- 21 Mar 2011, 13:36
#219556
Sem dúvida foi o encontro mais proveitoso e menos abusivo da relação
BRASIL-
EUA dos últimos tempos. Também o mais marketeiro devido a história dos dois presidentes além desse estar se tornando o encontro das maiores economias do mundo.
ACORDOS:- SOBRE A VAGA DO BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU:
Pelo que vi foi pouco discutindo, até porque não adianta dar murro em ponta de faca. O BRASIL quer vaga mas está disputando tbm com a Índia. Não será tão fácil.
-SOBRE ACORDOS DO PRÉ-SAL:
Foi o principal acordo. Por um lado os EUA querem uma boca no pré-sal. Talvez para a extração ou coisa do tipo. Quer fazer investimentos na área. Também quer ser importador do petróleo brasileiro e isso é muito bom. Pelo lado dos EUA eles se livram dos conflitos e irregularidas do mundo árabe e do preço do seu petróleo além de ficaram menos "na mão" dos islâs. Para o
Brasil, ele acha um importante comprador para o gigante mar negro que será extraído. E o mais importante: Os EUA ficaram refém de certa forma do Brasil pois o petróleo são um dos principais produtos para o desevolvimento de uma economia industrializada e capitalista como a americana(
SIM, YES WE CAN).
-OUTROS ACORDOS: - Foi visto também acordos na área aéro espacial, principalmente para usar para algum fim a base de Alcantara que se encontra parada.
Outro acordo importante foi na parte educacional. Aumentar o número de profissionais em intercâmbio nos dois países. Além de aumentar a vaga para estudantes em intercâmbio.