Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Louko

Aprendiz

#146102 Oi.

Acabei recentemente de ler o livro "SIM! 50 segredos da ciência da persuasão"

Notei, no livro, que os 50 capitulos tem embasamento cientifico, e são trabalhados e escritos em cima de ESTUDOS E PESQUISAS, tendo suas teorias comprovadas em prática e com explicação fundamentada.

O que me deixou curioso quanto a PNL. Por que a PNL nunca tem estudos cientificos e pesquisas que comprovem suas teorias e técnicas? Eu, particularmente não lembro de ter visto um artigo com referências de pesquisa e estudos sobre o que a PNL propõe, e no unico livro que li até então sobre o assunto ("Introdução a PNL"), notei o mesmo. O livro, por sinal, já vem com uma prevenção, falando que o tipo de pergunta mais recente é "mas funciona?" com a resposta "ponha em prática e veja se funciona".

Fica lançado o debate. Sei que criar um tópico sobre PNL no forum chama tanto a atenção quanto botar em duvida seu funcionamento gera hostilidade. Espero os feeds.

Abraço
blOom

Pickup Artist

#146331 Se quer achar embasamento científico na PNL, não adianta ler revistas e artigos.. tem que partir pra psicologia, psicanálise e quem sabe até psiquiatria. Lá tu vai encontrar MUITA coisa útil e com embasamento!

Mas já aviso, se a intenção é "conseguir aquela garota", PNL é o caminho mais sujo e menos prazeroso!

Porque não faz como a maioria? Se torna um homem melhor, atraente, e mostra a ela que você é especial e que ela vai te querer ao lado dela! :ae

Criador do tópico

Louko

Aprendiz

#146389
blOom escreveu:Se quer achar embasamento científico na PNL, não adianta ler revistas e artigos.. tem que partir pra psicologia, psicanálise e quem sabe até psiquiatria. Lá tu vai encontrar MUITA coisa útil e com embasamento!


Já falei com alguns psiquiatras e psciologos conceituados, além de pesquisar (confesso, pouco) na internet sobre a opnião de outros psicologos e psiquiatras.

No geral, eles dizem que é picaretagem. Alguns concordam com um ponto especifico e decordam de todo resto.

blOom escreveu:Mas já aviso, se a intenção é "conseguir aquela garota", PNL é o caminho mais sujo e menos prazeroso!


Cada um com suas opniões e opções.

blOom escreveu:Porque não faz como a maioria? Se torna um homem melhor, atraente, e mostra a ela que você é especial e que ela vai te querer ao lado dela! :ae


Tenho uma pergunta melhor. Por que eu faria como a maioria?

Você fez mais suposições que o necessário sobre um debate simples.
blOom

Pickup Artist

#146416
Louko escreveu:Tenho uma pergunta melhor. Por que eu faria como a maioria?


Não faça!

Venda drogas e fique rico! Trabalhar é pra otário, é pra "maioria".


Espero que tenha entendido a analogia! (apesar de que, acho difícil)

Criador do tópico

Louko

Aprendiz

#146443
blOom escreveu:
Louko escreveu:Tenho uma pergunta melhor. Por que eu faria como a maioria?


Não faça!

Venda drogas e fique rico! Trabalhar é pra otário, é pra "maioria".


Espero que tenha entendido a analogia! (apesar de que, acho difícil)


Entendi, apesar de conter um significado ambiguo. E achei uma analogia terrivel.
pedrothai

PUA Avançado

#147352 Eita...
facada no meu s2..

