Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Portilho
#959336 Bom vamos lá. Já notei isso também comigo um tempo atrás. O segredo foi, se eu fosse contar uma história, contar com mais emoção, detalhes e dar pausa também, mas nada muito longo senão alguém começa outro assunto. E também se expressar com o corpo, com uma good vibe, acredite good vibe funciona! Mas treine não fique só igual uma esponja sugando conteúdo daqui e não usa-los, se preciso passe um pouco de vergonha afinal, você aprende com os erros.

Vibe = Vibração, energia
Good vibe = Energia positiva, uma boa vibração.

Procure no Youtube também fonoaudiólogos, acredite forma de falar ajuda também.

Esperi ter ajudado.
Se falei algo de errado pesso desculpas e que você também explique o por que da sua opnião.
Zirconio
#959340 Pra te ajidar mesmo, seria bom vc gravar um áudio e subir pro sound cloud, pq podem ser várias coisas.

Eu falava muito "aí", por exemplo: "estava eu e uma amiga, aí aconteceu isso, aí aconteceu aquilo e aí depois aconteceu isso"

Outra coisa q eu sempre fazia era usar um tom de voz baixo, qualquer um q falasse mais alto me vencia.

Dar nome aos bois e vacas também é importante pra quem tá acompanhando a conversa não se perder.

Tente ser mais expressivo ao descrever algo.

Seja firme ao falar alguma coisa.

Fale devagar, se vc falar rápido vc pode tropeçar na própria língua.

Essas foram algumas dicas q apliquei pra melhorar minhas conversas em grupo. Não sei qual é o seu caso, mas pra mim funcionou bem.