- 22 Abr 2016, 06:06
#988332
Mais do que excelente seu artigo, Parabéns!
Conhecimento nunca é demais, ótimos conselhos, continue assim
Conhecimento nunca é demais, ótimos conselhos, continue assim
Midnight Storm escreveu:Maaaan! Como eu tô puto... escrevi a poha do comentário e não carregou... PQ.P! Mas vamos lá.
Antes de tudo, parabéns pelo tópico. Muito legal a sua iniciativa de abordar um tema tão importante e, como vc disse, pouco discutido aqui no fórum. Detalhe, acredito que o Inner game é 90% de tudo, então... Gostei demais do tópico e acredito que a segunda parte vai vir arrebentando tudo até pq tu tá tendo o cuidado de fazer com empenho e algo bem feito. Acredito que vai ser uma grande contribuição pro PB e vai ajudar muita gente.
Pra quem é bom entendedor de entrelinhas, já dá pra ter uma ideia geral do que deve ser feito para parar a zoação, em relação ao tipo de comportamento e atitude que deve adotar... e as perguntas que tu deixou em aberto, são sensacionais. Faz a pessoa responder sendo sincera e perceber a responsabilidade dela diante da situação.
Vamos acrescentar algo... Eu estou vivendo em regime de internato e dividindo alojamento com cerca de 60 homens. Nem preciso dizer que a zoação nunca acaba, né? É impressionante a quantidade de pessoas que tentar por as outras pra baixo para se sentirem melhor. PQ.P O mais assustador é que a zoação em 99% das vezes é pra agredir a pessoa e não simplesmente pra zoar e as duas se divertirem... Percebo que o alvo das zoações são sempre dois tipos de pessoas: Ou as que fingem levar na boa, mas que na realidade ficam putas e não respondem ou reagem na esperança de que um dia percebam o quão legal essa pessoa é, só pq ela não responde e não trata as outras mal... Pra essas, brother, acorde! Ninguém vai acordar um dia e vai parar de zoar pq vc nunca zoou essa pessoa. E mais, se vc não tiver moral ou respeito das pessoas, a forma como vc trata elas é indiferente. Quem te zoa não vai ver como sendo importante ter a sua atenção, respeito e confiança. Então vai continuar te zoando para sempre para levantar o moral dele e se sentir melhor. Também há as que rapidamento ficam putinhas, e tentam mas não conseguem responder a altura. Essas, são ainda mais "legais" de serem zoadas, pq elas representam algum desafio, já que respondem as zoações, porém, nunca à altura e quando ficam sem palavras fazem quem tava zoando se sentir ainda melhor.
O que EU faço: Na boa, sou irmão mais novo, desde sempre fui zoado então desde de muleque percebi que a melhor coisa pra acabar com a zoação é não ligar. Se mostrar que um apelido te incomodou, ele vai colar. Se mostrar que uma história te deixa mal, vão espalhar ela. Qualquer tipo de sinal mostrando que aquilo te afeta vai significar que chegaram aonde queriam. Mas, não confunda! Isso aqui não significa fingir que aquilo não te incomoda. Aquilo tem realmente que não te incomodar. Pense que aquilo tá vindo de alguém que não tem moral nenhuma e que é uma bosta de pessoa, pq vms lá? Quem tem que fazer os outros se sentirem mal para se sentirem melhor é o quê? Pra mim não é nada. Então, a partir do momento que tu passar a ver que essas pessoas não são importantes, tu vai parar de se importar e conseguir fazer com que eles parem de te zoar. É algo meio como algo que uma criança fala. Você não leva realmente à sério se uma criancinha te chama de feio ou gordo ou chato, ou qualquer coisa... Tu, simplesmente, caga.
Outra coisa que faço em relação aos apelidos é se auto zoar. Aqui não é pra vc se colocar pra baixo, mas sim pra vc cortar a brincadeira assim que ela começar. Nada é mais broxante do que tentar zoar alguém com alguma coisa que ela não liga. É tiro e queda. Ex.: Chegam e chamam o Joãozinho de barrigudo. É só o Joãozinho logo em seguida vir e falar algo do tipo. "É mó barrigão mesmo." Ou sei lá, Ricardo não pega ninguém. É só o Ricardo chegar e falar, pô, verdade. Desenrola alguém pra mim então. (Nessa é pra pessoa perceber que vc não quer que ela realmente desenrole alguem pra ele, mas sim que você tá debochando da cara dela.) Aqui tu poderia parar só no "verdade" ou então complementar com: "pô, verdade. Tu que é foda no desenrolo, então desenrola alguém pra mim. (Aqui tu impede a zoação dele dizendo que é impossível ou coisa do tipo, já que passou a ideia de que ele TEM que conseguir desenrolar alguém pra ti a menos que ele não seja realmente foda...) Pôs ele na Berlinda.
O que EU NÃO FAÇO, MAS QUE DÁ CERTO: como foi dito no tópico, não zoam o alfa do grupo pq sabem que ele não vai devolver a brincadeira, e sim acabar com o moral e status do cara. Então, assuma essa posição. Quando vierem te zoar, pode simplesmente ir direto no ponto fraco do cara, jogando algum podre na cara dele. É melhor que você faça isso com uma postura desleixada, sem ligar muito para o que está fazendo, meio como se estivesse cagando. O que quero dizer aqui é que não deve ficar de frente, encarar e ficar parado. Mas sim falar isso virando de costas ou indo embora. Aqui tu vai fazer com que ele vire o alvo de zoação entre o grupo. Mas cuidado, pq ele provavelmente vai tentar retrucar, então tenha outra coisa na ponta da língua... Ou, se tiver saído andando, ignore
Não gosto de fazer isso, pq acho muito agressivo e, pq, na boa, não quero me rebaixar ao nível deles. Simplesmente já percebi que, pra mim, não vale à pena.
E pelo amor de Deus, se ame e se respeite isso é o mais importante de tudo. Não dê moral ou importância pra quem não merece. Não busque aprovação daqueles com quem você não tem REALMENTE vontade de estar junto.
É isso, aguardando a parte 2!