Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#463080 Fala galerinha do mal! Bão demais?
Esse artigo é uma continuação da série que estou escrevendo sobre sedução do ponto de vista da psicologia. Então, para o melhor entendimento, leia primeiro os outros tópicos:
Comportamental parte 1: psicologia-da-seducao-comportamental-parte-1-t42538.html
Comportamental parte 2: psicologia-da-seducao-comportamental-parte-2-t42738.html

Esse semestre estou cursando uma pesquisa sobre Detecção de Mentiras, baseada nos estudos do psicólogo Paul Ekman, sendo que um dos objetivos é treinar negociadores da polícia federal para medir a eficácia do treino. Mas como esse tema já foi bem abordado aqui no PB e eu li todos os tópicos do assunto para não postar informações repetidas. E mesmo com tantos tópicos, percebi que o tema não foi bem abordado. Para aqueles que não conhece nada sobre micro-expressões, sugiro que leia este artigo antes de prosseguir: as-sete-micro-expressoes-universais-dicas-t36538.html

Como afirmei no primeiro tópico da série, as emoções são respostas reflexas. Se você tem medo de altura, quando estiver em um lugar alto vai sentir medo, por mais seguro que seja o local. Não é uma coisa racional. O interessante é que a emoção não é uma coisa somente interna, nosso corpo tem mecanismos para demonstrar o que sentimos.

Apesar de tantos livros e estudos sobre linguagem corporal, essas informações não são confiaveis. A BL podem sim fornecer pistas sobre o que a pessoa sente e podemos detectar isso, mas ela está sujeita a muito ruído. As experiências de vida da pessoa, tudo que ela aprendeu, pode mudar completamente a BL da pessoa. Prova disso são os diversos artigos do PB sobre BL Alpha, onde aprendemos a usar a BL para parecermos confiantes, mesmo que não estejamos. Portanto, essa não é uma informação confiável.

Contudo, as emoções também são expressas através do rosto, daí o termo "expressão facial". A expressão facial também pode ser "falsificada", mas mesmo em uma tentativa de ocultação, conseguimos encontrar pistas do que a pessoa realmente está sentindo, pois existem as [color=#800000]EXPRESSÕES PARCIAIS
e as MICRO-EXPRESSÕES.

Uma expressão parcial ocorre quando a pessoa tenta MASCARAR outra emoção, um exemplo é quando a HB ficou puta com seu neg, mas quer passar a imagem que achou divertido. Como na foto abaixo.

Imagem

A boca esboça um sorriso, mas as sobrancelhas contraidas mostram que a pessoa sente raiva. Essa cara é muito comum quando você acusa a HB de estar com raiva e ela tenta negar. Expressões parciais também ocorrem como transição entre emoções distintas, ou quando a emoção está começando a se manifestar.

O sorriso é a principal mascara de emoções, pelo fato de sermos educados para sermos cordiais. Por isso nunca confie só na contração dos lábios, observe se a pessoa sorri com todo o rosto. Observe as fotos no link que deixei no início.

As micro-expressões ocorrem quando a emoção é reprimida, ou dissimulada. Ela acontece numa fração de um quarto de segundo e normalmente passa despercebida. Além de ser rápida, ela vai ocorrer no meio da interação, quando você também tem que se preocupar com o que ela está falando, e sem aviso prévio.

Uma boa estratégia é observar a reação da HB ao que você diz. Pois você não terá tantas coisas para prestar atenção, só em suas palavras e nas expressões dela.

Agora vem a parte mais importante do assunto. As micro-expressões e expressões parcias não te indicam se a pessoa está mentindo, ou no que ela está pensando. Isso não é leitura de mentes! As expressões faciais, em geral, te indicam a emoção que a pessoa está sentindo. É a comparação dessa informação com o contexto que dará o quadro geral.

Por exemplo, uma HB ainda acha que ela é o prêmio e está se controlando para não te dar IDI's, mas você diz algo que a agradou. Se ela for uma pessoa bem controlada, ela esboçará somente uma micro-expressão. Caso ela não tenha tanto controle, ou a emoção seja muito forte, ela vai tentar mascarar o sorriso com outra expressão.

Neste tópico tem os programas desenvolvidos pelo Ekman para treinar o reconhecimento de emoções: expressoes-faciais-atualizado-e-reformulado-t4877.html
Também recomendo enormemente seu livro A Linguagem das Emoções! Infelizmente só encontrei a versão em inglês para download. Para quem não se importar: http://www.4shared.com/document/_fVtJvE ... ealed.html
Mas a versão em português não é cara, comprei o meu por R$25,00. A leitura é simples e o conteúdo é excelente.

