- 06 Nov 2013, 18:32
#858884
Oque seria a teoria dos jogos ?
Introdução:
[font=sans-serif]Teoria dos jogos[/font][font=sans-serif]é um ramo da[/font]matemática aplicada[font=sans-serif]que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, sendo ela financeira no nosso caso é no mundo da conquista.[/font]
[font=sans-serif]Ela fora primeiro elaborada para melhor compreender os fenômenos do mundo financeiro, depois aplicada para entender o comportamento animal no qual foi desenvolvida e hoje chamada de Estratégia evolucionariamente estável ou melhor EEE.[/font]
[font=sans-serif]Um cientista chamado[/font][font=sans-serif][/font]John Maynard Smith elaborou um lindo exemplo de como a teoria dos jogos é aplicada no mundo do comportamento animal, é a chamada( devo salientar que tudo é hipotético ) " Disputa Simétrica: Falcão vs Pombo".
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Como posso aplicar a teoria ?[/font]
[font=sans-serif]A teoria do "Falcão vs Pombo"[/font]
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Falcão e pombo são estratégias utilizadas diferentemente por membros de uma população, e não espécies diferentes. Suponha que exista apenas dois tipos de estratégia de luta em uma população: falcão, que sempre lutam de forma mais dura e agressiva possível, e só se retiram do combate quando estão seriamente feridos. E pombo, que se limitam a fazer ameaças convencionais, sem ferir o adversário. Se um falcão luta contra um pombo, esse ultimo logo bate em retirada, e logo, não é ferido. Se um falcão luta contra outro falcão, o combate continua até que um saia altamente ferido ou morto. Se um pombo se encontra com outro pombo ninguém sai machucado; eles se ameaçam um ao outro durante um longo tempo, até que um se canse ou decide não importunar mais o outro e se retire. Nesse exemplo é necessário pressupor que não há como um indivíduo saber de antemão qual é a estratégia do adversário, ele só descobre isso ao lutar com ele.[/font]
[font=sans-serif]Para melhor compreensão podemos dar pontos aos dois competidores, 50 para cada individuo, se houver uma luta poderá haver dois perdedores, um vencedor ou a soma nula. Atribuindo que para uma derrota ser perca 25 pontos para aquele que sair ferido ou morto, perca depois pontos por ter perdido o tempo numa luta longa. Sabendo que o pombo é a espécie que não luta fisicamente e não sai ferido e o falcão é ao contrário, luta até um sair morto ou ferido. Então numa luta entre pombos e falcões o falcão logo irá ganhar, numa luta entre falcões vs falcões, a vitória e incerta e numa luta entre pombo x pombos os dois se cancelarão havendo a chance de haver uma longa troca insultos por assim dizer e logicamente uma luta longa e sem valor. Então se numa população ou melhor dizendo numa boate haver só pombos .... ( Fonte: Wikipedia)[/font]
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Pessoal vou deixar o post por aqui, eu vou dar os limões, espero que façam uma bela duma limonada.[/font]
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Introdução:
[font=sans-serif]Teoria dos jogos[/font][font=sans-serif]é um ramo da[/font]matemática aplicada[font=sans-serif]que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, sendo ela financeira no nosso caso é no mundo da conquista.[/font]
[font=sans-serif]Ela fora primeiro elaborada para melhor compreender os fenômenos do mundo financeiro, depois aplicada para entender o comportamento animal no qual foi desenvolvida e hoje chamada de Estratégia evolucionariamente estável ou melhor EEE.[/font]
[font=sans-serif]Um cientista chamado[/font][font=sans-serif][/font]John Maynard Smith elaborou um lindo exemplo de como a teoria dos jogos é aplicada no mundo do comportamento animal, é a chamada( devo salientar que tudo é hipotético ) " Disputa Simétrica: Falcão vs Pombo".
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[font=sans-serif]Como posso aplicar a teoria ?[/font]
[font=sans-serif]A teoria do "Falcão vs Pombo"[/font]
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[font=sans-serif]Falcão e pombo são estratégias utilizadas diferentemente por membros de uma população, e não espécies diferentes. Suponha que exista apenas dois tipos de estratégia de luta em uma população: falcão, que sempre lutam de forma mais dura e agressiva possível, e só se retiram do combate quando estão seriamente feridos. E pombo, que se limitam a fazer ameaças convencionais, sem ferir o adversário. Se um falcão luta contra um pombo, esse ultimo logo bate em retirada, e logo, não é ferido. Se um falcão luta contra outro falcão, o combate continua até que um saia altamente ferido ou morto. Se um pombo se encontra com outro pombo ninguém sai machucado; eles se ameaçam um ao outro durante um longo tempo, até que um se canse ou decide não importunar mais o outro e se retire. Nesse exemplo é necessário pressupor que não há como um indivíduo saber de antemão qual é a estratégia do adversário, ele só descobre isso ao lutar com ele.[/font]
[font=sans-serif]Para melhor compreensão podemos dar pontos aos dois competidores, 50 para cada individuo, se houver uma luta poderá haver dois perdedores, um vencedor ou a soma nula. Atribuindo que para uma derrota ser perca 25 pontos para aquele que sair ferido ou morto, perca depois pontos por ter perdido o tempo numa luta longa. Sabendo que o pombo é a espécie que não luta fisicamente e não sai ferido e o falcão é ao contrário, luta até um sair morto ou ferido. Então numa luta entre pombos e falcões o falcão logo irá ganhar, numa luta entre falcões vs falcões, a vitória e incerta e numa luta entre pombo x pombos os dois se cancelarão havendo a chance de haver uma longa troca insultos por assim dizer e logicamente uma luta longa e sem valor. Então se numa população ou melhor dizendo numa boate haver só pombos .... ( Fonte: Wikipedia)[/font]
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[font=sans-serif]Pessoal vou deixar o post por aqui, eu vou dar os limões, espero que façam uma bela duma limonada.[/font]
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