Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Devillish
#296344 Bom pessoal faz um tempo que eu não posto nada pra ajudar a galera do fórum e eu peço desculpas, mais é que eu estou realmente sem tempo nenhum com toda essa história de vestibular e etc..
Enfim vamos ao que interessa a todos:
Autenticidade: palavra curiosa essa, derivada de autêntico que significa "que é o verdadeiro". Ou seja, ser autêntico significa ser o verdadeiro você.
Bah! conclusão óbvia, porém é exatamente ai que as pessoas acabam errando pois ser autêntico é MAIS que ser você mesmo, muito mais.
Primeiro você tem que aceitar o fato de que nós não estamos sozinhos dentro de nossas mentes, na verdade nós estamos presos em nossas mentes! sim, e o dono da prisão/guarda/Escravizador, é ninguém mais ninguém menos que o nosso velho amigo ego. Aqui esta um texto que eu escrevi a um tempo atrás no meu tumblr:

"Dentro da sua cabeça existe você, seu eu verdadeiro, ele mora em uma parte isolada de seu cérebro, e não costuma sair muito de lá. Só ele sabe tudo o que você realmente quer e tudo que você realmente precisa. Ele é o morador original de sua mente, é ele que sempre esteve aí desde que você nasceu e, apesar de ele mudar com o passar dos anos sua essência continua basicamente a mesma.

Com o passar dos anos porém, começa a andar pelas vizinhanças de seu cérebro um sem-teto, ele é apenas mais um igual a todos os outros filhos do mal. E ele é ardiloso, enche o verdadeiro você de vaidade, de ganância e de inveja. Ele o faz pensar que é seu amigo e que vai te proteger, e você o convida para construir uma casa e morar junto com o seu verdadeiro eu.

Quando a casa fica pronta porém, ele te revela que aquilo na verdade é uma prisão e em um golpe hábil e rápido, ele prende o verdadeiro eu nessa prisão, e se muda para a sua casa original.

Ele começa a comandar o cérebro e todas as vontades e desejos se tornam mesquinhos e sedentas de atenção e poder, pois essa criatura é faminta, eternamente insatisfeita e descontente com tudo e todos, inclusive consigo mesma. Ela é sedenta de aprovação e necessita de atenção, ela é uma cobra que sussurra mentiras e palavras de traição e ódio.

E o verdadeiro eu fica preso na nova casa, e de lá não saí, só quando o novo morador quer.

E essa história não ocorre tão tarde, na verdade ela ocorre dentro de todos nós muito cedo, e muito rápido, e cada um de nós ajuda a alimentarmos o novo morador do outro. Esse morador indesejado, que prende nossas vontades e desejos verdadeiros. O ego."
mais em www.shareitman.tumblr.com

Dada essa breve explicação, gostaria de explicar uma conclusão implícita no texto. Se o seu ego te aprisiona e te impede de fazer as coisas que tem vontade de verdade, então você não é autêntico de verdade mesmo quando acha que está sendo.

O fato é que uma vez que não há como se livrar completamente do ego, não também como ser autêntico no verdadeiro sentido da palavra. Sendo assim podemos, e devemos apenas tentar sermos o mais autênticos que pudermos.
E, como podemos fazer isso ? DD:

Bom, sabe quando você faz alguma coisa só por que todos estão fazendo? por pura pressão social?
Ou quando você conta uma mentira para ganhar social proof?
Então, você pode começar parando por aí. Veja bem, eu não estou dizendo que o social proof é algo ruim, porém é muito mais verdadeiro quando você o ganha com histórias reais, com experiências reais. E você consegue isso apenas se você sair lá fora, se divertir com os amigos, fazer idiotices e viver a vida sem medo do que pensarão quando olharem para você.
O julgamento que os outros fazem de você é apenas inveja, apenas isso.
bom gente, talvez eu faça mais amanhã, enfim, abraços, espero começar a ajudá-los mais.
sucesso
Decoamorim
#297276 Cara muito bom topico!
Uma historinha para deixar mais clara a definicao de como nos nos posicionamos no meio social e a nos mesmos.
Acrescentando, podemos observar na mente humana (segudo Freud) o Super-ego , Ego e Id.

Super-ego : e a censura, sobre o que devemos ou nao fazer. Seja isso definido pelo que aprendemos, pela sociedae, etc.

Ego: É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego

Id: sao os impulso, todos os desejos que sentimos inconscientemente.

Entao o ego eh o juiz da briga entre o super-ego e o Id. Por essa definicao chegamos a conlusao:

Voce eh aquilo que faz, o que voce torna real, e nao aquilo que deixa de fazer ou apenas almeja fazer.