Treinem a detecção, pois no próximo tópico vou mostrar usos para a informação. Espero que tenha ajudado! Desculpem novamente pelo tamanho, mas estou tentando condensar uma quantidade enorme de informação em alguns posts. Fiquem a vontade para comentar, tirar dúvidas, ou criticar.
Abração!
[/color]
hair

Aprendiz

#463353 Como faço para agradecer? Cara seus tópicos são os que eu mais gosto de ler, meus parabéns mtu bom mesmo.
Abraços
Liooh

PUA EXPERT

#463360 Pois é, mas já ouvi boatos de que pra aprender e ficar bom nesse negocio de microexpressões só fazendo um curso pois o curso demora de 1 á 2 anos? estou certo?
S M I T H

Veterano - nível 10

Maravilhosa essa sequencia de Topicos camarada.

Realmente, mascarar micro-expressões é foda.
E grande parte das pessoas, nem presta tanta atenção assim, já que é tão rapido.

- Como você disse, sobre esse sorriso, a diferença é nido, quando é um sorriso completo, e um sorriso forçado...

Bom, espero aprender mais sobre isso, pra perceber com mais facilidade, as emoções que as Hbs estão sentindo.. Isso É MUITO util, acredito Eu...

Pode polpar muito esforço, e atitudes desnecessarias, Obrigado cara.

UM abraço.
paulin362

PUA Avançado

#469248 Espetacular!!!
Cara só tenho elogios quanto aos seu posts, está ótimo muito bem explicado, com conteudo real e interessante. Me ajudou muito a entender sobre as emoçoes, que estão presentes no nosso dia a dia, e é inevitavel, que as veses caimos em armadilhas emocionais, não vou parar de cair mas com esse conhecimento vou poder me beneficiar delas algumas veses.

Agora o desafio pra mim é consequir perceber essas emoçoes sem pereder atenção do set isso é um pouco dificil principalmente pra mim que não sou bom em manter atenção em ma coisa por muito tempo sou o famoso "distraido", não consigo prestar aenção em uma aula por muiyo temo ou um programa de tv, até um mosquito tira minha atenção e eu fico focado em outra coisa.
Mas mesmo assim acho que vou aplicar muito bem esses conhecimento basta esforço, que todos nós consequimos alcançar nossos objeivos!

Valeu e mais uma vez parabés!
KakoG

Veterano - nível 6

#469369 Nativex, seus artigos são ótimos.
É bom saber sobre aspectos psicológicos na área da sedução, e você está conseguindo transmitir de maneira bastante explicativa isso pra gente.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
Roal

Veterano - nível 9

#469433 Mais um parabéns aqui pra vc cara.
Teus posts são muito bem escritos e instrutivos.
Gostaria de sugerir a vc, salvar todos esses textos em formato pdf e disponibilizar pra galera aqui.
Grande abraço

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#469456 Valeu pelos feeds, galera! Amanhã devo postar a segunda parte!

Liooh escreveu:Pois é, mas já ouvi boatos de que pra aprender e ficar bom nesse negocio de microexpressões só fazendo um curso pois o curso demora de 1 á 2 anos? estou certo?

Cara, não acho necessário fazer um curso, pois ele vai usar basicamente o mesmo tipo de treinamento dos programas que coloquei no link. Eu estudo esse tema com mais seriedade há um semestre e já sou muito bom em ambientes controlados. Mas de qualquer forma, a grande dificuldade é identificar as emoções no dia-a-dia, porque você não está esperando por elas. Leia a continuação, darei dicas de exercícios.

don conejo escreveu:Pensei no meu irmão ontem, quando perguntei se ele gostava do trabalho dele....

falou que gosta muito só que ao mesmo tempo fez não com a cabeça kkkk

pra mim ele mente!!!

valeu Nativexxxxxx aguardando os próximos

abraço do DON

Fala Don! Pois é, é bem interessante observar esses sinais. Mas pode ser que seu irmão não esteja mentindo, esses sinais também aparecem quando ainda não estamos certos de como nos sentimos. Ele pode estar na dúvida se realmente gosta, daí os sinais paradoxais. Mas com essa dica você pode "cavar" mais na conversa e chegar em uma resposta mais apurada.

paulin362 escreveu:Agora o desafio pra mim é consequir perceber essas emoçoes sem pereder atenção do set isso é um pouco dificil principalmente pra mim que não sou bom em manter atenção em ma coisa por muito tempo sou o famoso "distraido", não consigo prestar aenção em uma aula por muiyo temo ou um programa de tv, até um mosquito tira minha atenção e eu fico focado em outra coisa.

Mas a princípio, isso é um desafio para qualquer um. Na continuação vou dar dicas e exercícios para melhorar essa habilidade.

Roal escreveu:Mais um parabéns aqui pra vc cara.
Teus posts são muito bem escritos e instrutivos.
Gostaria de sugerir a vc, salvar todos esses textos em formato pdf e disponibilizar pra galera aqui.
Grande abraço

Grande idéia, cara! Vou continuar com a série por enquanto, mas quando tiver uma quantidade rasoável de material, transformo os artigos em um ebook. Valeu pela dica!

Abraços!