra conversar com estranhos, começa com um "oi", peça alguma imformação e vai evoluindo até a conversa sair espontaneamente.
Mesmo que vc diga que não tem problema para conversar c estranho e que essa inibição é só na faculdade, com certeza se vc melhorar o seu lado social, essa situação irá mudar. Eu melhorei desse jeito. Torço para que vc melhore tbm.
Abraços!

Eros
2.pAC

Veterano - nível 3

#891429 É foda veio , faço curso e não manjo quase nada de motores, fica ruim de perguntar coisa que qualquer um de lá sabe .
lucyan20

Aprendiz

#891466 pnl cara.. comigo quando eu era criança era tão timido que era incapaz de me lavantar para mostrar o dever para a professora.. levava zero as vezes por causa disso. até para responder a chamada eu as vezes não conseguia. ficava uma guerra interna pensando se eu deveria dizer "presente" como o garoto do lado, ou "tá aqui eu" como a outra garota ali ou se levantava o braço como fulano aculá. enfim, quando chegava a minha vez era uma voz tremula que saia. as vezes quando chegava a minha vez a professora simplesmente olhava e já botava o presente, pois sabia da minha luta por dentro. enfim, curei isso com muita prática que tem muito desgaste pessoal. entretanto, quando conheci a tal pnl, tudo ficou bem mais fácil. veja um exercicio para isso.. um que gosto muito é este:

primeiro inspire pelo nariz levando o ar até o diafragma e expire pela boca por tres vezes. continue respirando normalmente. depois, relaxe progressivamente seu corpo, contraindo a musculatura desde os dedos dos pés até a testa. termine contraindo e relaxando os olhos.. quando estiver já relaxado, imagine-se descendo por uma escada rolante. enquanto desce conte de 20 a 1. quando chegar lá embaixo, imagine-se vendo, ouvindo, sentindo alguma coisa para deixar a sua imaginação bem real. pode-se imaginar tomando um café, sentindo o gosto dele na boca etc.. depois, volte para a escada rolante, e imagine-se subindo nela. conte de 1 a 10. quando chegar no 10, imagine-se num lugar que te deixa tranquilo. pode ser na praia, pode ser num lugar imaginário que nem exista, enfim. depois que tudo estiver bem real na sua mente, imagine-se fazendo o que geralmente te deixava ansioso. importante está tranquilo enquanto você atua na situação que você sentia ansiedade. por isso o relaxamento inicial é importante.
esse exercicio me ajudou bastante no início do meu conhecimento da pnl, entretanto, você pode acha-la na internet mesmo ainda mais detalhada. mas é isso, lute para mudar esse seu quadro interno.. valeu

Criador do tópico

Mike Ehrmantraut

Aprendiz

#891476 primeiro inspire pelo nariz levando o ar até o diafragma e expire pela boca por tres vezes. continue respirando normalmente. depois, relaxe progressivamente seu corpo, contraindo a musculatura desde os dedos dos pés até a testa. termine contraindo e relaxando os olhos.. quando estiver já relaxado, imagine-se descendo por uma escada rolante. enquanto desce conte de 20 a 1. quando chegar lá embaixo, imagine-se vendo, ouvindo, sentindo alguma coisa para deixar a sua imaginação bem real. pode-se imaginar tomando um café, sentindo o gosto dele na boca etc.. depois, volte para a escada rolante, e imagine-se subindo nela. conte de 1 a 10. quando chegar no 10, imagine-se num lugar que te deixa tranquilo. pode ser na praia, pode ser num lugar imaginário que nem exista, enfim. depois que tudo estiver bem real na sua mente, imagine-se fazendo o que geralmente te deixava ansioso. importante está tranquilo enquanto você atua na situação que você sentia ansiedade. por isso o relaxamento inicial é importante.
esse exercicio me ajudou bastante no início do meu conhecimento da pnl, entretanto, você pode acha-la na internet mesmo ainda mais detalhada. mas é isso, lute para mudar esse seu quadro interno.. valeu[/quote]

cara muito obrigado vou usar esse exercircio. :ae
LucasPiangers

Veterano - nível 5

#891487 Fazer o Desafio StyleLife vai te ajudar muito, mas isso tu deve saber (ou pelo menos deveria)
Mas a melhor dica que tenho é EXPOSIÇÃO, quando se tem medo de aranha você tenta chegar perto de uma para se acostumar com ela, quando tu tem medo de abelha tu espera uma sentar no seu braço para se acostumar com ela, quando tu tem medo de escuro tu desligas as luzes de noite as 4 horas da madrugada e fecha os olhos até todos pensamentos sombrios sumirem.
Te aconselho a falar! por que os pensamentos sempre vão existir, oque muda é que com o tempo tu vence eles de maneira mais fácil, eu sempre tive este problema, e tenho até hoje e mesmo assim sempre falo muito nas aulas, to sempre perguntando e expondo minhas ideias, e os pensamentos ruins me dizendo para calar a boca oque que eu vou falar merda ou que minha voz vai sair tremula sempre me acompanham
Fale por que talvez esses pensamentos nunca sumam e tua vida vai passar na frente dos teus olhos como um flash de luz.
MaxiRicci

Aprendiz

#891489 Ae parceiro, é o seguinte:

A razão da tua timidez é que você identifica essas situações(participar da aula, perguntar ao professor e etc) como situações ameaçadoras, talvez por que você tenha medo do julgamento dos outros e se preocupe muito com o que eles irão pensar de você, então tua mente diz ao teu corpo que é melhor ficar na tua pra se defender dessa situação "ameaçadora".

1º Você precisa entender que todos na faculdade tem o mesmo objetivo que você: aprender. Logo, não tem sentido você deixar de participar, porque participando, você vai estar acrescentando conteúdo à aula, tanto com as tuas duvidas como com as tuas observações.

2º Não pense tanto: Esse conflito interno que você sofre quando passa uma ideia na sua cabeça NÃO SERVE PRA NADA, somente para aumentar a sua insegurança. Se surgiu uma duvida, somente pergunte ao professor.

3º Coloque-se em situações que te deixam desconfortável, vai ser difícil no começo, mas se você superar essa dificuldade, você vai começar a se habituar à essas situações, mas para isso, saia da sua zona de conforto, faça algo além do que você já faz em sala, estabeleça metas pessoais. Acho que esse é o ponto mais importante, porque agora você se deu conta do porque da tua timidez e de suas crenças limitantes, a questão é: Que atitude você vai tomar a respeito?

LEMBRE-SE: Só depende de você.

Abraço.