- 17 Jan 2012, 15:54
#514772
Esse é mais um tópico off, mas de grande relevância (não é por que sou eu quem estou escrevendo )
Pode ser que me movam para os relatos; entretanto, não é um problema.
Muitos de vocês aind não estão na faculdade e nunca trabalharam; todavia, existem muitos usuários por volta dos 20 anos ou mais que entenderam esse artigo. O que quero passar aqui é com o PUA pode mudar a sua vida profissional.
Eu tenho 19 anos, sou estudante da UFRGS e como alguns de vocês sabem, trabalho com mercado de capitais. Eu estava cansado de minha rotina e o mercado havia tomado uma grande parte do meu tempo, era como o jogo, não conseguia parar de pensar naquilo. Estava me correndo. Lembro de deitar na cama fechar os olhos em uma tentativa pífia de dormir.
Respirava uma vez
Duas vezes
Três vezes
Sempre longa e calmamente
Quando relaxava, as imagens vinham à tona. As cotações movendo-se nervosas, a luta inacabável entre touros e ursos (compradores e vendedores). Estava acabando comigo.
Precisava sair do mercado.
Me candidatei a uma série de estágios:
Renner
Dell
Sicredi
Nas primeiras entrevistas coletivas meu instito PUA já estava ligado.
Não coseguia deixar de olhar todo tipo de comunicação verbale não-verbal dos concorrentes, seus pontos fracos e fortes na interação com os entrevistadores. Muitos não conseguiam contar sua história com um verdadeiro engajamento; era tedioso.
Três entrevistas coletivas depois, três aprovações. Era o mínimo qu eue esperava, vindo de um bom colégio e uma boa faculdade.
Não consegui ir à dinâmica de grupo da Renner. Eliminado
Fui então à Dell. A sede era realmente longe, mas, como um membro do PUA Base, não podia deixar uma oportunidade passar. Era um set decisivo em minha vida.
Chego lá e passo para uma entrevista individual. Eu e dois entrevistadores.
Mais uma vez, analisei cada movimento, cada entonação e espelhei como um bom corderinho. Precisava estabelecer uma relação rápida para que a entrevista não passase a ser um interrogatório. Precisava fazer com que eles falassem e se qualifacassem para mim. Tomei a frente nas perguntas.
"O que a empresa pode me oferecer par ao meu desenvolvimento?"
Era hora deles se qualificarem.
Ao todo a conversa levou quase uma hora, mais ou menos o tempo de ida até o local
Meu contrato com a corretora vencia essa semana e estava na expectativa. Eu ainda tinha de tomar uma decisão. Não enrolei, a regra dos três segundos me salvou naquele dia.
Criei coragem e chamei meu gestor para uma conversa. Fui 100% verdadeiro buscando me posicionar de modo que não ficasse na defensiva, mas evitando posições como a "catapulta" de Allan Pease. As coisas começaram a ficar interessantes, apliquei um pouco de PNL e a outra parte cedeu. Queria um acordo e estava disposta e negociar.
Voltei para casa nesse dia e pensei: "e agora?"
A Dell não me dera resposta, nem o Sicredi. Se eu saísse poderia estar botando muita coisa em risco, inclusive minha saúde financeira.
No dia seguinte, às 12:00, meu horário de almoço recebo a ligação avisando da minha aprovação na Dell!!!!
Perfeito!
Voltei ao meu gestor, regra dos três segundos.
Conversamos e recindimos contrato. Era o fim de uma boa parceria, mas a decisão já havia sido tomada.
Toda essa história serve de lição; entretanto, gostaria de ressaltar alguns pontos em que todo treinamento no jogo me foi util e pode ser para você se buscares aplicá-los:
1. A linguagem não verbal estipula a sintonia entre entrevistado e entrevistador. Logo após o aperto de mãos estabeleça contato visual imediato e não largue.
2. Espelhe o posicionamento da outra pessoa, nnunca ficando de frente para a mesma, busque ficar na diagonal e falar levemente sobre o ombro.
3. Não fique se qualificando. Dizer que você é o bom é o mesmo que abordar uma HB dizendo que ela vai ter o melhor sexo da vida dela sem nenhum ponto partida.
4. Fale calmamente e tente aplicar alguns padrões de linguagem. Confirme e repita o que lhe disserem de modo que possa assimilar, interpretar e distorcer algumas ideias, assim poderás se adequar as diversas necessidades da empresa contratante.
5. A regra dos três segundos ajudam na tomada de decisão a fim de que não fiques petrificado sme saber o que fazer. Se queres falar diretamente com o seu supervisor sobre um assunto delicado, não enrole.
6. Esteja confortável. Todos sabemos que situações de pressão nos deixam tensos, então bote a bunda na cadeira e recoste-se.
7. Aceite uma água ou café, pode ser um bom quebra gelo, com frases do tipo "Nossa, vocês botam gelo na água?" Além disso servem como um bom pretexto para descarregar a tensão tomando goles periódicos, mostrando que compreende a situação e que você se sente tranquilo com aquela necessidade solicitada.
8. O entrevistador deve ser seu amigo ao final da entrevista. Ele deve ter a imagem de que seria agradável trabalhar com você.
9. Dê ouvidos e fale tanto com o homem quanto a mulher. Não pense quem tem maior poder de decisão, pois, se ambos estão lhe entrevistando, isso é um indício de que a análise será feita com base na percepção dos dois.
9.5 Não vou comentar coisas idiotas como vista-se bem. Todos já deveriam saber disso.
Bom, era isso. Obrigado a quem teve a paciência de ler tudo.
