Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Martin Hr - MEMBRO EXCLUSIVO
#298207 Eu li esse artigo de um Pua portugues avançado, chamado Martini! Resolvi compartilha-lo, dando claro os créditos ao autor. O artigo é otimo!

Vocês conhecem a moça, falam com ela, etc, etc, etc e trocam numeros de telefone. Até aqui está tudo muito bem, para a maioria e alguns até acham que já "são gente" só por saberem fazer isto.

E depois? O que é que fazem com esse numero?

Cometem dois erros, diria eu: Ou nunca mais ligam, ou entram numa troca de SMS que é basicamente uma perda de tempo.

E porque? Porque têm MEDO de falar ao telefone!

Todos sabemos que há vários meios de comunicação. O que é importante é perceber as vantagens de cada um e quando é que um deve ser usado em detrimento de outro. Neste sentido, o SMS é óptimo para se dizer que se está atrasado, ou que se gostou muito, ou outra coisa qualquer desde que não necessite de uma resposta maior do que um Sim, Não ou Ok. Mais do que isto e já começamos a perder eficiência na comunicação: Eu posso escrever uma coisa por SMS e ela ser interpretada incorrectamente, simplesmente porque o outro não sabe se estou a ser irónico ou não, por exemplo. Quando já se conhece a outra pessoa, é mais fácil de perceber os sentimentos e entoações de quem escreve, mas quando isso não acontece, estamos a arriscar muito sermos mal entendidos.

As vantagens do telefone sobre a mensagem são:

Imediato:
O telefone é normalmente atendido imediatamente (a menos que a pessoa não possa genuinamente atender), enquanto uma mensagem pode facilmente ser ignorada, ou respondida sem ser em tempo útil. (EX: Convidas para o cinema ás 7 e ela só responde ás 8...)

Flexível
Numa conversa telefónica de 3 minutos posso mostrar apreço, provocar o riso, combinar um encontro para uma hora, mudá-lo de hora, confirmá-lo, obter dela um compromisso e finalmente mostrar ternura ao despedir-me. Quantas mensagens tinha de enviar/receber para fazer isto tudo? Se calhar ia demorar um dia inteiro para isto tudo, durante o qual se perdia, .../...

Intensidade
O telefone é intenso, em termos de emoções. É a outra pessoa que está mesmo ali, nesse exacto momento, do outro lado do aparelho, a ouvir a nossa voz. Nos dizemos uma piada e ela IMEDIATAMENTE reage, podemos perceber-lhe as emoções pela voz, pela forma de falar, pelas pausas. E principalmente tudo vai-se passar em 5, 10 minutos em que só vocês os 2 estão a falar, mesmo que estejam rodeados de gente. O que nos leva á .../...

Privacidade
Qual é a nossa reacção quando estamos com outras pessoas e recebemos um telefonema? Afastar-nos para falarmos! Inconscientemente ISOLAMO-NOS (Exactamente no mesmo sentido em que isolamos noutras circunstancias...) de quem nos rodeia para estarmos SÒ com quem nos ligou. Formamos naqueles minutos um mundo só com quem estamos ao telefone. Já uma SMS é recebida em qualquer lado e até pode ser mostrada a quem nos rodeia, pelo que nunca uma SMS consegue criar .../...

Intimidade
Um telefonema fala-nos ao ouvido. É como se a moça com quem falamos estivesse por cima do nosso ombro, a murmurar-nos ao ouvido. Um telefonema é algo que acontece só entre duas pessoas. Uma vez desligado, mesmo que se conte o teor ou a conclusão da conversa, nunca se consegue transmitir as emoções que se partilhou. Dai a intimidade.

Eficácia
Imaginem a seguinte situação: Vocês mandam um sms a convida-la. Ela responde por SMS que nesse dia não dá. Ai mandam outra mensagem a propor outro dia. Ela responde que nesses dias tem aulas de judo/ ballet/pomporaismo, etc. Ai vocês mandam mais uma mensagem a propor outro dia (e com um neg, para não parecerem tão needy - Porque já começam a parecer...) Ela diz que sim, que depois combinam melhor a hora

Primeira pergunta: O que é que conseguiram? Que se vão encontrar num dado dia, mas nem sequer têm ainda uma hora marcada. Eu diria que estão a um passo de não ter encontro nenhum...

