- 10 Mar 2012, 22:14
O Dr Love falou coisas muito pertinentes e extremamente relevantes com relação à interações...
Eu bebo, fumo (cigarro) e por várias vezes quando eu tive meus 16/20 anos me deparei com situações mais extremas do que a sua.
Imagine você em uma festa regada à alcool, maconha, coca e LSD. Sendo que boa parte do pessoal estava te instigando à embarcar na deles... Como você se comportaria?
Esse é somente um exemplo e a resposta que eu dei na época foi que: "Eu sou careta demais para isso, o meu grau de loucura
de cara já é mais que o suficiente"
Use a famosa "Psicologia Reversa", para ilustrar vou te dar um exemplo para você entender o que estou dizendo:
À um ano atrás eu estava concorrendo com 8 pessoas para trabalhar como engenheiro em uma Multinacional conhecida no Brasil, no dia da entrevista TODOS NÓS estavamos na sala com duas psicólogas e com o supervisor do Setor desta empresa. A dinâmica grupal era: Falar de si mesmo; Pontos fortes, fracos, experiência profissional e expectativas com a Vaga.
Todos os meus concorrentes procuravam falar o máximo de qualidades e se "vangloriar", quando expunham os defeitos eram massacrados, pois as duas psicólogas mandavam Shit Tests pesadérrimos e o que presenciei nesse dia foi um Efeito Dominó Coletivo (todos se queimando pela própria boca, um a um). Pra você ter idéia uma das minhas concorrentes falou que tinha 4 meses de experiência na empresa dela e que buscava algo novo, pois já tinha aprendido tudo na função em que ela atuava, uma das psicólogas acabou com ela dizendo que 4 meses não dá nem para falar o nome do chefe dela direito! É mole?
Eu fui o último à falar, como já tinha uma boa estratégia foi fácil derrubar o pessoal, logo precisava de uma forma de desarmar os três que estavam me avaliando e o que aconteceu foi o seguinte:
Psicologa1: Mell, seu currículo é muito bom, mas porquê você quis sair de uma empresa em que você estava estável para ingressar em uma que a princípio não se compromete lhe dar nenhuma expectativa de estabilidade?
MELL: Tenho somente uma vida para viver e se for para me arrepender que seja pelas coisas que eu fiz concorda?
Psicologa2: Quais defeitos seus que poderiam pesar contra você para ser escolhido pela nossa empresa?
MELL: EU NÃO SUPORTO TRABALHAR SOB PRESSÃO, GOSTO DE EXECUTAR MINHAS ATIVIDADES COM PRAZER E NÃO COM DOR (Psicologia Reversa; Todos da sala olharam pra mim nesse momento, ninguém esperava que eu tivesse coragem para admitir uma coisa pessoal minha)
No final das contas adivinha quem dos 9 candidatos ficou com a vaga?
Use essa técnica para você, no caso de um Set grupal use isso de forma C&F que soará como DVS de forma insantânea.
Qualquer dúvida com relação à isso me mande MP.
Abraço