Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

bruno neves

Veterano - nível 10

#931007 Olá queridos puas, preciso da ajuda de vocês, pois estou em uma etapa decisiva de minha vida. Tudo começou quando decidi prestar o vestibular da UEL Universidade estadual de Londrina. Porém, ao longo de minha vida sempre havia estudado em escola pública, mas mesmo apesar dessa circunstância eu consegui ser aprovado na concorrida universidade estadual. Confesso que foi uma alegria indescritível ver meu nome na lista de aprovados. No entanto, em breve estarei indo embora pra Londrina, pois as aulas estão prestes a começar. Entretanto, comigo eu levo uma constante preocupação,pois eu não tenho totais condições financeiras de me manter em Londrina, apesar de que meus pais irão me ajudar, mas não gosto muito dessa ideia, já que meus pais também vem enfrentando problemas financeiros aqui em casa. Sobre tudo, peço concelho de vocês, o que devo fazer nessa situação, meu curso é meio perído, sendo assim da para min arrumar um trabalho, mas estou meio com receio, pois londrina é uma cidade muito grande, o que devo fazer nessa situação pessoal ?
Leukos

Veterano - nível 9

#931011 Parabéns pela aprovação, Bruno! Espero que tenha um futuro brilhante pela frente.
Meus conselhos são: Arranje um trabalho. Corte gastos e economize o máximo que puder.
Sugiro que compre um caderno e nele anote todos os seus gastos e ganhos no decorrer do mês. No final, veja onde tem possibilidade de reduzir gastos.
Se a situação tá extremamente complicada, vá em festas mas só pague a entrada (não beba). Não gaste com lanches na faculdade. Faça sanduíches caseiros ou coma frutas.
Provavelmente você vai alugar um apartamento, sugiro que procure um colega de quarto (e vocês dividem o aluguel). Sempre que puder faça as refeições em casa (restaurantes e lancherias consomem muita grana).
------------------------------------------/ /--------------------------------------------------------------

Acredito que a principal coisa a fazer agora é se estabilizar no local. Encontre a moradia, procure um colega de quarto e comece as anotações sobre seus gastos. Após isso procure um trabalho - dê prioridade para um trabalho que te agrade, melhor ainda se for próximo de sua moradia ou faculdade.
Vai ser difícil. Trabalhar e estudar não é pra qualquer um. Mas isso te fará crescer muito. Boa sorte e bons estudos!
Supersonic

Veterano - nível 4

#931012 Cara, deixa o medo de lado e enfrente a situação. O novo assusta, mas só no inicio, com
o tempo naturalmente as coisas vão se encaixando e quando menos esperar você estará
tranquilo e fazendo o seu futuro.

Aceite sim a ajuda dos seus pais, será um dinheiro não gasto, mas sim investido!

Tudo que você consquista diretamente influciará na sua familia, uma mão lavará a outra.

O sofrimento é passageiro, mas a conquista é pro resto da tua vida.

Vai pra cima!

Abraço! :ae
dudufreire

Veterano - nível 1

#931014 Cara, entendo perfeitamente tua situação, tu tá saindo de casa é complicado, é um choque, mas tu te acostuma. Quanto a universidade, sei que a maioria das federais (estadual eu não sei) fornecem/disponibilizam residência para estudantes e restaurantes universtários acessíveis tenta te informar, já é um gasto a menos. Caso contrário siga a ideia do amigo de dividir o apartamento e fazer os lanches em casa, vai ajudar bastante.