- 15 Nov 2010, 12:19
Ae galera, fica aqui o meu primeiro post no PUABASE. Este é um dos assuntos que sempre me intrigaram no tangente à psicologia social: sugestão negativa. A título de definição, sugestão negativa nada mais é do que indicar uma proibição, mas ainda sim dar possibilidade de transgressão, pelo fato de ser simplesmente uma indicação e a punição não estar clara. O fato é que justamente o ato de proibição que atiça a curiosidade sobre o proibido. O exemplo mais famoso disso é Adão e Eva, pois escolheram justamente a única coisa que não poderia ser feita no Éden.
Já no contexto da Atração, os métodos indiretos em especial são recheados desse tipo de ferramenta, por exemplo: negs, restrições de tempo, bodyrocking, IODs, entre outros. Porque quando um artista fala algo do tipo: "Tira a mão da mercadoria!" ou "A gente nunca ia dar certo, porque somos muito parecidos", isto é, usando a teoria do barbante e do gato do Mystery; ele está fazendo sugestões negativas e por isso mesmo gerando atração.
O que eu queria colocar em debate é: quando parar? Mais precisamente: em qual fase do modelo M3? Ou o certo é continuar até o infinito?
Grande Abraço,
R.
Já no contexto da Atração, os métodos indiretos em especial são recheados desse tipo de ferramenta, por exemplo: negs, restrições de tempo, bodyrocking, IODs, entre outros. Porque quando um artista fala algo do tipo: "Tira a mão da mercadoria!" ou "A gente nunca ia dar certo, porque somos muito parecidos", isto é, usando a teoria do barbante e do gato do Mystery; ele está fazendo sugestões negativas e por isso mesmo gerando atração.
O que eu queria colocar em debate é: quando parar? Mais precisamente: em qual fase do modelo M3? Ou o certo é continuar até o infinito?
Grande Abraço,
R.