Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Ailton

Aprendiz

#710962 Bom, preciso da ajuda de voces galera.
Entrei na faculdade de Gestao Publica mes passado e essa semana tem prova, embora o curso ainda esteja relativamente facil e essas primeiras provas sejam de nível bem baixo ainda, eu percebi que eu nao sei mais estudar. :confuso
Talvez o fato de eu ter terminado o ensino medio em 2009 e de la pra cá nao ter estudado mais nada, (ano passado eu fiz um semestre de analise de sistemas),
seja uma das causas disso, mas eu tambem nao era um exemplo de aluno nos tempos do colegio. :legal
Queria umas dicas de vcs que estudam, fazem facul, tao no colégio, estudam pra concurso, fazem cursinho e talz de como é a rotina de estudos de vcs, pois pretendo passar a estudar pra valer e o meu curso é de quatro semestres apenas então tenho que pegar pesado desde agora, pq já coloquei como um objetivo de vida ser um super gestor publico e fazer a diferença na minha areá.

bom galera é isso, se puderem me ajudar deem uma luz ae
abraço
RedneckPUA

#711042 Então, vou bem pra caralho no colégio e estudo pouco tempo, mas esse tempo é otimizado.

Leia os materiais e vá organizando e resumindo tudo em topicos, quando necessario, procure video aulas na internet. As vezes é mais bem explicado do que a matéria que voce tem.
rodrigo1993 - MEMBRO EXCLUSIVO
#711054 eu particularmente utilizo pnl pra estudar.
A técnica QUE EU SIGO é a seguinte:1-Sente-se de forma relaxada aonde for estudar;2-O lugar tem q estar em silêncio;3-Estude cada matéria por no minimo 30min e no maximo 45min;5-Para cada matéria que acabou de estudar faça um intervalo de 15 min(nesse tempo vc pode fazer algo que te relaxe,eu por exemplo durmo um pouco..MAS SEM ESTOURAR O TEMPO DE DESCANSO);6-Grife faça anotações e grife as principais partes do conteúdo com varias cores...assim fica mais facil de estudar para as provas;7-PRESTE BASTANTE ATENÇÃO EM TUDO O QUE O SEUS PROFESSORES FALAM(geralmente eles falam algo a mais que não estão nos livros e passam nas provas pra ver quem realmente presta atenção nas aulas);8-TIRE SEMPRE TODAS AS SUAS DUVIDAS COM OS PROFESSORES E COLEGAS;9-Estde no máximo 4 Matérias por dia;10-Etude de segunda a sexta 4 matérias e de sabado pelo menos 2(eu estudo de manhã no sabado pra ter o sabado livre pra mim);11-DOMINGO DESCANSE,VAI SE DIVERTIR COM OS AMIGOS
ricardol11

#711139 Opa, estou cursando Direito, e também tive dificuldades no começo...
Te aconselho primeiramente a não faltas aulas, acredito que esse seja o grande fator de desestímulo pelos estudos.
Preste bem atenção as aulas e anote sempre o que achar importante da fala do professor, pois além de te deixar "ligado", essas anotações vão facilitar muito o seu estudo em casa. Quando vc não anota a aula, suas chances de se dispersar são bem maiores.
Para ir bem nas provas vc precisa primeiramente estudar o caderno, ou seja, o que foi passado em sala. Já aconteceu de eu estudar apenas pelos textos e ignorar o caderno, o que fazia eu ir não tão bem nas provas.
Depois do caderno vc estuda pelos materiais complementares (livros, textos, slides, vídeos, etc); será bom para complementar o estudo e resolver alguma questão que não tenha entendido. Acho bem importante também entender a sequência da matéria, como se fosse estudar um sumário mesmo...
Caso vc tenha perdido aula, aconselho a estudar por um livro indicado pelo professor. Nele provavelmente terá tudo o que precisar, e vc tem a possibilidade de reler quantas vezes for preciso.
Obviamente, vc precisa reservar um tempo de estudo. Se não conseguir ser disciplinado, como reservar horas "x" todos os dias, reserve um tempo para estudar alguns dias antes da prova.
No próprio estudo, tenho uma dica muito eficiente, que é a de reescrever o conteúdo a mao em folha separada. Outra forma de lembrar a matéria é explicá=la para alguém, nem que seja para vc mesmo!
Abraço e bons estudos..
orlenha

Veterano - nível 9

#711184 Cara como Rodrigo1993 disse, eu faço mais ou menos a mesma coisa que ele ou fazia pois ja sou formado, menos usar cores diferentes para grifar coisa de que me arrependo enquanto fazia faculdade, mas normalmente eu dividia por materia e procurava estudar todo dia, fazendo resumos, anotando o assunto em tópicos, elaborando esquemas (diagramas) para facilitar a compreenção.

Outra dica não se contente apenas com o que seus professores explicam em sala de aula, porque o papel do professor é mostrar os caminhos, é dar um "norte" para que voce possa se orientar, portanto pesquise outras fontes do assunto e/ou materia, pesquise artigos atualizados, e sempre pricure fazer anotações não apenas em sala de aula mais do material que voce estuda, dos livros em que voce lê.

Também é importante voce explicar o que voce esta aprendendo para uma pessoa leiga, isso ajuda e muito a voce dominar o assunto. Meu irmão por exemplo sempre servia de cobaia huahuauhahuauh.

Espero ter te ajudado.

Abraço e bons estudos

Criador do tópico

Ailton

Aprendiz

#711440 Galera, vcs são demais msm.
vou seguir todas as suas dicas e montar uma rotina de estudos pra min, ontem eu dei uma estudada de leve pra prova de hj e tenho certeza q me dei bem, já a de amanha é matemática financeira e eu to perdidaço, e matemática sempre foi o meu carrasco nessa vida.
muito obrigado pelas dicas galera, vou utilizar todas.

abraço