- 31 Mar 2016, 07:25
Mano, tudo certo?
Até tentei achar um artigo aqui pra mandar pra você sobre conversas, mas como faz muito tempo que não entro no fórum é muito tempo que li sobre o assunto, eu não consegui achar, muito menos lembrar o autor do artigo.
Em resumo, ele tinha um ponto chave que era:
Uma conversa funciona em ciclos:
-Você introduz um assunto
- espera a pessoa comentar sobre o que você disse
- comenta sua opinião sobre o que a pessoa disse
E aí fica num looping infinito de comentários sobre assuntos diversos.
Agora, sobre liderar conversas, acho que o que você quer é ser aquele cara que começa a falar e o grupo todo presta atenção em você, não é isso?
Vou te passar o que eu sei sobre o assunto:
- você tem que saber do que está falando. Não adianta vc querer liderar a conversa de um grupo que está falando sobre futebol, sendo que você não sabe nada, nem que é o atual o goleiro da seleção. Se vc tentar forçar uma transição do assunto pra outro em que vc tenha domínio, o grupo pode não gostar porque eles têm que saber do que você está falando. A liderança funciona de maneira simples, o grupo fala de um assunto onde todos têm interesse, e aquele que tem maior domínio sobre o assunto lidera a conversa.
- entretanto só saber um monte de coisas sobre o assunto não vai te tornar líder. Pra liderar o grupo, você precisa de ter CARISMA. Isso é difícil de desenvolver, envolve saber controlar o tom de voz, ostentar uma linguagem corporal congruente com o que você fala e até controlar suas próprias expressões faciais. Precisa de um pouco de treino pra ficar carismático. Com o tempo, conversando com vários tipos de pessoas, vc pode desenvolver essa característica.
- ser engraçado ajuda muito. Se vc conseguir fazer a galera rir, vc vai liderar. Fazer rir é um traço de pessoas dominantes (li isso num livro de psicologia uma vez hahaah). Mas vc não pode ser o palhaço do grupo, você não pode ser o objeto do qual as pessoas estão rindo, apenas aquele que faz as pessoas rirem desse objeto. não sei se consegui ser claro aqui, apenas não se humilhe pra fazer os outros rirem.
- experiência de vida conta muito. O que faz as atenções do grupo de voltarem pra você é você ter uma história relacionada ao assunto pra contar. Quando vc manja de contar histórias, todo mundo para pra prestar atenção. Eu desenvolvi essa habilidade e posso te afirmar, é a melhor habilidade que um ser humano pode querer (depois de criar asas, claro Huashuashsuhuas).
Observações:
- cuidado com esse negocio de querer ser o líder. Ser o centro das atenções gera admiração em alguns e inveja em outros. E a inveja é um sentimento perigoso de se deixar nutrir nos outros.
- não se preocupe muito em liderar a conversa. A liderança do grupo muitas vezes alterna entre um membro é outro conforme o assunto muda (apesar de sempre ter aquele cara carismático que consegue conversar de tudo e portanto dominar o assunto sempre).
- sinceramente, num grupo de 10 pessoas, 3 ou 4 estão realmente prestando atenção no que você fala. O resto está viajando nos próprios pensamentos, conversando outro assunto totalmente diferente do que vc esta falando entre eles ou pensando em algum comentário pra fazer em relação ao que vc disse 5 minutos atrás sem ao menos saber o que vc acabou de dizer.
Entao, não ligue muito pra esse negocio de liderar as rodas de conversa não. Tem um amigo meu que fica quietinho sem falar um a, vc chega até a pensar que ele é mudo. Quando de repente ele senta do seu lado, começa a conversar com você e faz parecer que vcs são amigos há anos. Seja esse cara.
Eu digo isso porque conversar com uma pessoa de cada vez gera um vínculo muito maior do que conversar com 10 ao mesmo tempo.
Como dizia o PUA Mehow, ser subestimado e poderoso ao mesmo tempo é uma característica tão poderosa que muitos não conseguem compreendê-la.
Bom, boa sorte aí, espero ter contribuído.
Abraço,
Ben.