Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

jrmatematico

Veterano - nível 4

#17646 Aumentan do o desenpenho pela troca de palavras, isso é possivel graças aos estudos de PNL, vamos ver alguns exemplos de palavras e expressões que podem prejudicar o redimento:

1) Não
Ex1: Não pensem em comida menino, não bata a porta !
Explicação: Para se compreender a palavra “não” o cérebro a conecta à imagem do que não se quer. Imagens são mais fortes do que palavras. Assim no Ex1 a pessoa vai pensar em comida.
Substituição: Mudar a frase, invertendo o sentido de forma a não utilizar o “não”. Assim, devemos dizer o que queremos e não o que não queremos.
Ex: Pense no trabalho menino, feche a porta devagar.
2) Mas
Ex2: Fulano é legal, mas é bobo. Foi bom, mas demorou.
Explicação: A palavra “mas” nega tudo que vem antes.
Substituição: Substituir “mas” por “e” quando indicado.
Ex: A aula foi boa e demorou.
3) Tentar
Ex3: Vou tentar estudar.
A palavra “tentar” pressupõe a possibilidade de falha.
Substituição: Em vez de “ vou tentar “ , diga aquilo que vai fazer, simplesmente não usando a palavra “ tentar “.
Ex: Vou estudar, vou conseguir, vou fazer.
4) “ devo “ , “ tenho que “ , “ preciso “ .
Ex4: Eu devo estudar, eu preciso estudar.
Essas ( palavras/frases ) pressupõem que algo externo controla sua vida. Funciona como se alguém estivesse lhe obrigando e isso cria uma éspecie de rejeição mental à materia/estudo.
Substituição: Use “quero” , “decido” , “ vou “. Conscientize-se que vc tomou a decisão.
Ex: Eu quero estudar, decidi não ir ao cinema, vou aprender.
5) “ Não posso “ , “ não consigo “.
Estas palavras dão idéia de incapacidade pessoal.
Substituição: Use “ não quero “ ou “ decido não “ ...
Podemos usar também o passado: “ não conseguia “ , “ não podia “ ...
Ex: Não conseguia estudar muito tempo, agora eu decidir que vou conseguir.
6) Eu não gosto dessa materia, eu perco tempo com isso.
As idéias negativas e os problemas devems er colocados no passado, que é o lugar a que eles pertecem.
Substituição : Eu tinha dificuldade nessa materia, eu perdia tempo com isso.
7) “Vou mudar”
Traga o futuro para mais perto. Utilize as palavras de forma a que já indiquem o inicio da mudança.
Substituição: Estou mudando
8) “ Se eu fizer “
Substituir “se” , que é condicional, pelo “quando”, que demonstra a meta ou objetivo.
Ex: Quando eu fizer.
9) “ Eu gostaria de “
Substituir o condicional pelo presente.
Ex: Eu faço.

Acredito que nossas emoções derivam de nossos conhecimentos...

Veja a relacão entre o que foi digo acima com a idéia de : Crença, vibe, jogo interno, motivação .....
Alexander.V

MEMBRO PROFISSIONAL

#17653 Excelente tópico!
Muitas pessoas cometem esses erros ao usar a programação neurolinguística e o pior de tudo é que realmente faz diferença.

Eu nunca usei PNL, mas acredito que funcione.

Abraço,

Tremere.
Fon

PUA EXPERT

#86605 Legal! Tinha lido um artigo sobre o poder do "NAO" no cérebro e como ele passa em branco por nossa mente, transformando uma negação em afirmaçã como nos exemplos do Matematico.
PNL aplicada a si próprio que acaba influenciando aos outros. Muito interessante!

Punk: Não é para eliminar nenhuma palavra, só tentar usá-las com mais consciencia e a seu favor!]

jrmatematico: Estou ouvindo os livros do William Douglas! Algumas coisas associei ao PU hehe
ali - MEMBRO EXCLUSIVO
#156704 Utilizar as palavras a seu favor, ou seja, raciocinar antes d falar, ainda q isso, muitas das vezes, na velocidade da falação (mundo concreto), seja complicado.

Mas, nada q c a prática se consiga gradativamente.