Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Dyler

#25791 Por Dyler e Streak

Introdução a Pnl -

A Pnl é a ciencia que estuda a ligação entre a mente (neuro), e a linguagem (verbal ou corporal).
Nossos pensamentos possuem um padrão, quando mudamos esse padrão ou estrutura, mudamos automaticamente nossa experiência. Podemos por exemplo, neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer as que nos convem.
Estamos sempre nos comunicando, e a comunição verbal é quase sempre a parte menos importante de toda essa comunicação. Um sorriso, suspiro ou um olhar por exemplo são formas de comunicação.
Já nosso pensamento é a forma como nos comunicamos com nós mesmos, e estes se revelam aos outros através de nossos olhos, tons de voz, atitudes, movimentos corporais... Logo, o significado da sua comunicação é a reação que você obtém.
Na sedução usamos a Pnl como forma de diferenciar o mundo real do mundo percebido, ou seja, fazer com que a mente crie modelos da realidade por meio da percepção dos 5 sentidos, levando pessoas a entrar em transe hipnotico. Dessa forma, as pessoas ficam mais abertas a sugestões e ao mesmo tempo, como acontece no caso da aplicação de padrões positivos se beneficiam de todo o processo. Para que isso aconteça existem padrões que devem ser respeitados e alem disso para se ter um bom desempenho deve - se levar em consideração alguns aspectos como:
- Tom de voz ( Deve ser alto e claro)
- Ritmo ( Fale em um ritmo calmo e relaxado)
- Postura corporal ( Mantenha uma postura ereta ao mesmo tempo confortável)
- Suavidade nos gestos ( Isso transparece total controle sobre o que está sendo dito)
- Fala pausada ( Tente falar 50% mais devagar do que o de costume, isso atrairá a atenção e despertara a curiosidade do alvo)
- Contato visual ( Mantenha contato visual constante, mais deve - se tomar muito cuidado para que esse olhar não seja intimidador)
- Vestimenta e acessórios ( Não use nada muito chamativo, pois a atenção do alvo deve estar totalmento concentrada no que você está dizendo)

Rapport -
"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguem, faze - lo sentir que você o entende e que vocês tem um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida."
Anthony Robbins

A meu ver, o rapport é a essência não apenas da comunicação bem sucedida mas, de toda a Pnl, é onde ocorre a comunição em sua melhor forma, onde todos aqueles que participam da interação se sentem conectados entre si, sentem que são entendidos e que suas afirmações tem valor para aqueles que as escutam. É através desse contexto que entendemos, porque as vezes horas parecem minutos perto de algumas pessoas enquanto minutos parecem horas perto perto de outras... É tudo uma questão de desenvolvimento de rapport. É impossível tentarmos levar alguem ao estado de transe sem que haja um rapport bem desenvolvido, pois o ele nós leva a uma atmosfera de confiança mutua.
Existem alguns "meios" que nos ajudam a criar um bom rapport, entre eles estão;
Espelhar - Consiste em copiar sutilmente alguns dos aspectos corporais da pessoa com quem se da a comunicação, o inconsiente dessa pessoa capta tal fato e estabelece uma certa conexão com a sua linguagem corporal. Lembre - se, é extremamente importante que a pessoa com quem você se comunica dessa maneira não perceba que está sendo "copiada", caso isso aconteça as consequências serão negativas.
Combinar - Por definição essa técnica é basicamente uma forma de espelhamento, a diferença entre elas está no tempo em que os movimentos vão acontecer. Por exemplo, analise os movimentos que a pessoa faz enquanto está fazendo alguma afirmação, logo, quando você for fazer alguma afirmação introduza alguns desses movimentos à sua linguagem corporal.
Equiparação Cruzada - Simples e eficiente, consiste em combinar ritmos, mais em aspectos diferentes. Por exemplo, analise o ritmo com qual a pessoa fala e o associe com o ritmo da sua respiração. O inverso dessa tecnica pode ser usado para quebrar um rapport, por exemplo, associe ao ritmo da fala da pessoa com quem se da a comunicação um ritmo de respiração constrastante, dessa forma o rapport se quebra em poucos segundos.
Há outros aspectos que colaboram para o desenvolvimento do rapport, mas por hora não me aprofundarei muito no assunto.

