Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Lovi's
#183924 - Não tenho nenhum. É por isso que estou nessa estrada.
- Errado meu caro. Todos temos talentos o problema é que nossos amigos, nossos pais, as pessoas ao nosso redor, a sociedade dão foco nos nossos defeitos. Todos os dias você escuta na tv: se você é gordo, compre isso... se tem espinhas, compre aquilo... se é impotente, aquilo outro... comercialmente nos tornar pessoas com auto-estima baixa, que valoriza os defeitos é um ótimo negócio. Imagina se todo mundo se sentisse bem do jeito que é. As empresas de cosméticos, por exemplo, faliriam.
-Nossa nunca tinha pensado nisso.
-É meu caro hoje vou falar de algo que é uma quebra de paradigma e que vai te ajudar a definir seus objetivos.
-Certo.
-Você conhece Pavlov?
-Aquele do Flamengo? Cara até hoje eu lembro aquele gol de falta na final contra o vasco, fora o título brasileiro que ele...
-Não, não. Eu não disse Petkovic, eu disse Pavlov.
-Deve ser primo dele. Se jogar bem também, ele podia vim pro flamengo e fazer dupla com o Ronaldinho...
-Não. Pavlov é um psicólogo e não um jogador. E ele é russo e não sérvio. Ele viveu no início do século passado e seus estudos são muito importantes. Ele fez algumas experiências com cachorro. Sempre que ele ia alimentar um cão, ele tocava um sino. Fez isso durante um mês. Então, passado esse tempo ele simplesmente tocava o sino e os cachorros começavam a salivar, mesmo sem comida. Quer dizer que ele condicionou a "biologia" do cachorro a salivar ao se tocar um sino, pois se associou sino a comida. Ele chamou isso de reflexo condicionado. Entendido até aqui?
-Sim.
-Pavlov dizia que o sistema nervoso é herdado. O cão, ante ao estímulo da presença do alimento, reage com a salivação porque através de um longuíssimo período de evolução isso se tornou parte integrante do seu sistema nervoso. Entretanto, um indivíduo tem de viver em ativo relacionamento com seu meio, e reagir ás mudanças que ocorram no mundo exterior, fazendo-o através de modificaçóes em seu sistema nervoso. Ele então formulou os conceitos de forças excitadora e inibidoras.
-E o que são isso?
-Quando predominam as forças excitadoras, o indivíduo é orientado a ação. A dominação de forças inibidoras gera indivíduos perplexos e bloqueados. Quando uma pessoa começa a fazer algo em que predominava a força inibidora e passa a ter êxito, o grau de excitação no córtex cerebral aumenta até que ocorra um novo e espontâneo equilíbrio entre a excitação e a inibição e esse novo comportamento se torne parte integrante e "natural" do indivíduo.
-Hoje a coisa tá bem científica, né?
- É! Mais é importante para você entender pelo que vem pela frente, pois daí temos duas conclusões.
- E quais são?
- Primeiro, mudar não é nada fácil, se um hábito estiver arraigado a muito tempo, mas sobre isso falarei detalhadamente com você no nosso próximo encontro. Hoje falarei surperficialmente.
Segundo, essa história de que devemos ser naturais é pura balela de gente que tem medo de enfrentar a responsabilidade de seus atos. O seu ser "natural" é nada mais do que hábitos que devido a sua genética e o seu meio, fotaleceram a parte inibidora ou excitadora do seu cérebro, mas que você pode alterar. Entretanto, quero que você veja as coisas por uma nova ótica, um novo paradigma.
-Pode falar.
-Se você quer mudar uma área da sua vida, que tal se apoiar nos seus talentos e a partir dele fazer as modificações adequadas para a obtenção do seu objetivo? Talentos nada mais são do que hábitos, herdados ou adquidos, que muito praticados, tornaram-se forças excitadoras.
- Está meio confuso.
-Imagine que desde que você era um bebê, sua mãe lhe ensinou a ser imparcial. Sempre que você era imparcial, uma linha no seu cérebro relacionado a ela se anexava a "ala" da força excitadora, isso foi crescendo e agora, 20 anos depois, de um simples fiozinho tudo se tornou um cabo de aço. Agora imagine que você não seja criativo e resolve tornar-se a partir de hoje, você demorará 20 anos para ter essa habilidade tão boa quanto é a imparcialidade. Então creio como carreira profissional, seria melhor você ser um juíz e não um marqueteiro. Isso vale para força inibidoras também. Se sua mãe diz que é errado ser desonesto e desde bebê você nunca praticou isso, a força inibidora será forte e você terá dificuldade em roubar, então melhor você ser um policial do que um ladrão.