Segunda pergunta: Quanto tempo demorou a troca das 6 mensagens acima? tanto pode ter sido 15 minutos, como 6 horas, como 3 dias! Que seja uma hora, passar uma hora a escrever mensagens para se obter um encontro não definido, parece-me pouco...

Agora comparem com a seguinte conversa (recente e verídica) que demorou menos de 5 minutos.

(Eu liguei-lhe depois do almoço, no day after a termos saído da disco onde a conheci, ás 4 da manhã. Tínhamos combinado um café ao fim da tarde no Passeio Atlântico, mas eu chego á conclusão que não vou estar despachado a horas)

Ela - Tou?
Eu - Moça... Alguma vez me perdoarás?
Ela - Claro! (esta surpreendeu-me... Estava á espera que dissesse que não percebeu, mas assim ainda melhor)
Eu - Infelizmente não vou poder estar ai, no Passeio Atlântico ás 5...(pausa)
Ela - Não faz... ( já se estava a preparar para me "arquivar", mas aquela pausa era precisamente para ela ter uma desilusão temporária, antes de a compensar com o que vinha a seguir)
Eu - ... pelo que a questão é: Mexicano, Tailadês ou Japonês?
Ela - Como? (Ela sorri....)
Eu - Mexicano, Tailadês ou Japonês?
Ela - Japonês... Gosto muito e já há uns tempos que andava com saudades.
Eu- Boa! Sabes onde é o Pingo Doce em Paço de Arcos?
Ela - Sei...
Eu - Óptimo! Lá á porta ás 8 e meia!
Ela - (entoação musical) Está bem!
Eu- Vá moça... Tenho de ir! Vai lá cortar arvores e dançar com os índios...
(ela é luso - canadiana. Passei a noite a dizer que os canadianos só cortam arvores e andam com os indios)
Ela - Está bem (a rir) até logo...
Eu - Beijos...por ai! (será que pega?...)
Ela - Por ai? (a fazer de indignada - pegou!)
Eu - Sim. Ai por ti.
Ela - Por onde?
Eu - Na na na! Eu não sou desses que fazem essa coisa pelo telefone. (o que implicitamente quer dizer que...)
Ela - Só ao vivo?
Eu - Eventualmente... Se te portares bem.
Ela - Ou mal...
Eu - Miúda... Gosto da tua maneira de pensar! Beijo!
Ela - Beijinho!
3 minutos de conversa... e tanta coisa conseguida!

Agora vou dar algumas dicas para melhorarem a qualidade dos vossos telefonemas:

1º Quando falarem SORRIAM! Podem não acreditar, mas nota-se quando a outra pessoa está a sorrir. Sorrir é uma demonstração de satisfação, mas também confiança e não tenho que dizer aqui o quanto a confiança é atractiva para uma mulher, pois não?

2º Façam uma lista do que querem dizer e a sua ordem de encadeamento. Inicialmente podem fazer isto numa folha de papel , mas com a pratica habituem-se a fazer isto mentalmente. Não é necessário escrever diálogos, bastam tópicos género:
- Perguntar se ela tem óculos escuros
- Depois de dizer que sim, marcar almoço na esplanada
- Rir um bocado com a situação esquisita na outra noite
- Confirmar almoço e despedida.

3º Simplifiquem. Não tratem mais do que 2 ou 3 temas por telefonema. E mesmo 3 já começa a ser um bocado complicado. No exemplo anterior havia 2, combinar o almoço e rir com a situação esquisita, sendo esta ultima só para desanuviar e para criar mais alguma cumplicidade entre os dois.

4º Comecem pela acção. É uma forma de prender a atenção. Reparem como eu comecei no telefonema acima, a perguntar-lhe se ela me ia perdoar. Não comecei pelo clássico:
" - Bom dia, Ana. Estas bem? Espero que tenhas dormido bem . Está um lido dia, sabes?"
BOOOOOORING!!!!