Mano.. A programação neurolinguistica é pura ciência, tanto que o principio da programação neurolinguistica é a experiencia.
Quando a pnl foi criada por john Grinder e richard Bandler, eles antes de inventar teorias, e conceitos, partiram do principio da experiencia..
Como assim?
Pegaram a experiencia pessoal de pessoas, e tentaram copialas em outras..
Ou seja, o principio de que.. Se uma pessoa faz algo, e da certo, nao importa se ela faz de uma forma ruim, desajeitada, ou o que for. Se gera resultados satisfatorios, é por que ela faz de uma forma eficiente. Então resumindo:
Se uma pessoa consegue fazer algo, as outras também conseguem.. É so saber, como a pessoa faz isso. E pronto..
Isso é mais que cientifico, você está pegando a experiencia, a forma, o trabalho que uma pessoa usa para conseguir resultados eficazes.. Isso ja é um experimento. E o mais legal. Se você ensinar como uma pessoa faz algo tão bem, para outra, e a outra não conseguir, é por que você ainda não descobriu como a outra pessoa o faz tão bem..
Todos humanos tem capacidade de aprender e praticar qualquer habilidade e comportamento, todos tem capacidade neurologica, e em seu sistema nervoso.
Só podemos dizer o contrário, para pessoas deficientes, ex: Podemos ensinar como um jogador de basquete joga tão bem para uma pessoa sem as pernas, porém, sua deficiencia biologica a impedira de chegar a um resultado tão bom como a do jogador profissional, a pnl se baseia na realidade..
Tem uma frase otima no livro de joseph o connor.. Que diz, não importa se é certo ou é errado, se da certo no mundo real, é isso que importa!
a pscologia é bem divergente da pnl, muitos acham que são matérias ligadas, porém elas na verdade são bem distintas..
Leia outros livros para se informar mais.. O interessante, é que a pnl não é placebo.. Existe o processo neurologico em suas técnicas. Isso é. Você em certas técnicas, muda o caminho dos impulsos nervosos em seu cerbro, redirecionando para outras correntes e arvores neurologicas.
;O MEU DEUS SERIO!?
Amigos, todos fazemos isso, neste exato momento, enquanto le este texto, seu cerebro esta impulsionando sinpapses para um determinado nucleo neurologico especifico para lhe dar com essa informação, cada memoria e experiencia tem seu lugar especifico no cerebro, então, dependendo de como você pensa, seus impulsos eletricos no cerebro vao ir para x direção..
E richard bandler e john grinder, descobriram como programar isso de forma consciente.. Isso nao é maravilhoso?
Foi tipo.. Se você pensar assim, e assim, acontece tal processo neurologico.. E com tais observações, foram descobrindo o conhecimento que existe hoje.. Isso é cientifico, nada foi teoria, foi tudo estudado com testes e observações..

Um exemplo otimo de sucesso, é o proprio criador da pnl, seus autores antes de lançar o termo 'programação neurolinguistica', tentaram copiar o sucesso de varios terapeutas mundiais, como milton erickson, o criador da terapia gestalt, etc.. E o legal é que, ao invés de pensaram, no QUE eles pensavam, eles agiram e pensaram COMO eles pensavam.. Então sem saber como, richard bandler estava no programa escutando uma entrevista com uma terapeuta mundial, especializada em terapia familiar, e em um lado estava o fone da emissora, e o outro estava ouvindo um cd do pink floyd...
Quando a reporter perguntou, como você consegue fazer X?
A terapeuta não souber responder, mas richard bandler entrou na hora no programa e falou, É ISSO !
É ISSO QUE ELA FAZ!
Porém, ele nunca soube no que a terapeuta pensava.. Então a parti dai, se descobriu que não importa o conteudo, e sim apenas a forma que voce pensa, que seriam as submodalidades, o cerebro é programado por imagems, e por meio de submodalidades, ele cria os métodos para armazenar e lembrar informações, e assim as determina para seu inconsciente saber : O que é experiencia real, o que é imaginação, e etc..
Se for pensar, não há como você saber o conteudo de um pensamento.. Não há como.. Mas a como saber como a pesssoa pensa..

Abrax
pedrothai

PUA Avançado

#147363
blOom escreveu:Se quer achar embasamento científico na PNL, não adianta ler revistas e artigos.. tem que partir pra psicologia, psicanálise e quem sabe até psiquiatria. Lá tu vai encontrar MUITA coisa útil e com embasamento!

Mas já aviso, se a intenção é "conseguir aquela garota", PNL é o caminho mais sujo e menos prazeroso!

Porque não faz como a maioria? Se torna um homem melhor, atraente, e mostra a ela que você é especial e que ela vai te querer ao lado dela! :ae

