- 27 Jul 2015, 16:24
Cara, quando eu tinha 14 anos de idade eu passava exatamente pela mesma situação. Eu fazia perguntas a mim mesmo, iguais essas que você está fazendo. "Por que ninguém sabe brincar de uma maneira saudável, sem acabar com a imagem de uma pessoa?"
E eu era muito propício a ser zoado, pois até meus 14 anos de idade eu tinha 1,50m de altura, me vestia muito mal, falava enrolado, não tinha opinião própria. Então até os mendigos da rua me zoavam. Eu entrei em depressão aos 15 anos e tals. E eu sempre procurava uma forma de zoar de volta, tentando me defender. Mas não sei que diabos era aquilo, que quanto mais eu revidava, pior ficava.
Daí eu decidi MUDAR. Mudar de vida, mudar meus conceitos, mudar minha visão, mudar meu visual.
Fui ao médico, ele me passou um remédio lá pro crescimento, troquei todas minhas roupas, etc. A partir daí, eu comecei a me amar mais (porque no início eu não me amava nem 1%).
Mas sabe o que aconteceu? As zoeiras continuaram, não adiantou de NADA.
E novamente a depressão caiu sobre minhas costas. Já não tinha vontade de fazer mais nada, não tinha vontade de sair de casa (sim, a zoeira acabou com minha auto-confiança e auto-estima).
Até que um dia eu percebi que ninguém era culpado, e sim EU MESMO.
Sabe por que? Porque eu era muito reativo com isso. Eu ficava SUPER IRRITADO, e isso fazia com que quem zoava, criasse mais vontade ainda de zoar.
Após perceber isso, eu consertei na hora. Parei de me importar com o que diziam. Se chegassem e falassem qualquer merda pra mim, eu simplesmente olhava nos olhos da pessoa e dizia: é mesmo!?
E comecei a ver a evolução. Comecei a não ser mais zoado, as pessoas começaram a ver que eu não era mais reativo, que eu tinha amor próprio, e não seria qualquer merda que iria me derrubar.
Daí tudo bem, completei 17 anos e entrei na academia. Amei de verdade o esporte e comecei a levar super a sério.
Hoje com quase 20 anos eu estou com um físico muito foda (sendo modesto), faço faculdade de engenharia civil, tenho um bom emprego, uma ótima namorada, e o mais importante, tenho muito conhecimento. Sim, eu estudei e estudo PUA bastante! Aprendi a não ser reativo (em qualquer área da minha vida).
Agora as piadinhas e as zoeiras foram embora COMPLETAMENTE.
Eu passo uma imagem mais segura para as pessoas, as pessoas conseguem ver meu valor apenas por me olhar.
O que eu quero dizer com tudo isso, é que você JAMAIS deve ser reativo, nunca deve pagar zoeira com zoeira. Simplesmente seja indiferente, e não apele, NUNCA. Quando alguem fizer uma brincadeira (sem maldade, claro) você simplesmente entre na brincadeira, como se conhecessem a anos e anos.
Se ame mais também. Como você quer que as pessoas te respeitem e amem se você não tem amor próprio?
Resumindo tudo: a mudança por fora não se compara nem 5% com a mudança por dentro, mas não deixa de ser essencial.
Abraços e boa evolução!