Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

BaronX

Aprendiz

#1000447 Parece ser regra geral que aqui você tem que ler primeiro e aplicar o quanto antes e nisso ir internalizando o processo. Minha dúvida é: Ler muitos materiais antes de sargear me confundiria ou é ok ler materiais diferentes fora da prática?

To perguntando isso pq eu queria começar a ler o "Introdução à PNL" pra melhorar minha comunicação de um modo geral, mas eu n sei se isso vai nublar meu desenvolvimento.

O que vcs acham?
midionix

Aprendiz

#1000470 Acho que isso varia de pessoa para pessoa, no meu caso , se eu tentar colocar muito material em prática, principalmente um material que não se encaixa à minha personalidade, eu fico muito ansioso, então eu faço o simples,
Muril097

Veterano - nível 9

#1000481 Veja você mesmo, deixa um dia para ler apenas um material e sargear depois outro dia lendo vários materiais e sargeia dai você analisa qual foi o melhor dia e aproveita
ric19

Veterano - nível 9

#1000487 depente dp nivel que vc se encontra companheiro. vc já leu MM ? já internizou os conceitos descritos no livro ? como esta sua BL ? Ainda volto muito no MM, depois de 2 anos que comecei a ler PNL,no começo comecei a ler e nao entendia nada, agora já consigo entender alguma coisa, no momento do set colocar em pratica alguma coisa que aprendi. entao minha sugestão. tenha uma base solida.
Blake Santos - MEMBRO EXCLUSIVO
#1000529 BaronX, depende muito do quão à vontade tu te sentes nos temas e do quão à vontade tu falas com raparigas (garotas no brasil), se já tens à vontade para ir falar e improvisar perante os temas que vão surgindo ou não...
Mas se tu estiveres mesmo no inicio inicio, eu recomendaria começares por fortalecer as tuas bases sólidas, lendo o básico e tentando não ler, numa primeira fase, livros com modelos ou teorias muito convergentes entre si porque depois podes-te confundir na prática.

Exemplo: Se começares por ler MM e pretenderes experimentar na prática, não te desvies muito para já do indirect game. Começa a praticar aos poucos dessa forma. Mais tarde aí sim, continua pelos outros temas pelos quais não começaste e vai praticando de forma faseada até sentires que chegaste ao modelo que mais se adequa a ti e à tua personalidade.

Sempre assim: ler -> interiorizar -> praticar -> autoavaliação -> ler -> interiorizar -> praticar....

Já agora, em relação aos temas subjacentes com PNL, comunicação ou psicologia, eu penso que não tem qualquer problema em te aprofundares nesses temas em qualquer altura, seja no inicio ou no meio. Porque eles são temas que te vão sempre ser muito úteis especialmente se tu também os fores aplicando ao mesmo tempo do resto (:
JulianoPBI

Aprendiz

#1000672 bom minha opnião
muito materia prejudica eu ate tenho muitos livros que talvez eu nem va ler
uma coisa aprendi vendo uis videos do fenix (nao seje um robo ,nao fique preso em rotinas etc... ler o material e logo va em pratica so assim você vai creser nao somente no pua mas na vida )
JulianoPBI

Aprendiz

Blake Santos escreveu:BaronX, depende muito do quão à vontade tu te sentes nos temas e do quão à vontade tu falas com raparigas (garotas no brasil), se já tens à vontade para ir falar e improvisar perante os temas que vão surgindo ou não...
Mas se tu estiveres mesmo no inicio inicio, eu recomendaria começares por fortalecer as tuas bases sólidas, lendo o básico e tentando não ler, numa primeira fase, livros com modelos ou teorias muito convergentes entre si porque depois podes-te confundir na prática.

Exemplo: Se começares por ler MM e pretenderes experimentar na prática, não te desvies muito para já do indirect game. Começa a praticar aos poucos dessa forma. Mais tarde aí sim, continua pelos outros temas pelos quais não começaste e vai praticando de forma faseada até sentires que chegaste ao modelo que mais se adequa a ti e à tua personalidade.

Sempre assim: ler -> interiorizar -> praticar -> autoavaliação -> ler -> interiorizar -> praticar....

Já agora, em relação aos temas subjacentes com PNL, comunicação ou psicologia, eu penso que não tem qualquer problema em te aprofundares nesses temas em qualquer altura, seja no inicio ou no meio. Porque eles são temas que te vão sempre ser muito úteis especialmente se tu também os fores aplicando ao mesmo tempo do resto (:

Criador do tópico

BaronX

Aprendiz

#1000747 Já li o MM e O Jogo. Eu estava inclusive começando a fazer uma análise mais profunda do MM pra conseguir internalizar os conceitos, mas não aconteceu. Eu não me sinto confiante ainda pra começar a estudar PNL (apesar de eu querer muito), então acho que vou dar uma relida no MM pra reforçar as informações.

Agradeço a todos vocês pelas respostas. :)