- 28 Mar 2011, 19:39
O frame é o poder em uma interação.
Tem a ver com a força da sua personalidade, suas crenças, sua realidade.
Quem domina o FRAME domina a interação, veja um exemplo claro:
Bob: Vamos tomar um café amanhã?
Lisa: Hm.. ok, pode ser.
Bob: Ótimo!! Vamos na Starbucks as 8h?
Lisa: 8h é muito cedo, vamos as 9h
Bob: Ok!! Te pego aí então!
Lisa: Pode deixar, eu vou de carro.
Veja que BOB sugeriu um café, ou seja, ele quer a companhia de Lisa. Ela aceitou, sem muito entusiasmo. Depois Bob sugeriu um local e um horário, ao que Lisa não aceitou os termos e DEFINIU que eles iriam as 9h. Bob aceitou sem reclamar, e ainda ofereceu carona. Lisa não aceitou a carona, e decidiu ir com o próprio carro.
Vemos nessa interação que BOB estava mais interessado no programa do que Lisa. Vemos isso porque Bob está aceitando tudo, e tendo seus laços negados. (Quando ele oferece carona, isso é um laço. Lisa recusa). Isso mostra que O FRAME É DE LISA. O poder da interação é dela.
---
Vamos ver um exemplo bem sutil:
Mark: Oi, bom dia!
Ana: Bom dia.
Mark: E aí, está indo para o trabalho?
Ana: Sim!
Mark: Bacana!!
Até aqui, vemos que Ana está com o frame. Mark está fazendo perguntas, e ela responde com 1 palavra. Mark está interessado, está elogiando ela (bacana!) e ela está na dela. Sem fazer perguntas sobre ele. Você vai ver agora como o MARK poderia mudar essa situação, ganhando o frame:
Mark: Oi, bom dia!
Ana: Bom dia.
Mark: E aí, está indo para o trabalho?
Ana: Sim!
Mark: Você vai dormir na sua mesa, está com muita cara de sono!
Ana: haha vou mesmo.. Odeio trabalhar cedo!
Mark: Sorte sua que eu não sou seu chefe, senão ia te enxer de serviço para te deixar acordada
Ana: ai como você é maldoso!! Deixa eu dormir...
Mark: eu até gostaria.. mas você sabe que seu desempenho não foi muito bom nos últimos meses.. Na verdade estou até considerando te mandar embora
Ana: nao faz isso!!! Preciso muito desse emprego!! meus pais me matam se eu for demitida ahhaha
Viu a diferença? Mark fez um comentário engraçadinho (cara de sono), e ela deu uma risadinha. Aí ele começou a brincar com ela.. Começou um Role Play (como um teatrinho, cada um é um personagem) se colocando na posição de chefe dela (superior) e disse que seria maldoso com ela. Ela caiu nesse laço, PEDINDO para que ele a deixasse dormir. Nisso ele diz que vai mandar ela embora. Ela aceita a posição inferior, e suplica para que ele não faça isso.
Mark conseguiu criar um frame forte, através de cocky & Funny e role play. A interação agora é dele, percebe isso?
O frame representa isso.. Quando dizemos que alguém CAIU NO FRAME de outra pessoa, é porque aceitou a realidade que ela criou.
entendeu??
Abraço!