-Então se eu usar os meus talentos tudo fica mais fácil?
-Claro. Os Phd's Marcus Buckingham e Donald O. Clinton estudaram por muito tempo as pessoas que eram os melhores em sua área e perceberam que essas pessoas valorizavam os seus talentos e não seu defeitos.
-Mais eu não tenho nenhum talento já te disse.
-Tem sim. Como já disse vivemos uma cultura dos defeitos. Mas todos temos talentos. O problema é que quase ninguém nos diz. Olhe para dentro e veja o que faz bem. Se precisar de ajuda esses dois Phd's que eu citei escreveram um livro chamado "Descubra seus pontos fortes". Nele a um senha que você coloca no site e preenche um questionário, que eles criaram depois de esturem pessoas de sucesso por mais de vinte anos. Pra mim deu certo.
-Sério? E qual é sua qualidade?
-Eu sou um restaurador. Uma pessoa que adora resolver problemas e é verdade. Mas nunca tinha parado para pensar nisso como uma qualidade. E eu estava confuso se fazia o curso certo na faculdade, pois cursava engenharia civil mas não sou um "amante" da matemática, mas como o engenheiro é um resolver de problemas, já dizia meu professor de introdução a engenharia, me indentifiquei com o curso e minhas notas melhoraram exponencialmente.
-Mas o engenheiro não precisa ser fera em matemática?
-Claro que ele precisa ter domínio. Fortalecer os seus talentos não quer dizer esquecer os defeitos, pois ele podem acabar ofuscando os talentos. Mas o importante é entender que quando for escolher onde trabalhar eu escolherei trabalhar diretamente em gestão em obras onde o meu talento é mais importante do que ser um projetista que apenas faz cálculos. Mudar para favorecer seus talentos não quer dizer que deve girar seu mundo 180º. Dentro do seu curso, da sua empresa há áreas onde seu talento pode ser aproveitado.
-Mas o que isso tem haver com o PUA?
-Então meu pupilo, você está louco para conquistar mulheres não está?
-ô se tô!
-Mas já olhou o tanto de professores, que se intitulam gurus do sexo, que existem? Um cobrando mais do que o outro em seus workshps, e alguns falando mau do outro.
-É verdade. Por isso que eu leio todos, me aprofundo e passo para o outro.
- E tem dado certo?
-Ainda não deu.
-O importante é você se aprofundar em um método somente. Focar nele e desecá-lo. Mas para escolher qual será esse método você deve passar sobre todos superficialmente. Entender, mais ou menos, como funciona e então pensar:Qual fortalecerá o meu talento? Se você é engraçado, que tal o arrogante-engraçado do Deangelo, se é um cara impaciente que não gosta de jogar "conversa fora" que tal o direct do Bad Boy, se é bom dissimulador que tal o jogo indireto do Mystery, se é o "bonzinho" que tal o jogo do Juggle. O que você deve entender é que não existe nem estratégia nem guru perfeito. Cada jogo é melhor para cada pessoa e você deve procurar o seu.
-Nunca pensei nisso!!
-Escolhendo um jogo que apóie os seus talentos, é só você modificar alguns defeitos que podem lhe atrapalhar e correr para os braços das mulheres. É você pode fazer isso em todas as áreas da sua vida. É aquele velho dilema de fazer o que gosta. Mas mesmo apoiando nos talentos você terá que mudar algumas coisas. Entretanto, falaremos sobre mudanças numa próxima ocasião, quero que hoje hoje você reflita:
Qual é o seu talento?

Lovi's!!

Meus outros post:
todo-mundo-odeia-o-chris-t19139.html
o-que-vale-mais-uma-ferrari-2009-ou-land-rover-1999-2-t18826.html
por-que-as-mulheres-ficam-com-os-caras-ricos-artigo-1-t14431.html
e-este-tipo-de-mulher-que-voce-quer-t18997.html