Discordo de você
A pscologia e a pscanalize, não possuem métodos, nem soluções.. por isso é facil ver que tantas pessoas passam anos em um terapeuta, mas não adiquirem resultados.. Freud dizia que a maior frustação de sua vida era não conseguir achar uma cura para os enfermos inconscientes..
Freud achava que o cerebro era programado, e depois se tornava rigido, ou seja, se fechava para mudanças.. Porem ele só não chegou na solução, por causa que ele se focou muito no conteudo, freud sempre pesquisava saber o que se passa no inconsciente, sempre perguntava, por que sou assim/ Por que ele é assim? E qual é a causa/
Mas a pessoa descobria a causa de seus enfermos, porem, a mudança nao acontecia, ela apenas teve informação puxada de seu incsonsciente, mas ela nao mudava nada em seu inconsciente.
Ultimamente, pscanalize, e pscologia, tendem a prejudicar um paciente.. Pois como não a formas de métodos nem soluções.. Os terapeutas partem de seus proprios principios, e tentam fazer com que a consciencia da pessoa reflita sobre o problema e o racionalize, porem sem perceber, eles podem estar fazendo ancoras, e aumentao o estado negativo da pessoa. Ex real!:
Um pscologo do texas, foi tentar ajeitar a vida de um casal. Ele dizia que eles tinham que olhar um para o outro, e fazer as queixas negativas olhando para a outra pessoa, para assim, desabafar (Porem, oq isso tem haver? Não teve estudos e provas que afirmem que olhar para outra pessoa faz um 'desabafo' em suas memorias ruims). Ok. Os dois fizeram, porem ao passar do tempo, eles se divorciaram, e processaram o pscologo por piorar seu casamento.

Como ele fez isso? Simples, ao pedir que a mulher e o homem lembra-se de suas memorias ruims, e em seguida olha-se para o rosto do outro, criou-se uma ancora com a imagem de seu marido e mulher, com os sentimentos negativos da pessoa. E ela achou que estava fazendo bem. Resumindo, sempre que um olha-se para a cara do outro, iria voltar tais emoções negativas.. tststs

Teve outro caso com psquiatra que pediu para um homem com queixas de sindrome do panico, se lembrar do acidente que causou tal sindrome, no exato momento que ele lembrava do acidente, ele começava a tremer e reviver o panico, entao o psiquiatra pediu para ele pensar em uma situacao segura e tranquila, como exemplo se ele estivesse dirigindo de carro, depois pediu para relembrar do acidente, depois pediu que pensase em sua familia, e depois volta-se no acidente.
Resumindo, o imbecil do psiquiatra, associou o sentimento de panico, ao comportamento de dirigir um carro, e a imagem da familia do paciente, isso que da, deixar pessoas que apenas sabem descobrir causas, mas nao solucoes trabalhar com pessoas.
E o pior é que quando um profissional da area de pscologia nao consegue ajudar uma pessoa, ele diz: "Ela não está preparada o bastante para a mudança". Ou seja, culpam o paciente pela sua incapacidade de ajuda-lo. Onde ja se viu isso? Levar um carro ao mecanico, e ele dizer que seu carro nao esta pronto para ser concertado. Ridiculo!

Richard bandler pegou o paciente da sindrome do paniico, e conseguiu curalo. Em minutos! sim, MINUTOS!
Pessoas duvidam da capacidade de curar pessoas em minutos, por que estao acostumadas a incapacidade dos pscologos a fazer terapias de anos e meses sem resultados.. Mas isso se passa com o tempo.

o cerrebro aprende muito rapido, e nao em anos e anos e anos..
Se um carro quase te matar agora, você vai aprender a ter fobia de carros e ruas movimentadas quase instaneamente, ou seja, seu cerebro consegue associar um sentimento a uma situacao rapidamente, se nao, nao seria possivel ter fobias. Um cara com sindrome do panico ficou dias e dias tentando ter sindrome do panico? Ou apenas aprendeu a ter em minutos? Pois é
E sim, o cerebro aprende, porque o cerebro tem que saber, qual o momento certo de se ter panico!
Seu cerebro nao é magico, ele é inteligente, ele tem que saber quando fazer as coisas acontecerem.. Quando te por em certos comportamentos.. Isso nao acontece por acontecer.. Nao é atoa que o homem criou o computador, que se assemelha muito a forma do cerebro agir..
Rigolli

Veterano - nível 9

#147430 Cara, Leia "Poder Sem Limites" do Anthony Robbins, e veja se lá não tem exemplos de pesquisas e teorias que comprovem as técnicas de PNL...

Ao longo do livro o próprio autor conta como ele utiliza as técnicas de pnl em pessoas e seus resultados depois disso.

Porém, não é um livro sobre sedução, é mais para ajudar as pessoas e se tornar uma pessoa melhor.

Agora se você quer usar pnl ou não para seduzir alguém, você que decide.