- 13 Jun 2016, 16:11
#1000945
Amigo já faz um tempo que pensei em me tornar um investidor, mas requer muito estudo. Vc não precisa ser necessariamente um economista, mas é necessário pelo menos um ano de pesquisas, assita vídeos (no próprio youtube tem muitos), leia livros, porque o mercado de ações é algo perigoso, onde pode-se perder TUDO.
Vou passar para vc alguns pontos que aprendi:
1 - Deve se ter uma poupança com aprox 12 vezes o valor do seu salário LÍQUIDO
No caso de um imprevisto ou desemprego a poupança é um lugar onde seus recursos praticamente não rendem mas tem uma alta liquidez, ou seja vc retira quantias imediatamente.
2 - Formou poupança? Ta seguro? Próximo passo aprenda lidar com renda fixa e investimentos de risco mais baixo e com prazo para saque de 2 a 5 anos. Trabalhe duro e tenha paciência nesses dois investimentos (diversifique bem esse segundo mas smpre com risco baixo, rende menos mas é mais sólido)
3 - Nesse estágio vc já conhece as tarifas de corretagem das corretoras que operam em bolsa, tbm conhece onde se aplica imposto de renda, tem recursos aplicados em diversos produtos de renda fixa/risco baixo, aí sim pode-se começar a operar com ações, existe duas formas de vc ganhar dinheiro: compra e venda (Arbitragem) ou Dividendos (longo prazo).
Em todo caso mesmo que esteja no nível 1 (formando poupança) eu te aconselho a se cadastrar em um simulador da Bolsa de Valores, é bem simples mas atraves dele é possível vc "sentir" o quanto esse mercado oscila. Incialmente eles te dão uma valor fictício de 200.000,00 e vc começa "brincar" comprando evendendo ações de uma forma segura, pois é uma simulação.
Tenha persistência, eu estou na fase 1, quando eu tiver bem tranquilo partirei para alguns títulos do governo (tesouro direto) e alguns fundos de renda fixa oferecidos pelo meu banco mesmo. Devo chegar nas ações daqui 8 anos.
Veja os vídeos desse canal:
https://www.youtube.com/user/xpinvestimentosTem um cara que é fera, chama André Bona
#statham