Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Natural Alpha Pua

Veterano - nível 6

#999785 Eai galera...
Firmeza??

Seguinte galera,estou aflito e gostaria da opinião de vocês para resolver esse problema..

Estou no primeiro ano cursando o curso de direito,já fiz praticamente 4 meses de curso.Achei que era realmente o curso que eu deveria fazer,já que eu gosto muito da área de humanas e vou bem nessa área...
Mas nesses 4 meses eu estou meio que insatisfeito com o curso,por ter muito detalhe e lei eu não estou gostando do curso,estou pensando em mudar para psicologia,mas tem um problema...
Meus pais ficaram muito bravos quando disse que queria mudar de curso...Pelo fato de pai estar tendo dificuldades em pagar o curso,ja que ganha praticamente 3.000 por mês e paga dois aluguéis(meus pais são separados,meu pai paga o aluguel onde mora e onde moro com a minha mãe),minha mãe ficou mais brava ainda dizendo que por causa do curso não está dando conta de pagar as contas e que se eu for fazer psicologia vou ficar sem emprego (já que direito o mercado de trabalho é mais fácil e se passar na prova da OAB já é emprego garantido),quer que eu faça direito a todo custo e se eu falar que quero fazer curso de licenciatura como geografia a situação piora e ocorre discusão em casa e para piorar eu tenho 17 anos,sou sustentando pelos pais e não trabalho,sendo que meu pai teve que pegar dinheiro emprestado do meu tio para pagar a matrícula e psicologia é um pouco mais caro que direito na universidade onde estudo e estou meio que confuso e culpado.
Não estou tendo prazer em fazer direito,apesar de gostar muito na galera da minha sala e ter um círculo social muito grande.

Mas a questão é galera...Devo continuar fazendo direito ou mudar de curso e fazer psicologia???

Dêem seus feedbacks e me desculpem se a mensagem ficou muito grande.
Abraços e boa sorte para vocês na vida e no jogo.
Mestre Multisciente - MEMBRO EXCLUSIVO
#999799 De início eu iria responder o seguinte: Direito é uma área onde você precisa GOSTAR para se empenhar, trabalhar e ter bons resultados. Seria a mesma coisa uma pessoa que tem aptidão para matemática, mas não vai fazer porque dizem que não gera dinheiro, mercado é restrito, portanto decidiu que fará medicina porque da dinheiro, no máximo a pessoa pode aguentar os anos a fio estudando frustrantemente, para depois do curso não se tornar um médico, e se caso vier a se tornar, não ser um bom médico. Então se você gosta de psicologia, vá em frente.

Mas darei um ponto de vista diferente para você refletir: Como você tem 17 anos, ainda é novo e terá muito tempo pela vida (pode ter certeza), por quê não terminar o curso de direito, se formar nisso, e quando estiver estável financeiramente, pagar o seu próprio curso de psicologia? Assim você será graduado em dois cursos, coisa muito boa, terá muita experiência pela vida, e ao mesmo tempo não passará por essa tempestade em sua casa.

Se você souber empreender, quando se formar em psicologia, pode conseguir uma capital, e abrir a sua própria clínica. Poderá ganhar muito mais do que muitos advogados por aí.

Boa escolha, lembrando que há muito tempo pela frente. Abraço

Criador do tópico

Natural Alpha Pua

Veterano - nível 6

#999802 Cara muito obrigado pela dica.
Acho melhor fazer isso mesmo que vc disse,fazer direito e quando estiver com um emprego estabilizado...pagar o curso de psicologia,assim terei dois empregos e dificilmente ficarei desempregado,hahaha...

Vlw amigão..
Abraços e sucesso na vida...
yurimpp

Veterano - nível 9

#999807 A melhor saída, ao meu ver, seria essa mesma que o Lord comentou. Termine Direito no "sacrifício" e quando estiver melhor financeiramente comece a fazer a faculdade de psicologia. Existe também a possibilidade de você arranjar algum trabalho e com o salário você pagaria a sua faculdade de psicologia. Sem contar que isso iria até deixar seus pais mais folgados financeiramente.
Abç!
lucasz1000

PUA EXPERT

#999809 pense a longo prazo. imagine se daqui 10 anos, trabalhando com algo que você não gosta e provavelmente infeliz...

a maioria das pessoas levam seus sonhos pra cova, não seja uma delas. se quer psicologia vai atrás, tem total apoio!
BlackMamba - MEMBRO EXCLUSIVO
#999879 Meu amigo, sou estudante de direito do 7° semestre e te digo: o mercado de trabalho está hiper saturado. Aí vamos a lei da oferta e demanda: com muitos advogados, o salário pago pelos escritórios vai lá embaixo. Não se engane, um frentista ganha mais que advogado, entre em sites de empregos e veja os salários. Claro que isso não se aplica se você estudar em uma universidade renomada ou tiver um bom lobby (pai rico).
A recomendação que te dou se quiser seguir nessa área é que procure estágio o mais rápido possível e aprenda um segundo idioma (além do inglês, esse não é nem considerado diferencial mais), e faça todos os cursos de extensão/aperfeiçoamento que conseguir.
Se ver que está difícil de suportar, arrume um emprego e custeie um novo curso. Não espere passar de 2 semestres. Se sair do seu bolso, seus pais não irão falar nada.
Abs

Criador do tópico

Natural Alpha Pua

Veterano - nível 6

BlackMamba escreveu:Meu amigo, sou estudante de direito do 7° semestre e te digo: o mercado de trabalho está hiper saturado. Aí vamos a lei da oferta e demanda: com muitos advogados, o salário pago pelos escritórios vai lá embaixo. Não se engane, um frentista ganha mais que advogado, entre em sites de empregos e veja os salários. Claro que isso não se aplica se você estudar em uma universidade renomada ou tiver um bom lobby (pai rico).
A recomendação que te dou se quiser seguir nessa área é que procure estágio o mais rápido possível e aprenda um segundo idioma (além do inglês, esse não é nem considerado diferencial mais), e faça todos os cursos de extensão/aperfeiçoamento que conseguir.
Se ver que está difícil de suportar, arrume um emprego e custeie um novo curso. Não espere passar de 2 semestres. Se sair do seu bolso, seus pais não irão falar nada.
Abs
Obrigado pelo conselho,pois é ultimamente o mercado de trabalho está muito cheio com advogados trabalhando em escritórios e isso faz com que os salarios são baixos...Vou seguir sua dica..
Abraços...