Desenvolvimento de Padrões (Comandos Embutidos e Ancoragem ) -
Os padrões tem como objetivo despertar emoções e sentimentos no alvo, esses vão desde tristeza, raiva, paixão, até uma incontrolavel vontade de fazer sexo.
A ancoragem tem como objetivo associar os sentimentos e as emoções geradas a uma pessoa ou a algum objeto, por exemplo, caso você desperte felicidade no alvo, você pode usar a ancoragem para associar esse sentimento a você. Agora caso a Hb tenha namorado você pode utilizar padrões que despertem tristeza, desconfiança... e utilizar a ancoragem para associar esses sentimentos negativos ao namorado da mesma.
Os Comandos embutidos são palavras introduzidas estrategicamente dentro de uma frase com o intuito de guiar os pensamentos de alguma pessoa. Essas palavras devem ser pronunciadas com ênfase com o tom de voz elevado em relação ao resto da frase ( esse pico de voz faz com que o subconciente capte apenas o comando em questão).
Exemplos:
"Você se IMAGINA fazendo isso."
"Consegue SENTIR algo parecido?
Esses comandos, nos ajudarão a ter sucesso durante a aplicação de algum padrão.
O primeiro passo antes de se aplicar um padrão é calibrar sua voz, tente falar aproximadamente três palavras por segundo, isso equivale ao ritmo cardiaco normal de um ser humano (primeira conexão). O segundo passo é decidir que tipo de sentimento você quer despertar ao aplicar determinado padrão, e o terceiro passo é ter em mente que antes de aplicar um padrão você deve trabalhar com os sentidos sensoriais do alvo, afim de que se estabeleça o estado de transe. Para que isso aconteça, utilize frases como esta:
"Nossa -- suas mãos estão quentes -- e -- seu rosto está gelado -- você está com frio?" ( diga isso tocando lhe as mãos e o rosto).
os traços (--) indicam as pausas durante a frase.
Utilizando frases como essa, ativamos indiretamento os sentidos e a percepção que tornará o alvo pré - disposto ao transe.
Após fazer isso, adote uma tonalidade firme, afim de que toda a atenção do alvo esteja concentrada no que você está dizendo, e é ai que a diversão começa.
Bom, como exemplo vamos criar um padrão onde o objetivo é despertar a atração.
Começe com algo do tipo: " Você consegue se lembrar quando se sentiu extremamente apaixonada por alguem?" (sempre dando enfase aos comandos embutidos).
Caso a resposta seja positiva, peça para que o alvo lhe descreva tal sentimento, e enquanto ela lhe descreve pergunte em que parte do corpo esse sentimento se manifestava, ponha sua mão sobre seu corpo na parte onde lhe foi descrito e pergunte: "aqui exatamente?" automaticamente o subconsiente associará o sentimento ao que acabou de ser ancorado. E então sempre que você posicionar a mão sobre o lugar da ancoragem, o sentimento se manisfestará na lembrança do alvo. Outro bom exemplo de acoragem é pedir para que o alvo coleque as mãos sobre as suas enquanto lhe descreve algum sentimento.
Por hora é só. Esperamos que aproveitem.
abraços

-------------------------------------

"Veja, não se trata do ambiente; não se trata dos acontecimentos de nossas vidas, mas do significado que damos a estes acontecimentos - como os interpretamos - que formata quem somos hoje e quem nos tornaremos amanhã."
Anthony Robbins
Avatar pua
Joey Z. - MEMBRO EXCLUSIVO
#29245 Esse lance da ancoragem que vc falou, parece ser muito bom. Ainda não conhecia isso .

Vou testar com uma HB 9 q estou ficando na faculdade para aumentar o meu rapport com ela.

Muito bom msm!!!
Edu ECAC

Veterano - nível 2

#29718 Dyler Valew pela postagem muito bem lembrado :ae
Topico essencial para se torna um Pua de verdade!
Acabei de ler um livro sobre PNL muito bom mesmo.
Agora ja entendo bem sobre PNL, que antigamente não dava tanta importancia.
Abraço :palhaco

Edu ECAC.
Tom

Aprendiz

#43745 hoje em filosofia meu professor nos repassou um trabalho em que precisava de dois ancoras, entao associei essa palavra com ancoragem, e me lembrei que ja havia visto ela no forum, OQUE me deixou muito feliz... Essa informação vai me ajuda e muito, muito mesmo :)
PuaWalker

Aprendiz

#44184 Ta bem legal o artigo, gostei, só que é bom deixar claro que tem vário detalhes que não foram colocados
Como por exemplo a ÂNCORA que deve ser feita um pouco antes de a pessoa chegar no auge do sentimento a ser ancorado, e também é necessário uma boa atenção para perceber o que a pessoa esta sentindo internamente de fato, a Âncora de preferência deve ser "DIFERENTE" para não se confundir com outra já estabelecida na pessoa.
E tem mais um monte de coisa, PNL é uma area muito interessante, existe tambem a INTERRUPÇÃO DE PADRÃO que é algo muitoooo interessante tambem. Acredito que tenha alguem mais "ligado" na area para explicar no Forum melhor do que eu, o que sei foi apenas das leituras dos livros de Bandler. :D
Indico para vcs olharem o Mentalista e o Derren Brown, eles mostram algumas técnicas em seus respectivas séries.

Abraço