Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

MrFeeH

Veterano - nível 10

#768642 Fala puazada estou com um problema,

É o seguinte tenho 20 anos moro com minha mãe que tem uma doença meio grave e é evangélica.

Todo final de semana costumo sair, e passo pela enchição de saco e só saio 1 vez na noite no fds, o meu problema é a noite, ela fala que estou no teto dela tenho que respeita-lá e que qqr coisa mandaria eu fora de casa (1ª vez que fala isso) mas eu tenho 20 anos, sou responsável, faço faculdade, sou um cara que corre atrás das coisas, não sou um muleque.

Essa quinta também eu errei porque fui a um rolê, depois fui pra uma balada em plena quinta, saí de casa 18 hrs. falei que voltava daqui a pouco e só liguei meia noite falando que estava em outra cidade e tava em uma festa e no outro dia voltava, mas ela quer me repreender falando que eu não vou sair mais.

Falando que ela passou mal por causa de mim, que na próxima vez ela vai passar mais mal ainda, ela quer jogar a culpa na doença dela nada a ver, minha mãe é meio desiquilibrada, o psicólogo falou que ela tinha que tomar calmantes e ela não foi mais pra ele, o pior que quando ela estava indo e estava mais calma, conversando mais, tendo mais esperança pra vida.

Falas dela:
-Vai procurar a igreja
- Você não vai ganhar nada na balada
- Olha o Henrique, ele e´um menino comportado, fica jogando video-game, assitindo televisão
- Olha seu primo ele fala tudo pra mãe dele, ele não sai pra balada só fica dentro de casa comportado
- Quem é esse seu amigo ? Onde ele mora ?O que ele faz ? ( Ela quer que eu tenha poucos amigos)

Falas minha:
- Desisti de ficar em silêncio e falei, mãe mas olha ele é um menino tristão , porque não posso sair pra se divertir ?
- Mãe procurar saber mais sobre os jovens de hoje em dia tá bom ? Você tem amigas que tem filhos jovens ?

Acabo de ter uma conversa com ela e foi a seguinte conversa:
- Mãe eu fiz errado mesmo deveria ter te ligado avisando que ia pra uma festa, mas o que que tem me divertir ?
- Filho, vai pra igreja aquele Lucas lá é revoltado
- Mas você sabe da história dele né ? A mãe dele sempre repreendeu ele com 15 anos não podia sair pra jogar bola por motivos bestas, apenas porque ela é meio "doida"
- Mãe quer dizer que você naõ queria que eu tivesse amigos
- ÉEE se não tivesse era melhor, as pessoas são muito invejosas, inuém tá nem ai pra genetexxx
- Ah você não é revoltado sempre sustentei a casa, procurei as coisas (MENTIRA mas nem falei nada, sempre fui sozinho, quando falava que estava sofrendo bullying na escola ela nem ligou, ah dá um soco e já era, não me deu o amor e carinho que precisava, isso me fez tornar uma pessoa insegura, porque não tinha pai, não tinha ninguém na minha vida, apenas ela que não ligava pra mim). Depois que procurei um psicólogo e coach me tornei uma pessoa atualmente confiante não muito mas com certa auto-confiança !
- Mas mas você tem objetivos ?
- Tenho ..
- Você tem metas ? Você sabe o que é metas ? Mas eu fiz um curso de coach xxx..
- Sim, eu quero que você estuda, que tire a gente desse lugar
- Certo mas você está dependendo de mim, mas você tbm tem que fazer as coisas tem que tomar atitudes, tem dois mundos o interior e o exterior, blablabla
Cortei e editei algumas partes, também falei que ela precisava de aconselhamento, ela chorou falando que se eu quisesse abondonar ela não tinha, problema dai eu parei de almoçar e dei um abraço dizendo que não ia fazer isso porque ela é minha mãe e que eu to falando isso só porque eu quero o bem dela.
Minha mãe tem depressão, ajudar minha mãe a superar esse problema é um objetivo desse ano, por ela ser minha mãe e por a energia de casa ser negativa por isso !

Galera é muitp importante isso pra mim então o que fazer para ajudar minha mãe? como sair desse repreendimento ? ela está me condicionamento como antigamente mas hoje em dia eu não aceito isso como antes !
Big Dog

MEMBRO PROFISSIONAL

#768649 MrFeeh,

Quando vi o seu texto, pensei que não seria algo assim.

Bom tirar alguém de depressão não é fácil, eu diria que tudo isso seria mais um medo dela de ter você estar ficando longe de ti. É natural isso, é um medo normal de todas as mães. A minha é meio coruja.

A incentive a sair mais, respirar um pouco fora de casa. Procure a incentivar a ir ao psicólogo novamente, ela vai ser sentir melhor.

É duro viver isso que estão vivendo cara, procure faze-la buscar uma qualidade de vida melhor.

Para você dois.

