- 29 Out 2011, 19:57
[font=Calibri, sans-serif][font=Verdana, sans-serif][font=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif][h2]Técnicas de conversação[/h2][blockquote]
olha esse tópico q eu achei em outro site, achei bem interessante e q acredito q irá te ajudar
Definição
Técnicas de conversação são um conjunto de elementos que tem como finalidade criar e/ou manter a atenção da pessoa durante uma conversa, de modo que a mesma demonstre um interesse genuíno em conversar contigo.
Existem uma extensa gamas de dicas e macetes, e as que vou falar a respeito são essas em especial:
1 - Teoria dos Ganchos
2 - Palavras de Efeito
3 - Comunicação Gestual
4 - Assuntos-Chave
5 - O Envio da Mensagem
Teoria dos Ganchos
Consiste em captar palavras chave ditas pela pessoa para dar continuidade ao assunto ou fazer uma transição sem parecer forçado. Acredito que o primeiro que tratou do assunto foi o Mau, da equipe da US.
O que são as palavras chave?
Elas são palavras nos quais podem ser inseridas em dois ou mais assuntos, sendo um deles o assunto tratado em questão e o outro é o assunto para o qual se deseja direcionar (os chamados "ganchos"). Essas palavras devem ser encaradas como um meio de ligação entre um assunto e outro, como uma ponte onde você vai de um lugar a outro, seguindo essa estruturação: Assunto 1 <=====PALAVRA-CHAVE====>Assunto 2
A captação das palavras-chave
Em geral elas são usadas de modo geral e não se limitam a apenas uma pro frase, podendo ter várias palavras-chave numa frase só. Quanto maior o número de ganchos, maior o número de assuntos. A imagem abaixo mostram isso, onde vemos que a partir de 3 ganchos a número de assuntos podem variar:
Vejam um exemplo simples para fixação:
[blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Jaum: Mas e ai, me fala algo que gosta.
[color=#FF0000]Mocinha: Eu gosto de suco de laranja![/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote]Nesse exemplo, temos 3 ganchos:
gosto,
suco e
laranja. A partir desses 3 ganchos, eu posso mudar de assunto com sutileza:
[blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]
OPÇÃO 1: Nossa, esquisito esse gosto seu hein? Eu mesmo gosto mais de me aventurar por ai, de ir em praias para aliviar o stress e entrar mais em contato com a natureza. você tem jeito de menininha do campo sabia?
OPÇÃO 2: Você gosta de suco? mentira! É raro achar mocinhas do seu naipe que tomam líquidos. Eu gosto mesmo é de suco de açaí. Não tem nada melhor que isso.
OPÇÃO 3: Falando em laranja, ontem mesmo ganhei de uma amiga minha uma gravata dessa cor, e tenho um casamento para ir amanhã onde ela é cunhada do noivo, mas a gravata é feia demais. Tu acha que devo usar para não magoar a moça?[/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote]
Palavras e Expressões de EfeitoEu chamo de palavras de efeito aquelas que acabam fazendo com que a pessoa fique intrigada sobre uma certa coisa, mostrando-nos sua necessidade de provar algo a você. É fato que nós somos bastante competitivos, e quando encontramos algo que desperta esse sentimento temos a atenção focadas apenas em uma coisa: o desafio.
Tá, mas o que esse blábláblá tem a ver com as palavras de efeito?Simples: intimide a pessoa de forma que ela não perceba e terá sua atenção voltada totalmente para você. Essas palavras geralmente vem em forma de pergunta ou uma afirmação em tom de dúvida, dando a impressão de provocação. São palavras como
mentira...,
sério?,
não pode ser verdade!,
dúvido., entre outras. Aqui vão alguns exemplos:
[blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Tu é de Piracicaba?
Mentira que tu é de lá...[/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]
Aposto meu sonho de valsa que tu não dança isso tudo que tu fala![/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]
Sério que tu faz Direito na UFPA?
Conte-me mais sobre isso.[/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote]A ideia disso é lançar um desafio, de modo que ela fique com a sensação de que está perdendo algo e tem que demonstrar que o que ela faz/fala é verdade, o que de certa forma faz com que ela desvie todas a suas atenções para você.
Pequenas Observações sobre Comunicação GestualAqui não vou prolongar muito nesse assunto, visto que de tão complexo dá para escrever rios de artigos e livros sobre isso. O que falarei aqui é sobre a dosagem de gestos, já que encontra-se facilmente na internet artigos relacionados a isso.
A comunicação de fato ocorre quando falamos, mas a sua compreensão vem pelo fato de associarmos palavras à imagens. Os gestos são uma forma de prender a atenção do ouvinte e fazer com que a mensagem seja transmitida com confiança e entendimento. Ao falar, não fique que nem um poste, onde tu somente falas e seus braços ficam imóveis, mas também não pareça um mágico de circo ao falar, movimentando tanto sua mão que corre o risco de sair um Ás de espadas da sua manga.