E finalmente UM DESAFIO!

A partir de hoje (dia em que leram isto) e durante uma semana experimentem NÃO MANDAR SMS A NINGUEM!

Se querem falar, liguem . Se vos mandam uma mensagem não respondam e ligam imediatamente de volta.

E ao fim dessa semana não me agradeçam, porque de repente começaram a ter encontros como doidos...
"
S M I T H

Veterano - nível 10

#298279 Cara fico até sem jeito de dar um feed num topico TÃO BOM... bem, mais o importante é reconhecer o esforço do companheiro, e se vc ta compartilhando com a gente devemos agradecer...

Falando do topico em si cara, ele é perfeito, foi além de outras coisas ' um tapa ' na minha cara... porque eu ja consegui de forma normal, algumas formas tbm não muito indicadas, o numero de algumas garotas, e ai o que eu faço...

Faço a cagada de mandar um SMS falando besteira, o qual ela responde o SMS com outro SMS, e dai não dá em nada, 2 SMS e acabou !
A garota deve pensar, esse cara é um bosta covarde assim mesmo, cade a atitude , pega meu numero pra mandar esses SMS , é, ele é meu amiguinho... ( pode não falar isso no momento, mais inconscientemente ela pensa isso )... E depois disso meu caro, sua chances diminuem bruscamente, ou são escurraçadas de uma vez...
Falo por experiencia propria !

E quando isso não acontece, é porque algo pior aconteceu, eu peguei a porra do numero, e fiz a imensa CAGADA de não ligar pra ela se quer uma vez, o que isso seria, medo de não saber o que falar no celular, medo dela não gostar da minha voz no celular... MEDO , MEDO MEDO ... BLA BLA BLA... desculpa esfarrapada isso sim !

Então com esse topico, vc abriu os meus olhos, e concerteza o de muita gente que comete esse erro ! MUITO, realmente muito obrigado por compartilhar, isso foi bem simples, mais deu uma base muito bacana pra o PHONE GAME ! Porque sabemos, que o PHONE GAME se usado com inteligencia e atitude, é uma grande arma !

Muito Obrigado cara ! Meritos ao cara, e meritos a vc que compartilhou conosco !

Criador do tópico

#298537 Valeu pelo feed Smith, tbm achei o topico perfeito e venho cometendo o mesmo erro de mandar sms que não da em nada...salve os portugas! hehehe

Abraços Aliados
Bruce

Veterano - nível 10

#317078 Nossa! Parece que foi feito pra mim e pra todos que deram o feed. Simplesmente maravilhoso esse tópico. É isso que deve acontecer mesmo. Sempre preferi mandar mensagens, mas como eu vi que as coisas não estavam começando a andar, me freei um pouco nesse sentido. Após ler esse tópico, vou me frear de vez. Realmente é bem melhor ligar pra ter todas as sensações da pessoa. Ajuda ainda mais na hora de uma sarge, onde você vai poder notar indícios de satisfação numa HB atraída. Muito bom mesmo. Parabéns ao autor e a você.

Abraço!
FiRe*

#346078 Eu sempre curti um sms
essa questão do medo de ligar é verdade...
viih92

Aprendiz

#346200 Pode crê, troco mt sms, acho que pode ser usado só pra isso mesmo, pra acrescentar alguma coisa para a pessoa como você disse, dizer que o encontro foi bom, que está um pouco atrasado.. Já eu troco sms pra TUDO ! =O

Vou começar a só ligar e ver no que da se melhora o meu game..

E quando a pessoa está ficando com a garota isso ainda vale?

Criador do tópico

#346478 Viih, qndo ja ta ficando, o proprio mystery diz, o jogo é OUTRO...Não tente "voltar", ja cometi mto esse erro e ofende a mulher, sempre.

Abraços Aliados
Dogy

PUA EXPERT

#393783 Eu não sou muito fã do Phone game,mas temos que melhorar justamente onde temos certas dificuldades,coisas aí citadas eu já fazia naturalmente como essa de fazer lista com os assuntos e rir.