Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Simass

Aprendiz

#869566 Saudações Caçadores!

Ano que vem, pretendo ir para o Poliedro (Cursinho pré-vestibular com alojamento focado em universidades fudidas tipo ITA e FUVEST). Coloquei na minha cabeça que vou exclusivamente para estudar, ou seja, nada de pegar HB's, socializar, se divertir... A questão é: Alguém já se colocou em uma situação igual a essa? Sacrificar todas as exigências durante 1 ano por uma causa maior? Como lidar com uma insanidade dessas?
HE-13 - MEMBRO EXCLUSIVO
#869578 Amigo, vejo que não é insanidade não! Se isso vai te trazer muitos benefícios, vá em frente! Foco e atitude!

Mas com certeza você terá tempo para socializar tbm!

O estudo não somente traz benefícios diretos (emprego e dinheiro) mas independente da carreira, você vai evoluir teu raciocínio, e melhorar como pessoa! Digo por experiência própria, acabo de me formar, e ao longo dos 5 anos de estudo, evoluí demais! Conheci pessoas de bom nível, e troquei boas experiências. Excelentes aprendizados!

Vá em frente! Abraço! Sucesso!
Paullete

Veterano - nível 10

#869584 Você ta certo cara, eu também ja tentei isso, mas sem pelo menos uma mulher, você sente que precisa de fc. É bem difícil ficar sem. Mas você precisa estar focado na sua evolção pessoal e financeira. Boa sorte parceiro você consegue !
Dunoronha

Veterano - nível 1

#869646 Passei por uma situação quase parecida com a sua, mas pense nos benefícios que virão quando você estiver na USP ou ITA. É claro que você deve manter o FOCO, afinal é o seu futuro que está em jogo, mas não se esqueça que com estresse o seu rendimento cai bastante. Ter lazer em um ano de estudo é ESSENCIAL.

Esse ano precisei trabalhar integralmente, mas fazia cursinho a noite, TODAS as horas que eu tinha tempo livre eu estava estudando, no meu almoço, nos fins de semana e até deixava de ir em festas de amigos meus. Se eu sai, foram 3 vezes. E o que resultou com esse aprisionamento da minha vida social? Fui mal nos vestibulares, senti a pressão, fiquei estressado durante todo o ano pois pouco socializei. Ao menos aprendi a lição sobre o que não fazer no próximo ano HAHAHAHH'

O segredo está no EQUILIBRIO, segundo Aristóteles o meio-termo nos trás a VIRTUDE. Muito lazer, e pouco estudo lhe trará mais um ano de cursinho, assim como muito estudo e pouco lazer pode te trazer muito PREJUIZO como a depressão e a reprovação no vestiba.

Já que você vai ficar em um alojamento, provavelmente terá pessoas com os mesmos objetivos e perspectivas que você inclusive HBs, pois então bora SOCIALIZAR E CLOSAR!! Imagem

Boa sorte, e bons estudos!!
DocHolliday

Veterano - nível 9

#869668 Cara, o dia tem 24 horas, se você planejar bem dá pra não abrir mão da sua vida social.
Se você não trabalha, então que vai ficar fácil mesmo.
Faz um cronograma e segue a risca, se você estudar 5 horas por dia, fora o curso, já está é muito bom... mais que isso vai fritar sua cabeça, você vai ficar bitolado e não vai passar em porra nenhuma, além de ficar um ano sem comer ninguém.

A sociedade coloca na sua cabeça que passar em prova é só estudar, errado!
Óbvio que estudar é o principal, mas há outros fatores que contam muito, dentre eles estão a sua tranquilidade e nível de satisfação.
Se você está satisfeito, você está tranquilo, logo fará uma boa prova. Se eu ficar um mês sem sair, só por conta de trabalhar e estudar, eu fico tão puto que meu rendimento cai enormemente nos estudos e no trabalho.

Não são as horas de estudo que contam, e sim a qualidade das suas horas de estudo.
KFGS - DOADOR

PUA EXPERT

#869671 Na vida é primordial ter um ponto de equilibrio, só se focar em estudos pode ser ótimo ,mas por outro lado outras areas da sua vida podem não andar bem pela falta de displicencia.O que eu quero dizer é que você deve dar atenção para todas as areas da sua vida.Da para conciliar tudo sim,então estude muito ,se socialize e tenha horas de lazer também.

Abraços!sucesso e boa sorte!!
Über

Veterano - nível 3

#869676 Já passei por situação similar e estou passando novamente por ela, olha só que legal. Da primeira vez foi para passar para a OAB. E eu só fazia estudar feito um cavalo... era cerca de 8 horas por dia, chegando a 9 horas em algumas ocasiões. O sacrifício foi recompensado e eu passei na OAB.

Atualmente sou concursando, e a maratona de estudos voltou. Mas acho que não faz sentido se privar dos seus momentos de lazer, desde que saiba usufruir deles moderadamente. Nada de exageros. Siga minha lógica: o dia tem 24 horas. A não ser que você dedique essas 24 horas aos estudos, invariavelmente sobrará um tempo que você pode alocar conforme suas prioridades. E acho que o lazer tem um papel importante, inclusive para o rendimento dos estudos.

Eu busco estudar no mínimo entre 6 horas todos os dias. O tempo que me sobra eu uso para ler, assistir seriados e jogar videogame. Você até pode tentar exageros do tipo estudar 10 horas por dia, mas eu cheguei à conclusão que isso é contraprodutivo. O nosso rendimento vai aumentando com o passar do tempo, mas alcança um pico apartir do qual o rendimento passa a cair. O ideal é parar no pico, pois apartir daí seu rendimento só tende a cair.

O segredo de tudo tem um nome: disciplina. Eu uso o Google Agenda e o Tomighty para me programar. Ainda estou longe da perfeição, mas pelo menos já estou no caminho.

Todo excesso é prejudicial, até mesmo de estudo. Busque colocar os estudos em primeiro plano, mas tenha em mente que o lazer também colabora para manter a saúde mental em dia.
Saulo Carvalho

Veterano - nível 2

#869691 Estudo com foco no ITA também e talvez devo morar no curso também ano que vem. Esse ano estudei bastante, saía 1x por mês meu pensamento era o seguinte: "Se eu sair sabado as 22:00 volto pra casa as 4:00/5:00 e perco um dia de estudos no domingo, então vou evitar bem. A oportunidade que eu tinha de conversar era em alguns intervalos do curso.
Em alguns momentos do ano meu cérebro saturava ai sim eu ia pra alguma festa com uns amigos, zoava, ria.
A saúde mental é a mais importante.
Abraços
payperview

MEMBRO PROFISSIONAL

#869926 Mano você vai fazer a coisa mais inteligente da sua vida , em vez de ficar um mangina mediano que só pensa em buceta , vai tentar se tornar alguem de sucesso ...

Não se alcança nada sem sacrifício .

Um abraço Payperview