Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Atlas123

Aprendiz

#581510 Fala puazada, tudo beleza?

Além de sedutores implacáveis, eu sei que vocês são estudantes de PNL e psicologia, mesmo que não faça curso, devem ler pra caramba a respeito. Gostaria de saber se existe algum padrão PNL ou alguma técnica para perder o medo de falar em público!

Eu preciso urgentemente porque logo logo vou precisar de me apresentar e tenho pavor disso, sempre passo mal e fico ansioso e não quero passar vergonha. :chora

Abraços! :yaaah
Gabriel Oliveira. - MEMBRO EXCLUSIVO
#581554 Cara, da uma visualizada nisso. É um video beta, ainda vai ter um melhor, ta ae so pra ter uma idéia. Tenho muitos padroes aqui. Qualquer coisa me peça por mp.
http://www.4shared.com/video/h3aedMJn/S ... ciety.html?

abraços !
Arsenal

Aprendiz

#581571 E ai, Atlas123!

Eu sempre fui tímido para falar em público, tanto em apresentações quanto com pessoas estranhas e tudo o mais! Depois de muita leitura e descoberta interior, comecei a sentir mais firmeza em mim mesmo, não vacilar mais na horas de me comunicar com as pessoas. Meu conselho é que você consiga se conhecer melhor. Bom, não é algo pra curto prazo. E você pode dizer que já se conhece... Então, algumas dicas para realizar apresentações :)

1 - Conheça o assunto sobre o qual vai falar.
Creio que seja algo importante, já que você veio buscar reforço. A primeira dica não é tão simples, ela vem com uma ideia a mais. Primeiro, você tem que ter total segurança sobre o assunto que vai falar. Foi você quem desenvolveu (estudou e criou uma estrutura para aquilo.)? Se sim, você é um dos caras mais entendidos sobre aquilo. Se apresentar só uma base sobre o assunto o público vai entender e se impressionar. Você é o cara que está lá para transmitir o conhecimento! Mesmo que diga cosias erradas ou não 100% corretas, eles podem desconfiar, e perguntar depois, ai você se corrige, mas eles terão que perguntar, porque não sabem.

2 - Crie uma apresentação fácil de seguir.
Outro ponto importante em uma apresentação é a complexidade que ela vai ter. Você tem que saber qual é o público para aquilo e criar algo palpável e interessante para eles. Além disso, algo que você consiga organizar bem na sua cabeça, assim pode falar com fluência durante a apresentação. Eu costumo fazer apresentações apenas com imagens, ou com pouquíssimas frases. Fico insatisfeito quando vejo apresentações com slides (ou o quer que seja) com mais de três linhas na mesma lâmina. O cara não usa aquilo para passar o conteúdo. Usa apenas para seguir uma linha e ajudar o público a visualizar.

3 - Linguagem corporal e velocidade da apresentação.
Sobre isto, vou dar um exemplo. Em uma apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que assisti, e que entendia sobre o assunto (porque havia desenvolvido a base daquilo), o cara fez todo o trabalho parecer uma grande bosta. Por quê? Quando ele apresentou, se fechou em um canto e fico despejando material em cima do público. Como assim? Ele não pediu para ninguém passar a apresentação pra ele, então ele ficou do lado do computador, meio que com as mãos no bolso, e falando extremamente rápido. Ainda, em cada slide havia todo o texto que ele estava falando. Eu mesmo não entendi toda aquela apresentação. Fiquei decepcionado.
Um bom orador, ou alguém que vai se esforçar, tem que estar aberto e "transmitir" o que quer passar, não "despejar" o conteúdo. O cara deve ir para um ponto onde todos possam vê-lo, deve passar os olhos de tempos em tempos por toda a platéia (isto prende a atenção), deve falar alto e com consistência. Resolvi um problema de expressão verbal que tinha apenas por empurrar mais a fala para fora. Pessoas tímidas podem tentar isto. Tente falar com um volume maior e vai ver como a fluência das palavras vai melhorar.

4 - Apresente para alguém antes de ser para valer.
Uns dois meses atrás eu tinha que realizar uma apresentação extremamente importante. Eu havia me preparado durante um mês. Uma semana antes do dia da apresentação, eu mostrei meu trabalho para meus orientadores. Eles não entenderam nada!! Para mim estava perfeito. Mas as próprias pessoas que seriam mais capazes de entender não conseguiram... Então reestruturamos toda a apresentação e tentamos novamente, mas dai era pra valer. Eu tive que preparar e me sentir seguro com esta nova apresentação, tudo isto dentro de uma semana, então vem a próxima dica...

5 - Treine! Treine! Treine!
Para fazer algo "natural" e bom dentro de uma semana eu tive que ensaiar muito. Consegui um espelho de quase o tamanho do meu corpo e ensaiei loucamente. Você vai ver como é diferente fazer uma apresentação e conseguir se ver falando. Particularmente me divertir a beça XD. Mesmo assim, você ganha segurança nos movimentos, e também absorve a linha de apresentação que escolheu. É isso mesmo! Arrume um espelho e comece a apresentar para si mesmo (antes de apresentar para os amigos, ou não). Pode ser chato se as pessoas da casa começarem a fazer piada de você, mas dane-se isto! Você vai perdendo a vergonha, pode ter certeza!

São estas as minhas dicas. Pode acreditar que eu li um bocado de coisas sobre o assunto, a maioria nem era sobre oratória e apresentações. E também já passei por várias situações desse tipo. Eu comecei a me jogar nessas situações de apresentação oral. Em uma das primeiras eu até ganhei um prêmio (passei a noite toda ensaiando aquela coisa, e no final deu certo!). É isto, amigo, boa sorte e conte com o que precisar!

Abraços!