Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

ndR

Aprendiz

#908234 Fala galera, tudo bom?

Criei esse tópico porque estou realmente desesperado. Não tenho nenhum foco na hora dos estudos. A verdade é que eu nunca tive o hábito de estudar, na escola eu só observava alguns pontos essenciais durante a aula que eu conseguia me virar na hora da prova. Não tinha interesse em estudar já que eu era meio viciado em jogos online (já viu a merda, né?).
Ano passado prestei alguns vestibulares e passei pra segunda fase sem nenhum problema (tenho muita facilidade com testes) mas tomei aquele nabo na segunda fase, pois questões dissertativas exigem o domínio do conteúdo e estruturação dos argumentos e esses caraio aí.

Concluindo, vestibulares estão chegando, estou fazendo cursinho (muita matéria acumulada pqp) e quando sento pra estudar eu não tenho foco algum, rendo pouco e agora estou pedindo a ajuda de vocês nesse quesito!

Agradeço desde já,
Um forte abraço! :ae
yg0zera

Aprendiz

#908243 Você sabe que tem que estudar, sabe que precisa, e não o faz, então qual é o ponto? está sendo omisso mediante a uma responsabilidade sua, então crie vergonha e vá estudar porque você não vai ser alguem na vida jogando esses joguinhos.

Tome como um desafio, quando você começa a aprender o conteudo se torna gostoso, tenha em mente que uma faculdade hoje em dia é o minimo pra você conseguir um emprego normal.
# Centipede

Aprendiz

#908254 Cara, às vezes é foda ter saco para estudar, mesmo. É normal. Também passei por tudo isso na escola, vestibular e faculdade. Os principais problemas são as distrações como computador e videogame.

Até hoje eu faço o seguinte: quando não consigo me concentrar na leitura recorro ao estudo através de videoaulas ou ouço o conteúdo em arquivos MP3 quando vou correr ou fazer outra atividade física. Torna a tarefa menos entediante. É uma método menos chato de você começar a estudar e assimilar matéria para, logo em seguida, se debruçar na leitura mais pesada.

Quando eu não podia procrastinar de jeito nenhum estudava na biblioteca ou sala de estudos da faculdade. Longe das distrações.

Espero que tenha ajudado, cara. Boa sorte nos estudos.
foresteagle

Aprendiz

#908258 cara, cada um tem seu jeito de estudar algo. Eu mesmo nunca acreditei/segui as recomendações de alguém, sempre procurei o que mais me dava resultados positivos. Falarei o que eu faço, se servir de algum modo, ficarei feliz...

Quando era pequeno, minha mãe lia o assunto e à medida em que ia lendo fazia pequenas perguntas que abordavam o assunto; tipo vc tá iniciando o assunto Rev. Francesa, aí lê as informações iniciais e pergunta: o que motivou a revolta, quem liderou o movimento e tal....

Cresci, e comecei a tentar "decorar" o assunto todo [mas todo mesmo, isso me dava bons resultados à curto prazo, vez que se acumula mta coisa e depois se esquece... então só fazia esse método com um tempo médio-curto pros exames... num prazo médio fazia a primeira decorada e depois de pouco tempo, antes das provas, dava a revisada decorando novamente]...

hj, leio o assunto e faço resumo dele num caderno de anotação... depois decoro o que escrevi nele...

sempre, mas sempre, estudei num lugar com boa claridade [pouca ou mta claridade te dá sono] e com absoluto silencio [barulho: distração] e sem movimentação de pessoas...
Roco

PUA EXPERT

#908273 Fala ndR.

A triste verdade é que você tem que tomar pau mesmo cara. Vergonha na cara só se cria quando as coisas não vem de graça pra gnt. Um dia vc vai acordar pra vida e começar a fazer o que você tem que fazer, só espero que não seja tarde.

Grande abraço.
dudufreire

Veterano - nível 1

#908287 to na mesma que você amigo, mas tá chegando a hora, fiquei pensando, não aguentaria passar por outro ano de preparação de vestibular, preciso passar agora, essa é a hora, vou começar essa semana se Deus quiser.

Criador do tópico

ndR

Aprendiz

#908337 Gostaria de agradecer pelo feedback de todos, vou tentar aproveitar ao máximo o que me responderam aqui e manter algum foco nos estudos.

Valeu pelo apoio e até pelos "baldes de água fria" que recebi. hahaha :ae
Crazy Horse - MEMBRO EXCLUSIVO
#908369 Indico um livro : Como estudar para concursos - Alexandre Meirelles.

O livro é sobre método para estudar para concursos públicos, mas serve para vestibulares e qualquer outro tipo de prova.

Você precisa de método e não de auto-ajuda.

abs
Zerker

Aprendiz

#908390 Bom dia, amigo.

Posso lhe dar uma sugestão rápida e precisa?

Pois bem, estude em um lugar que tenha atmosfera de estudos.
É gostoso estudar em casa, em nosso quarto. Mas lembre-se que ali as distrações são muito maiores e provavelmente a sua casa não está muito associada com estudos na sua mente.
Por isso, mude o referencial. Procure uma biblioteca municipal ou melhor ainda, se na sua cidade tiver faculdade, vá para a biblioteca de lá. Além de encontrar ótimos livros dos mais variados assuntos, você estará em um ambiente que as distrações serão muito menores e conseguirá se focar mais. Sem contar que a biblioteca de universidades fecham bem tarde, isso lhe permitirá estudar bastante em um dia.
Ps: Não tenha medo de não ser estudante da universidade e eles te barrarem. Isso dificilmente irá acontecer, se a facul for pública, eles não podem te barrar. Vá sem medo.

Um abraço.
Namastê.