- 24 Nov 2010, 18:48
#147352
Eita...
facada no meu s2..
Mano.. A programação neurolinguistica é pura ciência, tanto que o principio da programação neurolinguistica é a experiencia.
Quando a pnl foi criada por john Grinder e richard Bandler, eles antes de inventar teorias, e conceitos, partiram do principio da experiencia..
Como assim?
Pegaram a experiencia pessoal de pessoas, e tentaram copialas em outras..
Ou seja, o principio de que.. Se uma pessoa faz algo, e da certo, nao importa se ela faz de uma forma ruim, desajeitada, ou o que for. Se gera resultados satisfatorios, é por que ela faz de uma forma eficiente. Então resumindo:
Se uma pessoa consegue fazer algo, as outras também conseguem.. É so saber, como a pessoa faz isso. E pronto..
Isso é mais que cientifico, você está pegando a experiencia, a forma, o trabalho que uma pessoa usa para conseguir resultados eficazes.. Isso ja é um experimento. E o mais legal. Se você ensinar como uma pessoa faz algo tão bem, para outra, e a outra não conseguir, é por que você ainda não descobriu como a outra pessoa o faz tão bem..
Todos humanos tem capacidade de aprender e praticar qualquer habilidade e comportamento, todos tem capacidade neurologica, e em seu sistema nervoso.
Só podemos dizer o contrário, para pessoas deficientes, ex: Podemos ensinar como um jogador de basquete joga tão bem para uma pessoa sem as pernas, porém, sua deficiencia biologica a impedira de chegar a um resultado tão bom como a do jogador profissional, a pnl se baseia na realidade..
Tem uma frase otima no livro de joseph o connor.. Que diz, não importa se é certo ou é errado, se da certo no mundo real, é isso que importa!
a pscologia é bem divergente da pnl, muitos acham que são matérias ligadas, porém elas na verdade são bem distintas..
Leia outros livros para se informar mais.. O interessante, é que a pnl não é placebo.. Existe o processo neurologico em suas técnicas. Isso é. Você em certas técnicas, muda o caminho dos impulsos nervosos em seu cerbro, redirecionando para outras correntes e arvores neurologicas.
;O MEU DEUS SERIO!?
Amigos, todos fazemos isso, neste exato momento, enquanto le este texto, seu cerebro esta impulsionando sinpapses para um determinado nucleo neurologico especifico para lhe dar com essa informação, cada memoria e experiencia tem seu lugar especifico no cerebro, então, dependendo de como você pensa, seus impulsos eletricos no cerebro vao ir para x direção..
E richard bandler e john grinder, descobriram como programar isso de forma consciente.. Isso nao é maravilhoso?
Foi tipo.. Se você pensar assim, e assim, acontece tal processo neurologico.. E com tais observações, foram descobrindo o conhecimento que existe hoje.. Isso é cientifico, nada foi teoria, foi tudo estudado com testes e observações..
Um exemplo otimo de sucesso, é o proprio criador da pnl, seus autores antes de lançar o termo 'programação neurolinguistica', tentaram copiar o sucesso de varios terapeutas mundiais, como milton erickson, o criador da terapia gestalt, etc.. E o legal é que, ao invés de pensaram, no QUE eles pensavam, eles agiram e pensaram COMO eles pensavam.. Então sem saber como, richard bandler estava no programa escutando uma entrevista com uma terapeuta mundial, especializada em terapia familiar, e em um lado estava o fone da emissora, e o outro estava ouvindo um cd do pink floyd...
Quando a reporter perguntou, como você consegue fazer X?
A terapeuta não souber responder, mas richard bandler entrou na hora no programa e falou, É ISSO !
É ISSO QUE ELA FAZ!
Porém, ele nunca soube no que a terapeuta pensava.. Então a parti dai, se descobriu que não importa o conteudo, e sim apenas a forma que voce pensa, que seriam as submodalidades, o cerebro é programado por imagems, e por meio de submodalidades, ele cria os métodos para armazenar e lembrar informações, e assim as determina para seu inconsciente saber : O que é experiencia real, o que é imaginação, e etc..
Se for pensar, não há como você saber o conteudo de um pensamento.. Não há como.. Mas a como saber como a pesssoa pensa..
Abrax