Abraço!
chucks

Veterano - nível 9

#768651 mais pq ela tem depresão ? talvez por ser solteira?acho que ela fica pensando que tu vai usar drogas ou anda com mal compania, agora no caso que ela quer que voce naum tenha amigos e fica trancando nu quarto jogando video game ,desculpe velho mas ela ta viajando, pow cara esta idade de 20 anos e melhor da vida para sair e se divertir ,se tu tiver responsabilidades e saber o que e bom, tu tem mais e que se diverti mesmo e naum ficar bitolado com este pensamentos dela ,porque esta idade boa de se diverti, passa rapidin.
Housenka

Veterano - nível 9

não sou um muleque.

Essa quinta também eu errei porque fui a um rolê, depois fui pra uma balada em plena quinta, saí de casa 18 hrs. falei que voltava daqui a pouco e só liguei meia noite falando que estava em outra cidade e tava em uma festa e no outro dia voltava, mas ela quer me repreender falando que eu não vou sair mais.

Concorda que a sua atitude contradiz a sua afirmação?

Não sou sua mãe e não estou aqui para te dar puxão de orelha. SEMPRE que eu saio, minha família toda sabe EXATAMENTE pra onde vou, com quem vou e quando volto. Isso se chama Amor e Responsabilidade. Mães são preocupadas mesmo, se acostume com isso.

Quanto a depressão, AJUDE A SUA MÃE. Converse com ela, de forma séria. A conversa que você tem é de quem RECLAMA e não de quem quer RESOLVER um problema. Sente, pergunte o porque ela não te deixa sair, diga o que você sente, pergunte o que ela sente.

Tenho certeza de que com uma conversa franca e de demonstrando que você valoriza a sua mãe ela vai te entender e vai te expor os problemas dela e JUNTOS vocês dois vão resolve-los.

Aqui em casa funciona assim: Sentamos TODOS e conversamos. As coisas melhoraram de uma forma que você não faz idéia. Os problemas que aparecem são resolvidos MUITO mais rápido e de forma BEM MENOS estressante.

Lembre-se: Amor. Ela é sua mãe. Responsabilidade. Você não é mais um menino.

:ae
caio_sp

PUA EXPERT

#768666 Olha cara, minha mãe tem várias características parecidas com a sua mãe... Acho que posso compartilhar algumas idéias...

1) Minha mãe sente um tremendo prazer em influenciar negativamente as pessoas (todas). Especialmente a minha família.
Eu não sei qual é o grau de consciência dela, mas ela vive buscando falar algo que te desperta todas as sensações negativas que vc conhece!

Medo, culpa, angústia, vergonha...

Ela faz isso o tempo todo. O TEMPO TODO.

Quando eu comecei a ler sobre PU, teve um certo momento que tivemos uma crise bem violenta.
Ela vinha pra me azedar e eu não me abalava... Ela ficava COMPLETAMENTE LOUCA!... Só faltava arrancar os cabelos e bater a testa na parede...

Aí eu mantive esse frame, e falei abertamente sobre isso... Falei que ela costuma despertar coisas ruins nas pessoas, ela falou que não, que eu tava viajando... Aí eu tive de recitar uma lista de umas 10 coisas que ela tinha feito nos últimos dias com todos da família e ela ficou quieta... E agora as coisas melhoraram.

Então vc tem que ser firme com a sua mãe, e perceber que sempre que vc tá conduzindo uma conversa pelo lado lógico ela vem te derrubar com joguinhos emocionais. E vc tem que ser firme, não entrar no jogo dela.

Se ela vier falar essas coisas de respeitar o teto, fala que vc vai ter que arrumar um teto pra vc. Mas fala firme mesmo... E não cede qdo ela fizer coisas do tipo dar chilique, gritar, chorar...

Não to dizendo que vc deve abusar, ou chantagear a sua mãe. É não permitir que ela abuse e nem faça chantagem.

Vc é maior de idade cara. Se ela não te deixa sair vc vai ficar trancado em casa?? Ela pode tar doente e ser evangélica, mas vc não. E ela tem que respeitar isso.

Meu... Pessoas assim sempre se colocam no papel de vítima... É muito difícil cara, eu sei como é...
Fuck yea - MEMBRO EXCLUSIVO
#768668 Cara, pelo que percebi você é o homem da casa, então as atitudes certas, assim como qualquer mulher eu acredito que sua mãe está sem confiança/segurança e tem um medo enorme de te perder, então você tem que mostrar para ela que você é responsável e não um moleque, tome atitude de homem, não minta senão a confiança já era.

Quando sair ligar uma vez ou outra para deixar claro que está tudo bem não tem problema.

Seria legal você tirar ela da zona de conforto, muitas doenças são curadas com sorrisos, ou seja vai passear no shop com sua familia todos juntos, ou algo parecido.

MOSTRE QUE É UM HOMEM.