- 13 Ago 2010, 21:28
#84763
Boas, senhores.
É com grande orgulho que apresento-lhes o nosso novo sistema de comando. Doravante, o PuaBase será uma democracia representativa.
"Como assim?"
Calma, gafanhoto. Vamos explicar calmamente...
O PuaBase é, atualmente, comandado pelos administradores e moderadores. Porém, atualmente alguns usuários demonstraram notável desconforto e irritação com este sistema. Daí, surgiu o movimento em prol da democracia do fórum.
Não podemos, apesar de tudo, mudar os administradores e moderadores todos de uma vez e a cada vez que surgir um descontentamento. Nem sempre os "eleitos" saberão comandar o fórum de maneira a manter a ordem.
Decidimos, então, criar um Conselho de Segurança do PuaBase.
Sim, ele foi inspirado no Conselho de Segurança da ONU.
Vamos ver como ele funciona?
~
1. Dos Cargos
Teremos quatro cargos eletivos de Conselheiros de Segurança. Eles serão responsáveis por estreitar os laços entre a administração do PuaBase e os usuários do fórum. Terão linha direta com a moderação - MSN, principalmente - e se entrarem em consenso, poderão vetar uma decisão da administração.
1.1. Como ser eleito
Parra ser eleito, o usuário deve participar do grupo de Entusiastas ou PUGs do PuaBase e não ter nenhuma advertência/banimento no histórico - estilo a Lei Ficha Limpa.
Todos os meses, a administração vai criar um tópico com os nomes dos candidatos que podem ser votados, juntamente com uma enquete. Durante uma semana, essa enquete será aberta, e os candidatos serão escolhidos. Os quatro mais votados, serão conselheiros pelo tempo de dois meses.
Compra de votos será digna de desqualificação e ádvertência do fórum ao candidato.
1.2. Responsabilidades e Poderes
Os conselheiros deverão tomar decisões sensatas em relação aos usuários e à administração e informar problemas eventuais. Isso quer dizer resolver intrigas e briguinhas menores, reportar intrigas e revoltas e dar opiniões sob outro ponto de vista à administração.
Os usuários poderão recorrer a eles para:
* Tópicos com conteúdo questionável - que possa ou não ir para Tópicos Relevantes, por exemplo
* Dúvidas sobre o PuaBase e a administração
* Pedidos e explicações sobre decisões da administração
Os conselheiros terão que seguir as seguintes regras:
* Regras do Fórum - quando no fórum
* Regras do Chat - quando no chat
O desrespeito a qualquer uma delas acarretará na cassação de direitos de conselheiro do usuário, subindo ao seu cargo o seguinte mais votado.
"Pera, não entendi!"
Beleza. Vou exemplificar. Nossos cinco Entusiastas, o A, o B, o C, o D e o E foram votados. A, B, C e D foram eleitos, mas o B desrespeitou uma das regras.
Ele é destituído do cargo e o C sobe ao seu lugar. D subirá ao lugar de C e, portanto, E ocupará o lugar vago.
2. Votação
Como dito anteriormente, no começo do mês será postado um tópico com uma enquete, contendo o nome dos candidatos. Os usuários votarão naquele que julgarem mais capaz de eleger o cargo, seja pela contribuição com artigos, seja por RCs, seja por puxa-saquismo... O voto é livre.
Já foi falado, mas não custa repetir: COMPRA DE VOTOS ACARRETARÁ EM ADVERTÊNCIA E DESQUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO!
A criação de fakes para voto acarretará na desqualificação E BANIMENTO do candidato.
A votação durará uma semana. Após esse tempo, os quatro usuários mais votados poderão assumir seus cargos por dois meses (60 dias a contar da data da eleição).
Caso haja empate entre dois ou mais usuários, haverá segundo turno, com tempo de votação de apenas UM DIA.
Persistindo o empate, aquele com menor número de advertências será escolhido.
Persistindo o empate - cacete?! - aquele com o maior número de postagens será escolhido.
Persistindo o empate, a administração decidirá.
Obviamente, apenas os usuários ativos votarão. Não haverá a possibilidade de Impeachment, pois a escolha é dos usuários. Escolham bem, portanto!
Será possível a reeleição de um candidato, se os usuários julgarem que ele fez um bom trabalho durante aquele mês.
3. Vetos
Para vetar uma decisão da administração, os quatro conselheiros devem chegar a um acordo sobre qual seria a decisão correta e comunicá-la à administração, que deverá segui-la, caso não entre cm conflito com as Regras do Fórum e com a Constituição Brasileira (de 1988).
Caso um conselheiro aprove a decisão inicial da administração, o veto não terá validade. Portanto, para que haja o veto, os conselheiros devem discordar, por unanimidade, da administração.
4. Sugestões
Os conselheiros poderão sugerir modificações nas regras e no fórum, além de auxiliar nessas modificações. Qualquer usuário poderá sugerir a um conselheiro, que decidirá se repassa à administração.
A administração, por sua vez, decide se aceita a sugestão, se não entrar em conflito com as Regras do Fórum e/ou com a Constituição Brasileira.
5. Outros
Os quatro conselheiros iniciais serão escolhidos pela administração no domingo, dia 15 de Agosto, com duração de mandato até dia 1 de Setembro.
Quaisquer alterações serão avisadas pela administração neste tópico. Fique atento!
[centro]~[/centro]
Bem, pessoal, espero que fiquem mais interessados no fórum. Postem mais, quem sabe não ganham o ranking de Entusiastas/PUGs e se candidatam?
Aproveitem e aqueçam o direito de voto de vocês. Estamos em ano de eleição presidencial, e precisaremos, não só decidir o futuro do PuaBase, mas o da nação.