Forte abraço!
Pode ser que me movam para os relatos; entretanto, não é um problema.
Muitos de vocês aind não estão na faculdade e nunca trabalharam; todavia, existem muitos usuários por volta dos 20 anos ou mais que entenderam esse artigo. O que quero passar aqui é com o PUA pode mudar a sua vida profissional.
Eu tenho 19 anos, sou estudante da UFRGS e como alguns de vocês sabem, trabalho com mercado de capitais. Eu estava cansado de minha rotina e o mercado havia tomado uma grande parte do meu tempo, era como o jogo, não conseguia parar de pensar naquilo. Estava me correndo. Lembro de deitar na cama fechar os olhos em uma tentativa pífia de dormir.
Respirava uma vez
Duas vezes
Três vezes
Sempre longa e calmamente
Quando relaxava, as imagens vinham à tona. As cotações movendo-se nervosas, a luta inacabável entre touros e ursos (compradores e vendedores). Estava acabando comigo.
Precisava sair do mercado.
Me candidatei a uma série de estágios:
Renner
Dell
Sicredi
Nas primeiras entrevistas coletivas meu instito PUA já estava ligado.
Não coseguia deixar de olhar todo tipo de comunicação verbale não-verbal dos concorrentes, seus pontos fracos e fortes na interação com os entrevistadores. Muitos não conseguiam contar sua história com um verdadeiro engajamento; era tedioso.
Três entrevistas coletivas depois, três aprovações. Era o mínimo qu eue esperava, vindo de um bom colégio e uma boa faculdade.
Não consegui ir à dinâmica de grupo da Renner. Eliminado
Fui então à Dell. A sede era realmente longe, mas, como um membro do PUA Base, não podia deixar uma oportunidade passar. Era um set decisivo em minha vida.
Chego lá e passo para uma entrevista individual. Eu e dois entrevistadores.
Mais uma vez, analisei cada movimento, cada entonação e espelhei como um bom corderinho. Precisava estabelecer uma relação rápida para que a entrevista não passase a ser um interrogatório. Precisava fazer com que eles falassem e se qualifacassem para mim. Tomei a frente nas perguntas.
"O que a empresa pode me oferecer par ao meu desenvolvimento?"
Era hora deles se qualificarem.
Ao todo a conversa levou quase uma hora, mais ou menos o tempo de ida até o local
Meu contrato com a corretora vencia essa semana e estava na expectativa. Eu ainda tinha de tomar uma decisão. Não enrolei, a regra dos três segundos me salvou naquele dia.
Criei coragem e chamei meu gestor para uma conversa. Fui 100% verdadeiro buscando me posicionar de modo que não ficasse na defensiva, mas evitando posições como a "catapulta" de Allan Pease. As coisas começaram a ficar interessantes, apliquei um pouco de PNL e a outra parte cedeu. Queria um acordo e estava disposta e negociar.
Voltei para casa nesse dia e pensei: "e agora?"
A Dell não me dera resposta, nem o Sicredi. Se eu saísse poderia estar botando muita coisa em risco, inclusive minha saúde financeira.
No dia seguinte, às 12:00, meu horário de almoço recebo a ligação avisando da minha aprovação na Dell!!!!
Perfeito!
Voltei ao meu gestor, regra dos três segundos.
Conversamos e recindimos contrato. Era o fim de uma boa parceria, mas a decisão já havia sido tomada.
Toda essa história serve de lição; entretanto, gostaria de ressaltar alguns pontos em que todo treinamento no jogo me foi util e pode ser para você se buscares aplicá-los:
1. A linguagem não verbal estipula a sintonia entre entrevistado e entrevistador. Logo após o aperto de mãos estabeleça contato visual imediato e não largue.
2. Espelhe o posicionamento da outra pessoa, nnunca ficando de frente para a mesma, busque ficar na diagonal e falar levemente sobre o ombro.
3. Não fique se qualificando. Dizer que você é o bom é o mesmo que abordar uma HB dizendo que ela vai ter o melhor sexo da vida dela sem nenhum ponto partida.
4. Fale calmamente e tente aplicar alguns padrões de linguagem. Confirme e repita o que lhe disserem de modo que possa assimilar, interpretar e distorcer algumas ideias, assim poderás se adequar as diversas necessidades da empresa contratante.
5. A regra dos três segundos ajudam na tomada de decisão a fim de que não fiques petrificado sme saber o que fazer. Se queres falar diretamente com o seu supervisor sobre um assunto delicado, não enrole.
6. Esteja confortável. Todos sabemos que situações de pressão nos deixam tensos, então bote a bunda na cadeira e recoste-se.
7. Aceite uma água ou café, pode ser um bom quebra gelo, com frases do tipo "Nossa, vocês botam gelo na água?" Além disso servem como um bom pretexto para descarregar a tensão tomando goles periódicos, mostrando que compreende a situação e que você se sente tranquilo com aquela necessidade solicitada.
8. O entrevistador deve ser seu amigo ao final da entrevista. Ele deve ter a imagem de que seria agradável trabalhar com você.
9. Dê ouvidos e fale tanto com o homem quanto a mulher. Não pense quem tem maior poder de decisão, pois, se ambos estão lhe entrevistando, isso é um indício de que a análise será feita com base na percepção dos dois.
9.5 Não vou comentar coisas idiotas como vista-se bem. Todos já deveriam saber disso.
Bom, era isso. Obrigado a quem teve a paciência de ler tudo.
Forte abraço!