Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

BullHunterPUA

Veterano - nível 1

#666320 Bom,pessoal eu tenho 14 anos
Percebi a muito tempo que meus pais querem me controlar,Querem até estar julgando com quem eu ando :emburrado
Como faço para eles pararem de me manipular e me controlar? :confuso
Acho que o fato de me controlarem está atrapalhando minha auto-estima,Estão atrapalhando a tão sonhada Lifestyle que eu quero ter :grump

Como ser mais independente?
Al Capone

Aprendiz

#666334 Então cara, você só tem 14 anos, ainda é novo
é completamente normal, seus pais quererem te controlar, impor limites e principalmente se preocuparem com quem você anda.
Pois ainda ta na fase de educar para a vida, ensinar os principais valores, querer te orientar pro melhor caminho, te mostrar as coisas ruins e boas e etc

Nessa idade que geralmente começa a vir as propostar por drogas, bebidas, então é normal a preocupação.

Em 1 ou 2 anos esse sufoco tende a diminuir, pois já estará ficando mais velho e consequentemente mais maduro, mas independente da sua idade ou situação eles sempre vão se preocupar, eles são seus pais.

Respeite seus pais, isso é essencial
caso você esteja incomodado com isso, você senta e conversa com eles.
Mas fale calmo, expõe a sua opinião e ambos procuram uma solução pra isso, não chegue falando todo revoltado ou falando em um tom mais alto mostrando rebeldia, tenha certeza que isso só vai piorar as coisas.
Porém você falando calmamente, educadamente, conversando como um homem mesmo, eles entenderão melhor e juntos irão achar uma solução pra que você tenha um pouco mais de liberdade e ao mesmo eles não percam o controle sobre sua vida.

E eles te sustentam, você ainda é jovem e deve satisfações a eles.

Conversando, respeitando, não fazendo pirraça, você vai demonstrar que está ficando maduro e vai conseguir a chave principal: a confiança deles.

E essa independência você só vai ter quando ganhar a confiança deles e quando for mais velho e já tiver sua independencia financeira e etc...

Experiência própria, hoje tenho 18 anos e tenho a confiança dos meus pais e mesmo morando com eles, tenho uma certa independência na minha vida (menos financeira), mas posso sair tranquilamente pois eles confiam em mim, a única coisa que acontece e sempre vai acontecer é a preocupação.
luciano martins

Aprendiz

#666342 CARA EU TENHO 14 ANOS E MEUS DEIXAM EU SAIR PRA ONDE EU QUERO...
EU SAI COM QUEM EU QUERO E ELES NÃO FICAM ME MANIPULANDO...
MAS EU TB TENHO UMA MENTE DE 18 APESAR DE EU TER 14.
TENHO CONCIENCIA DAS COISAS QUE EU FAÇA..
ACHO QUE SEUS PAIS É DA MODA ANTIGA..
Kenshin

Veterano - nível 9

#666345 Olha, você tem que passar confiança para seus pais, mostrando que você tem já algum tipo de responsabilidade.

Eu tinha pais tiranos, até meus 13/14 anos, nem saia de casa, uma vez chamei eles para conversar, falei que isso estava me prejudicando na minha evolução como pessoa, com isso eles já me deram um pouco mais de liberdade, e mostrei para eles, que não sou uma pessoa irresponsavel.

Uma outra coisa, não abaixe a cabeça, eu sei que são seus pais, eles te sustentam, dão casa, comida, roupa para você, mas sempre contesta algo, converse com eles, sempre com maior respeito, sem chingar, gritar, mas mostreu seu lado também.

Comece com coisas pequenas e com o tempo, você pode ir aumentando.

Abraços.
Paulo Rubens

Aprendiz

#666436 I aew mano,também dependo de meus pais,tenho só 15"falta dias pra 16",mesmo assim eles tentam controlar o maximo de minha vida !
Até meus 13/14 anos eles manipulavam TUDO,não saia nem de casa,só quando entre familiares.
Hoje já me sinto mais livre , pois como Al Capone falou , temos que demonstrar maturidade e não pirraça.
No começo é dificil , por falta de hábito que o cara não tem pra desabafar com os pais a respeito de sua vida,porem com um tempo tu logo notará os resultados,que por sina ssão muito bons.!
Espero ter ajudado,se sim AGRADEÇE !
Boa Sorte ... abrç