Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Pat0x
#160203 Primeiramente vou me apresentar para os que não me conhecem.

Sou conhecido como Pat0x ou PtX, tenho 23 anos e sou advogado, um verdadeiro PUA (Pick-up Advogado). :louco
Recebo várias MP’s aqui no fórum acerca de dúvidas jurídicas e não tenho problema algum em respondê-las, pelo contrário, acho gratificante.
Todavia, venho recebendo MP’s de forma bem corriqueira no tocante a sexo com menores de 14 anos.
Por essa razão, resolvi escrever e postar sobre o assunto. Se possível, espero esgotar o tema e sanar as dúvidas dos artistas venusianos.
Devo frisar que tentei simplificar o texto da melhor forma possível, haja vista que não são todos que estão acostumados com o linguajar jurídico. De antemão, peço desculpas pelo abuso do “juridiquês”.

Bom, vamos ao que interessa.

Até a Lei 12.015 de 2009, tínhamos no Brasil a chamada presunção de violência, ou seja, se o indivíduo praticasse sexo ou qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos, seria enquadrado no crime de estupro presumido (em caso de sexo com menor) ou de ato atentado violento ao pudor (em caso da prática de ato libidinoso com menor). O motivo para tal presunção era de que uma pessoa com menos de 14 anos ainda não era capaz de entender ou consentir o que estava fazendo por lhe faltar maturidade.
Entendam ato libidinoso como a satisfação da vontade sexual de uma pessoa, mas que não acarrete o ato sexual em si. Exemplo: sexo oral, masturbação.
Logo, se um indivíduo de 16 anos realizasse sexo oral em uma menina de 13 anos, pela LEI ANTIGA isso ficava caracterizado como ato violento ao pudor; se este mesmo indivíduo fizesse sexo com a mesma menina de 13 anos, ficava consumado o crime de estupro presumido.