Abraços!
É com grande orgulho que apresento-lhes o nosso novo sistema de comando. Doravante, o PuaBase será uma democracia representativa.
"Como assim?"
Calma, gafanhoto. Vamos explicar calmamente...
O PuaBase é, atualmente, comandado pelos administradores e moderadores. Porém, atualmente alguns usuários demonstraram notável desconforto e irritação com este sistema. Daí, surgiu o movimento em prol da democracia do fórum.
Não podemos, apesar de tudo, mudar os administradores e moderadores todos de uma vez e a cada vez que surgir um descontentamento. Nem sempre os "eleitos" saberão comandar o fórum de maneira a manter a ordem.
Decidimos, então, criar um Conselho de Segurança do PuaBase.
Sim, ele foi inspirado no Conselho de Segurança da ONU.
Vamos ver como ele funciona?
~
1. Dos Cargos
Teremos quatro cargos eletivos de Conselheiros de Segurança. Eles serão responsáveis por estreitar os laços entre a administração do PuaBase e os usuários do fórum. Terão linha direta com a moderação - MSN, principalmente - e se entrarem em consenso, poderão vetar uma decisão da administração.
1.1. Como ser eleito
Parra ser eleito, o usuário deve participar do grupo de Entusiastas ou PUGs do PuaBase e não ter nenhuma advertência/banimento no histórico - estilo a Lei Ficha Limpa.
Todos os meses, a administração vai criar um tópico com os nomes dos candidatos que podem ser votados, juntamente com uma enquete. Durante uma semana, essa enquete será aberta, e os candidatos serão escolhidos. Os quatro mais votados, serão conselheiros pelo tempo de dois meses.
Compra de votos será digna de desqualificação e ádvertência do fórum ao candidato.
1.2. Responsabilidades e Poderes
Os conselheiros deverão tomar decisões sensatas em relação aos usuários e à administração e informar problemas eventuais. Isso quer dizer resolver intrigas e briguinhas menores, reportar intrigas e revoltas e dar opiniões sob outro ponto de vista à administração.
Os usuários poderão recorrer a eles para:
* Tópicos com conteúdo questionável - que possa ou não ir para Tópicos Relevantes, por exemplo
* Dúvidas sobre o PuaBase e a administração
* Pedidos e explicações sobre decisões da administração
Os conselheiros terão que seguir as seguintes regras:
* Regras do Fórum - quando no fórum
* Regras do Chat - quando no chat
O desrespeito a qualquer uma delas acarretará na cassação de direitos de conselheiro do usuário, subindo ao seu cargo o seguinte mais votado.
"Pera, não entendi!"
Beleza. Vou exemplificar. Nossos cinco Entusiastas, o A, o B, o C, o D e o E foram votados. A, B, C e D foram eleitos, mas o B desrespeitou uma das regras.
Ele é destituído do cargo e o C sobe ao seu lugar. D subirá ao lugar de C e, portanto, E ocupará o lugar vago.
2. Votação
Como dito anteriormente, no começo do mês será postado um tópico com uma enquete, contendo o nome dos candidatos. Os usuários votarão naquele que julgarem mais capaz de eleger o cargo, seja pela contribuição com artigos, seja por RCs, seja por puxa-saquismo... O voto é livre.
Já foi falado, mas não custa repetir: COMPRA DE VOTOS ACARRETARÁ EM ADVERTÊNCIA E DESQUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO!
A criação de fakes para voto acarretará na desqualificação E BANIMENTO do candidato.
A votação durará uma semana. Após esse tempo, os quatro usuários mais votados poderão assumir seus cargos por dois meses (60 dias a contar da data da eleição).
Caso haja empate entre dois ou mais usuários, haverá segundo turno, com tempo de votação de apenas UM DIA.
Persistindo o empate, aquele com menor número de advertências será escolhido.
Persistindo o empate - cacete?! - aquele com o maior número de postagens será escolhido.
Persistindo o empate, a administração decidirá.
Obviamente, apenas os usuários ativos votarão. Não haverá a possibilidade de Impeachment, pois a escolha é dos usuários. Escolham bem, portanto!
Será possível a reeleição de um candidato, se os usuários julgarem que ele fez um bom trabalho durante aquele mês.
3. Vetos
Para vetar uma decisão da administração, os quatro conselheiros devem chegar a um acordo sobre qual seria a decisão correta e comunicá-la à administração, que deverá segui-la, caso não entre cm conflito com as Regras do Fórum e com a Constituição Brasileira (de 1988).
Caso um conselheiro aprove a decisão inicial da administração, o veto não terá validade. Portanto, para que haja o veto, os conselheiros devem discordar, por unanimidade, da administração.
4. Sugestões
Os conselheiros poderão sugerir modificações nas regras e no fórum, além de auxiliar nessas modificações. Qualquer usuário poderá sugerir a um conselheiro, que decidirá se repassa à administração.
A administração, por sua vez, decide se aceita a sugestão, se não entrar em conflito com as Regras do Fórum e/ou com a Constituição Brasileira.
5. Outros
Os quatro conselheiros iniciais serão escolhidos pela administração no domingo, dia 15 de Agosto, com duração de mandato até dia 1 de Setembro.
Quaisquer alterações serão avisadas pela administração neste tópico. Fique atento!
[centro]~[/centro]
Bem, pessoal, espero que fiquem mais interessados no fórum. Postem mais, quem sabe não ganham o ranking de Entusiastas/PUGs e se candidatam?
Aproveitem e aqueçam o direito de voto de vocês. Estamos em ano de eleição presidencial, e precisaremos, não só decidir o futuro do PuaBase, mas o da nação.
Abraços!