Lembre-se que o gesto deve ser apenas um artifício auxiliar, e não uma segunda boca!
Assuntos-ChaveAssim como existem os ganchos que auxiliam a manter uma conversa, existem assuntos que tornam essa conversa agradável e divertida. Para um melhor entendimento você deve colocar-se no lugar da pessoa em questão, para facilitar o enxergamento dos assunto.
Assunto para falar com mulheresFale algo que mexa com o interior dela, com suas emoções, sejam boas ou ruins. Assuntos como roupas, outras mulheres, ela mesma, homens, festas, detalhes da pessoa, programas de TV... caem bem.
Assunto para falar com homensIsso é a coisa mais fácil, já que em tese eles são e pensam como a gente. Experimente abrir um grupo no bar com um tema relacionado a futebol que em 5 minutos você está tomando cerveja por conta deles. Assuntos como mulheres, futebol, festas, carros, bebidas alcóolicas e outros são bem vindos.
Assuntos a tratar com pessoas mais velhasPessoas mais velhas são fáceis de se conversar, por mais aterrorizantes que sejam. Elas geralmente começam a conversa, mas nada te impede de guiá-las para demonstrar maturidade e tranquilidade. Assuntos como noticiário em geral, política, futebol (para homens), novela (para mulheres), carreira, e coisas mais "papo cabeça" são ideais.
Assunto que não devemos tocarQuaisquer assunto que não agrade ninguém e que possam ofender uma pessoa ou um grupo, como religião, morte, acidentes, problemas pessoais, reclamações da vida...
O Envio da MensagemAté mesmo um assunto interessante a beça pode se tronar entendiante se passado da forma errada. Vejamos aqui uma série de dicas quanto a isso:
1 - O falar "de menos"Não há nada mais revoltante do que conversar com uma pessoa que só "responde o essencial". Evite ser esse tipo de pessoa e crie uma expectativa sobre você. Assim, terás instalado a sementinha do interesse na pessoa. Por exemplo temos duas respostas para a pergunta "O que tu faz":
[blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Faço faculdade de medicina![/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Eu me considero um herói. Apesar de muitos me verem somente como um cara que faz medicina, me considero um herói pelo fato de salvar vidas, mesmo que isso demore muito tempo ou que seja arriscado demais.[/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote]
2 - O sorrisoSorrir significa passar uma imagem de que você é um cara divertido, e isso de certa forma acaba prendendo a atenção da pessoa. A arte de sorrir implica que você é bem-humorado, o que te faz ganhar pontos por isso.
3 - Ouvir é mais importante do que falarPara se tornar um mestre na arte de conversar, aprenda a ouvir antes. Assim, ficarás atento a captar qualquer palavra-chave que lhe possa ser útil para manter uma conversa.
4 - Faça a pessoa falarFazendo isso, a pessoa ficará menos tensa e ganhará mais confiança para se soltar mais e mais com o passar do tempo. A sensação de relaxamento faz com que emoções verdadeiras sejam captadas, facilitando a identificação de identificadores reais de interesse. E a medida que façamos a pessoa falar, acabamos por ganhar sua confiança em nós.
5 - Facilite a mensagemAté mesmo um assunto chato pode se tornar atraente dependendo de COMO você passa a mensagem. Veja os seguintes exemplos sobre a profissão de engenheiro civil:
[blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Engenheiro civil é aquele responsável por fazer a ligação entre natureza e seres humanos através de construções, visando a segurança e o bem-estar da população que em volta reside![/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][blockquote][highlight=#f2f6f8]Engenheiro civil é a pessoa que faz com que as casas fiquem em pé, que fazem com que o asfalto da tua rua não rache tão rápido, que faz com que tu cruze um rio com uma ponte, faz com que a cada dia que passa tenha soluções para engarrafamentos com a construção de viadutos e é a pessoa que faz com que a água que tu usa para tomar banho não falte na tua casa![/highlight][/blockquote][/blockquote][/blockquote][/blockquote]Agora me digam: qual das duas explicações ficou mais clara? Aposto que foi a segunda. Mas porque? Porque eu falei a "linguagem do povão". Saibam o momento certo onde devemos falar como um cara com Doutorado ou como um cara normal.
E talvez a coisa mais importante:
Não tenham medo ou vergonha de falarem o que pensam. Desse modo se adquire confiança e você aos poucos mostrará quem realmente é![/color][/blockquote][blockquote]
[highlight=#ff0000]outra sugestão q eu deixo é clicar no link abaixo q tbm é muito interessante encontrei aqui no site mesmo[/highlight]
[/blockquote][/font]
Papo Sério III: A simples arte da conversação.[/font][/font]