Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#463080 Fala galerinha do mal! Bão demais?
Esse artigo é uma continuação da série que estou escrevendo sobre sedução do ponto de vista da psicologia. Então, para o melhor entendimento, leia primeiro os outros tópicos:
Comportamental parte 1: psicologia-da-seducao-comportamental-parte-1-t42538.html
Comportamental parte 2: psicologia-da-seducao-comportamental-parte-2-t42738.html

Esse semestre estou cursando uma pesquisa sobre Detecção de Mentiras, baseada nos estudos do psicólogo Paul Ekman, sendo que um dos objetivos é treinar negociadores da polícia federal para medir a eficácia do treino. Mas como esse tema já foi bem abordado aqui no PB e eu li todos os tópicos do assunto para não postar informações repetidas. E mesmo com tantos tópicos, percebi que o tema não foi bem abordado. Para aqueles que não conhece nada sobre micro-expressões, sugiro que leia este artigo antes de prosseguir: as-sete-micro-expressoes-universais-dicas-t36538.html

Como afirmei no primeiro tópico da série, as emoções são respostas reflexas. Se você tem medo de altura, quando estiver em um lugar alto vai sentir medo, por mais seguro que seja o local. Não é uma coisa racional. O interessante é que a emoção não é uma coisa somente interna, nosso corpo tem mecanismos para demonstrar o que sentimos.

Apesar de tantos livros e estudos sobre linguagem corporal, essas informações não são confiaveis. A BL podem sim fornecer pistas sobre o que a pessoa sente e podemos detectar isso, mas ela está sujeita a muito ruído. As experiências de vida da pessoa, tudo que ela aprendeu, pode mudar completamente a BL da pessoa. Prova disso são os diversos artigos do PB sobre BL Alpha, onde aprendemos a usar a BL para parecermos confiantes, mesmo que não estejamos. Portanto, essa não é uma informação confiável.