- 25 Jul 2013, 23:08
#830448
Estes padrões de beleza, características físicas consideradas atraentes e tal, para mim são mais relativas as crenças e costumes da cultura, da sociedade e época em que vivemos.
Não tem tanto haver com evolucionismo genético, e sim com os padrões socialmente condicionados como corretos e aceitáveis da sociedade em que vivemos, como sendo o mais bonito ou não.
É certo que no período renascentista, as mulheres tidas como mais atraentes na Europa, eram as gordas, porque ser gordo naquela época acreditava-se ser sinal de boa saúde, e também era sinal de riqueza, pois com a dificuldade de se conseguir alimentos somente os ricos podiam comer bastante, e somente eles tinham recursos para andarem de carruagens quando saiam de casa, q ue contribua para que eles engordassem.
Hoje os padrões são outros, e variam de país para país, de meio para meio, por exemplo no meio das academia e nos palcos de programas de televisão, as assistentes de palco e frequentadoras de academia apresentam um corpo bombado e sarado, anabolizantes, corpos musculosos, implantes de silicone e etc fazem parte de recursos utilizados por estas mulheres para conseguirem um corpo considerado atraente neste meio. Quem vive neste meio ou é influenciado por ele através da mídia por exemplo, acha atraente este tipo de mulher, e é este padrão que os homens procuram nas parceiras sexuais, e é este padrão qeu as mulheres procuram conseguir para atrair os homens, porque ambos foram socialmente condicionados a acreditar que este ideal de corpo representa a beleza.
Já no meio da moda, mas especificamente nas marcas de roupas de grifes, revistas especializadas em moda nas empresas de cosméticos, nos desfiles de moda, propagandas publicitárias deste meio e tal, o padrão é outro, ser extremamente magra é que considerado bonito. Dietas rigorosas, remédios para esmagrecer, problemas como bulimia e etc são recursos utilizados por estas mulheres para alcançarem o ideal de corpo considerado como o mais atraente pelo seu meio. Os homens e as mulheres que vivem neste meio ou que são influenciados pelas propagandas da mídia que propaga este tipo de corpo como o mais ideal, são socialmente condicionados a se sentirem atraídos a buscarem este ideal para se sentirem satisfeitos.
Se você parar para pensar a respeito, não existe um conceito universal de beleza, durante as épocas os padrões de beleza mudaram muito, e ainda hoje eles são muito diferentes de cultura para cultura, de país para país, de região para região ou de meio para meio, cada um destes nichos estabelecem aquilo que é considerado bonito ou não. E as pessoas simplesmente correm atrás destes padrões, tentando se enquadrarem a eles, cada um representa o papel que a sociedade impôs de acordo com o estereótipo que teu corpo se enquadra.
Se você é considerado feio pela sociedade, age como um feio deveria agir, se é bonito, recebe todos os prêmios e privilégios que sua beleza merece, e se comporta como uma pessoa bonita deve se comportar.
Isso é viver na Matrix e ser controlado por ela, assim como uma marionete controlada por cordas, ou como um programa de computador repete apenas aquilo que lhe foi programado para repetir.
Abraços!