- 24 Out 2014, 18:08
#917063
Bom, as respostas estão muito confusas, algumas com informações erradas. Vou tentar esclarecer alguns pontos aqui (apesar de não ser técnico da área, já li muito sobre, e apliquei com sucesso).
Primeiramente, se você quer perder PESO, precisa diminuir a quantidade de calorias totais do seu dia-a-dia, a fim de criar um deficit, fazendo que seu corpo consuma a própria carcaça, e assim se livrando dos quilos extras. Termogênicos e exercícios podem ajudar, mas o que emagrece é o déficit calórico. Você não precisa comer várias vezes ao dia, ou porções pequenas, ou alimentos fibrados. Não importa se você come aveia, feijão com arroz, ou McDonald's. Se come dez vezes ao dia, ou apenas uma. A quantidade de calorias é sempre o mais importante. Exemplo: se você precisa de 2000 calorias pra manter seu peso (a chamada TMB), e consume 1500 calorias por dia, fica num deficit de 500. Considerando que cada quilo no corpo corresponde a 7700kcal, você perderia meio quilo por semana.
Pra avaliar o que você come, você pode usar a tabela TACO, que indica a quantidade calórica dos alimentos, ou no caso dos industrializados, a tabela que vem junto ao produto. O ruim é contar calorias todo dia. Eu usava um programa chamado TecnoNutri (para Android), que calculava pra mim. Muita gente também deixa o cardápio pronto (inclusive os nutricionistas), mas nesse caso fica mais trocar alimentos e manter o nível calórico ideal.
Quanto a questão de alimentos sadáveis, eles são mais importantes mesmo para a saúde do que propriamente para o peso. Um copo de suco natural de laranja é mais saudável que uma lata de Coca-Cola Zero, porém o suco engorda e a Coca Zero não. Saudável não significa que não engorda, nem que você pode abusar.
No caso de alimentos fibrados, eles são bons pra quem não tem um bom auto-controle, mas não mudam a questão das calorias (isso claro, se você não tem um objetivo específico como de um atleta). O alimento fibrado demora mais para ser digerido, fazendo com que você se sinta saciado por mais tempo, e diminui o risco de fugir da dieta.
Tem que se lembrar também que o seu corpo tenta manter um equilíbrio de consumo, e ele vai diminuindo a própria necessidade calórica a cada quilo perdido. Por isso é tão fácil perder peso no início da dieta, mas tão difícil quando se está chegando no objetivo. O ideal é começar apenas com a dieta, e quando o peso for trancando, reduzir um pouco mais as calorias, quando trancar denovo, colocar alguns exercícios, quando trancar denovo, adicionar termogênicos, etc. Se começar fazendo tudo junto, não tem pra onde ir quando o corpo parar de perder peso, vai acabar se frustrando, descontando na comida, e engordando tudo denovo.
Posse dizer com total garantia, se você reduzir as calorias, vai emagrecer. Pode comer inclusive McDonalds, se quiser. Mas não pode fugir do déficit calórico.
Mais uma dica: você não deve perder mais do que meio quilo a um quilo por semana, a menos que esteja bastante acima do peso. Isso porque em toda dieta o corpo queima gordura e músculos, só que o corpo tem uma capacidade limitada para a queima gordura. Se não houver alimento, e ele não conseguir queimar a gordura, ele acaba queimando os músculos, e aí você fica todo flácido. Você quer emagrecer pra ficar mais atraente, não pra virar uma gelatina, certo?
Abraço