- 02 Jul 2012, 19:08
Vitor,
No meu audio de storytelling eu respondo essa questão completamente e com louvor. Mas vou te dar umas dicas simples, as mesmas que tenho passado para meus alunos na consultoria.
Em primeiro lugar o importante quase nunca é a história em si, mas COMO VOCÊ CONTA A HISTÓRIA. Como você a apresenta e a enfoca. E isso é uma questão de apenas saber alguns macetes. Você pode contar a história de como atravessou a rua para comprar pão e tornar isso uma aventura épica, uma verdadeira epopéia, apenas sabendo contá-la. Um outro pode pegar uma estória magnifica e torná-la sem atrativo e sem graça se ele não souber contá-la. Mystery já dizia isso quando fala na ENTREGA do material. Veja isso no humor, alguém pode contar uma piada e ninguém ri, mas um humorista conta a mesma piada e de tal forma e com tal entrega que todos começam a curtir antes mesmo da piada terminar.
A mesma coisa com a arte do Storytelling.
Outra ponto, não precisa ter fatos mirabolantes para contar. Mesmo que digamos que você tenha passado a vida inteira preso numa solitária e só hoje fosse libertado ainda sim teria uma história para contar a de como viveu lá e agora foi solto e como foi a experiencia. O que quero dizer com isso é que as coisas que acontecem no seu dia a dia podem sim ser um boa fonte material contanto que saiba como enfocá-la.
Se você prefere contar histórias "mirabolantes" e considera que não tem nenhuma então a dica que dou é a mesma que dou para meus alunos. Conte HISTÓRIAS DE TERCEIROS mas dê a entender que foram VIVIDAS POR VOCÊ! Use a intuição feminina das mulheres ao seu favor. Basta você pegar qualquer história de um amigo alfa natural, ou mesmo qualquer relato de campo aqui. E pedir uma opinião sobre isso se quiser. Contudo quando contar a história você ao invés de mencionar a pessoa que viveu você simplesmente diz: "aconteceu com um AMIGO meu" ou "com um CONHECIDO meu" assim você fala a verdade, mas a impressão que ela tem é que a história e toda aquela aventura com DVS embutidos aconteram mesmo foi COM VOCÊ! Isso é tirar proveito do senso de intuição feminina. Teste e verifique por si mesmo! Há muitas outras dicas a mencionar que estão no meu audio A ARTE DO STORYTELLING.
E qualquer pessoa que leu esse post e se beneficiou de algum modo, por favor, lembre-se de AGRADECER.