- 19 Mar 2014, 16:00
zTito escreveu:Em minha opinião ser natural é simplesmente buscar diversão, abrir sets apenas pra conversar sem se preocupar com o que vai acontecer, a ponto de sair rindo caso tome um belo toco, não acha?
Isso se relaciona com a 3ª linha de pensamento, é uma parte do Inner Game geralmente trabalhado pelos gurus de métodos intitulados naturais, de redefinir nossas crenças e objetivos do foco/atenção dos resultados para a ação.
Outra mudança de foco no Inner Game natural é a atenção dos outros transferida para nós; como a mudança do foco da preocupação com o que os outros pensam e sentem para o que nós mesmo pensamentos e sentimos. Do o que agrada os outros para o que nos agrada a nós mesmos. E etc.
zTito escreveu:Ter um Inner Game excelente, faz com que eu não precise me preocupar muito com o que estou falando [...]
Iso também é geralmente abordado no trabalho do Inner Game dos métodos intitulados naturais. LoGun que o diga, ele sempre fala sobre isso.
zTito escreveu:1º: Acho que ser selvagem é ser meio natural, pois normalmente a pessoa entra nesse estado apenas durante a interação(sendo um pouco forçado). Mas considero essa alternativa meio certa, pois pode variar de cada pessoa, se ela é safada por natureza ou pela regra do JOGO.
O que se pode fazer com relação a este sistema de pensamento seria redefini-lo, dizendo que se é mais natural qando segue seus
impulsos naturais. Impulso é diferente de comportamento, impulso é aquilo que nos leva a ação, é o desejo, a vontade e etc., mas comportamento é a própria ação, é aquilo que você faz para satisfazer seus desejos/vontades/impulsos e este (comportamento), principalmente nos humanos, é em sua grande parte aprendido.
Dai o problema desta primeira linha de pensamento, que afirma que se deve comportar apenas institivamente com comportamentos inatos, como já refutado por algumas ciências que estudam o comportamento e a evolução do comportamento humano, isso seria impossível, pois a maior parte de nossos comportamentos não são inatos mas sim aprendidos.
zTito escreveu:2º: Nunca ter estudado sedução não significa que a pessoa é natural, a coisa mais comum hoje em dia é homens conversando sobre técnicas de sedução entre si, tendo de exemplo: como ele chegou naquela gata, como ele partiu pro beijo e etc.
Este sistema de pensamento considera não-natural estudar de forma sistemática e formal conscientemente os processos e táticas de sedução. É diferente por exemplo de um papo entre amigos, que fazem isso de maneira informal, porém ambos estão em sua maior parte do tempo conscientes do macetes que usam e das conversas sobre sedução que tiveram, a única diferença é que os PUA's fazem isso de maneira formal e mais sistemáticas e eles de maneira mais informal e menos sistemática.
E uma das premissas desta linha de pensamneto é que os PUA's sempre terão consciência das fases e técnicas de sedução que estiverem ocorrendo, mas isso também pode acontecer com os sedutores que nunca estudaram PU mas já conversaram entre si sobre macetes de sedução ou mesmo já pensaram a respeito do assunto, eles provavelmente estarão conscientes de suas táticas usadas e das fases de sedução que estão ocorrendo, por isso tal linha de pensamento também pode ser contestada neste ponto.
Além disso há tanta coisa que aprendemos de maneira formal neste mundo, esportes em geral, coisas que podem interferir na nossa vida cotidiana, correr de maneira mais eficiente (corrida de atletismo ou maratona por exemplo), então chamariamos um corredor profisional de não natural e alguém que nunca fez atletismo/maratona de natural, simplesmente porque aprenderam o que fazem de maneira diferente?
Realmente tal linha de pensamento possui críticas relevantes que precisam serem resolvidas.
zTito escreveu:4º: Eu amo PNL (acho que você também), e se você seguir a linha de aprendizado no fórum, o caminho é praticamente este: INDIRECT > DIRECT > NATURAL(alguns entram na PNL, e outros encerram ai), no primeiro se aprende a se comunicar, no segundo se ganha confiança e no terceiro se internaliza tudo que se aprendeu se tornando natural.
Eu não diria que é necessário seguir este caminho, acredito que possa começar em qualquer um destes três métodos intitulados da comunidade.
Você aprende a se comunicar em todos os três, porpem de maneiras diferentes, no indireto você aprende a despertar atração escodendo suas intenções, no direto você aprende a despertar atração demonstrando suas reais intenções e no natural você geralmente aprende muito sobre criatividade e improviso. E ambos ensimam comunicação porém de maneiras diferentes.
Agora o natural dos métodos da comunidade é diferente do natural da psicologia/PNL. O último se centraliza na ideia de internalizar os comportamentos praticados e aprendidos para que estes sejam considerados naturais e aquele que os pratica também. Já o primeiro desaconselha a decoreba e estimula a criatividade e o improviso mas não necessáriamente prega a internalização, e ai está a diferença fundamental entre eles.
Para a naturalidade de acordo com a psicologia/PNL ocorrer é preciso que seus comportamentos estejam internalizados, então o natural de acordo com a 4ª linha de pensamento só seria natural depois de ter internalizado seus comportamentos. E de acordo com a 3ª ele já seria natral quando abandonasse os enlatados e começasse a criar e improvisar, mesmo que ainda não tenha internalizado todo o aprendizado.
zTito escreveu:Logo um ser completamente natural não existe, pois mesmo quem nunca nem conversou sobre sedução tem algum mapa em mente pra seguir.
Acredito que esta forma de pensar se relaciona com a 2ª linha, que prega que o cara sempre terá algo em mente (consciente) sobre o que ele aprendeu sobre sedução, porém aqui você parece generalizar isso para todo tido de sedutor, não sendo somente os PUA's.
A 4ª linha se defende desta crítica da seguinte maneira, dizendo que, apesar de o seu mapa de como agir estar disponível na pré-consciência, ele só é trazido a luz da consciência quando houver um esforço/desejo do ínidividuo, mas que tal mapa pode permancer fora da consciência durante a ação que já se tornou automática pela internalização do aprendizado. Sendo trazido a luz da cosnciência somente quando desejado conscientemente pelo indivíduo.
Obrigado por suas respostas.
Abraços!