Avatar pua

Criador do tópico

Mauricio-Perdição

Veterano - nível 9

#335013 Olá, amigos do Puabase.

Se apenas um de vocês mudar um pouco seu conceito sobre o fracasso ao ler esse texto.... Se apenas um de vocês lembrar dessas minhas palavras na próxima vez que sentir medo ao ver aquela garota bonita... Já terá valido a pena!

Muitos de vocês vão me achar maluco por dizer isso, mas... EU AMO FRACASSAR. Notem que eu não disse "eu amo ser fracassado". Ser fracassado é bem diferente de fracassar. Permitam-me explicar meu ponto de vista.

Quando olhamos a história das pessoas mais bem sucedidas da história da humanidade, existe um traço comum nelas: Fracassos retumbantes!! Ué, mas como?

Vou contar a história de um ilustre cidadão: Aos 23 anos, tentou um cargo político e não conseguiu. Aos 32, abriu um negócio na advocacia com os amigos, mas faliu. Naquela mesma época, teve um colapso nervoso e ficou internado num hospital. Aos 45 anos, disputou uma cadeira no Senado e perdeu. Aos 47, concorreu a uma nomeação pelo seu partido para uma eleição e foi vetado...

Um fracassado, né???

Mas....

Aos 51 anos, foi eleito presidente dos Estados Unidos da América, e é lembrado até hoje como o (ou um dos) maior deles. Falo de Abraham Lincoln.

Assim como ele, temos diversos outros exemplos:

- Thomas Edison, que fracassou 2000 vezes até conseguir inventar a lâmpada.
- Steve Jobs, que até demitido da Apple (empresa que ele mesmo criou - quer coisa pior que ser demitido de uma empresa criada por você mesmo?) foi.
- Cafu (eu até me sinto mal de colocar o Cafu aqui no meio de gente bem mais brilhante, mas mesmo assim é um bom exemplo), que foi recusado em 14 peneiras antes de conseguir uma vaga pra jogar futebol.

Quando éramos crianças, aprendemos a andar baseado em tentativa e erro. Não existe criança que conseguiu andar na 1a tentativa. Ela fracassou, e fracassou, e fracassou, mas acabou aprendendo. Mesma coisa quando aprendeu a andar de bicicleta. Quem nunca tomou tombo??? Mas você aprendeu. E o fracasso foi importante nesses dois processos. Ele te ensinou a não tomar determinadas condutas.

Na minha profissão, os fracassos foram vitais para a evolução. Em Medicina, FEZ-SE MUITA COISA ERRADA nos tempos anteriores. Por falta de conhecimento técnico atual, talvez ainda se esteja fazendo merda (os tratamentos evoluem). Acreditem, cada erro dessas acabou, ao ser questionado, contribuindo para o conhecimento atual. Antigamente se achava que sair pus de uma ferida era bom, pra vocês terem noção.

Onde quero chegar com tudo isso: A UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE. Positiva, sobre fracassar. Se enxergarmos o fracasso como algo natural e até desejável, em nosso processo de aprendizado, seremos mais livres, especialmente do nosso ego, que tanto deseja ser protegido e tanto acaba nos impedindo de agir.

Queremos tanto acertar, fazer as coisas certas, que um fracasso acaba por nos derrubar o ego. Aí entra-se num ciclo de pensamentos negativos, que fatalmente acaba no conformismo ou desistência. O próprio Lincoln dizia: "O campo da derrota não está povoado de fracassos... Mas de homens que tombaram antes de vencer".

Voltando a Steve Jobs, um estudo fez uma análise sobre a curva de sucesso dos produtos da Apple, e fez uma descoberta fascinante: Para cada mega sucesso da empresa, houve um tremendo fracasso. A tal curva ficava bem parecida com uma montanha russa, subindo e descendo... Mas para cada descida, a subida era diretamente proporcional. Quanto maior o fracasso, maior era o sucesso posterior. Isso porque a Apple SABE extrair as lições de cada falha.

Aconteceu a mesma coisa com a Toyota, quando esta começou a adentrar o mercado americano. Usando de seu sucesso japonês, a Toyota lançou um modelo consagrado no Japão no mercado dos EUA, e.... FRACASSO TOTAL. Analisando os seus erros, perceberam que o modelo era perfeito para o Japão, cuja população tem demandas consumistas diferentes, e estatura menor. Adaptaram novos modelos ao mercado americano, e tempos depois, a Toyota disputava (e até superava) o mercado com as gigantes americanas Ford, GM e Chrysler. Eles definitivamente souberam tirar as lições de suas falhas.

__________________________________________________ __________________

OK, OK, muito bonito... Como aplicar isso com as garotas?

Ora, só botar a cabeça para funcionar.

1- Apreciando o fracasso, você tira 2/3 da pressão que você mesmo coloca em si. O que te deixará mais leve e solto na interação, definitivamente aumentando sua chance de sucesso. É vencer ou vencer, ou você pega a mulher, ou aprende algo valioso.

2- Se tivermos em mente que cada fracasso significa um a menos até o sucesso inevitável, não sei quanto a vocês, mas eu iria querer fracassar o máximo possível no mínimo de tempo possível.

3 - Não deixaremos nosso frágil ego nos impedir de evoluir. Pensem nisso.

4 - Podemos enxergar a realidade das coisas. Imaginem a seguinte situação: Você resolve chegar numa gata, e seus amigos depois te zoam por não ter pego.

Situação vista por um cara comum: "Porra, eu sou um merda, meus amigos tão me zoando, nunca mais farei isso na frente deles."

Situação vista por um cara que não teme o fracasso: "Hmmm, vou ver se fiz algo errado, mas vai ver que ela não estava num bom dia. Ademais, o pessoal me sacaneando, será que são realmente meus amigos mesmo? Torceriam pelo meu sucesso caso fossem. Sem contar que seu ego deve ser muito frágil, eles não teriam capacidade de fazer o que fiz, então torcem contra para não se sentirem inferiores."

Qual dos dois será mais bem sucedido?

__________________________________________________ _________________________

A definição de um cara bem sucedido é: Aquele que fracassou de TODAS AS MANEIRAS que se possa imaginar. Porque o que ele aprendeu com isso, é de valor incalculável.

EU AMO O FRACASSO... Ele é necessário para me tornar um cara bem-sucedido.

E vocês? Lembrem disso quando voltarem daquela noite zero a zero, ou sentirem medo de chegar em alguma garota. O sucesso é logo ali... Mas tem alguns fracassos antes.

Grande abraço

Mau
Chagas

Aprendiz

#335117 A idéia é: Fracassar mas, ser persistente. Parar e analisar no que você tá fazendo, e sempre tentando.
Pra dar uma força no artigo, aí vai um grande exemplo: Michael Jordan.

"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.

Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida.

E é exatamente por isso que sou um sucesso."

- Michael Jordan Thomas



Um abraço, e sucesso.

- Chagas
Avatar pua
Freyr - MEMBRO EXCLUSIVO
#335393 ISSO É QUE É BONITO!! :yaaah :yaaah :yaaah :yaaah

Obrigado man. Perfeito.

Sabe, você realmente abriu meus olhos para uma coisa que eu já sabia... Mas não botava na prática. Putz, fracassar é ótimo! Errar é ótimo. Sempre ouvi minha mãe dizer que é errando que se aprende.

Abração!!!!