- 13 Nov 2013, 14:53
Desculpa pessoal se essa duvida for muito básica mas eu estou começando meus estudos sobre PNL e antes eu já tinha lido algo sobre hipnose, e para mim era a mesma coisa. Porem, eu vi uma entrevista do jahpz que ele diz que são coisas diferente, ai fiquei na duvida. Qual a diferença fundamental?
- 16 Nov 2013, 22:07
Alguns autores afirmam que PNL e hipnose são nomes diferentes que representam uma mesma coisa. Em um certo ponto eles estão certos, ambas trabalham com padrões linguísticos capazes de induzir ao transe e provocarem mudanças pessoais. E se tratarmos a PNL como estritamente isso, PNL e hipnose seriam realmente a mesma coisa.
Porém a PNL não se restringe apenas em desenvolver e aplicar padrões hipnóticos da linguagem. A PNL possui vários modelos e técnicas que vão além da hipnose. Os primeiros modelos da PNL eram profissionais que não se consideravam hipnotistas, como no caso do criador da Gestalt terapia, o alemão Fritz Perls, a universalmente famosa terapeuta familiar, a americana Virgina Satir, o célebre antropólogo britânico Gregory Batson, o famoso linguista polonês Alfred Korzybski, o grande linguista americano Noan Chonsky, entre vários outros nomes antes que Bandler e Grinder (Os criadores da PNL) tivessem tido o seu primeiro contato com a hipnose de Milton Erickson (considerado pelos próprios criadores da PNL como o principal de todos os seus modelos)
Além disso a primeira técnica da PNL foi chamada de modelagem, que consistia em observar todos estes nomes de sucesso acima, em ação, identificar os padrões linguísticos responsáveis pelos seus resultados positivos e modela-los, mapeando e ordenando-os de forma sistemática de forma que outros seguindo este modelo copiado pudessem conseguir resultados semelhantes aos do modelo original.
Por isso, na minha opinião, a PNL não é o mesmo que hipnose, mas a hipnose é um dos modelos fundamentais da PNL.
A diferença é que a hipnose se concentra na ideia de provocar mudanças pessoais mediante a utilização de padrões linguísticos hipnóticos capazes de provocar uma alteração do estado de consciência, levando a pessoa ao transe, e utilizando deste estado mais suscetível para aplicar as técnicas capazes de provocar as mudanças desejadas. Já a PNL, além de fazer isso, se concentra em outros assuntos que vão além do que é feito com padrões linguísticos hipnóticos. Como por exemplo, a modelagem de habilidades pessoais, as pistas de acesso ocular, as teorias sobre modelo de mundo, submodalidades, sistemas representacionais e as técnicas relacionadas e elas, entre outros.
Abraços!