Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

gb~~'~~

Veterano - nível 3

#1013437 Olá,

Bom galera, esse topico é um desabafo, pois está atrapalhando minha vida e preciso de conselhos. Tenho 24 anos e estou fazendo faculdade federal onde moro, porem vou largar no 4 periodo , n estou gostando , msm sendo o que sempre quis. infelizmente muita coisa aconteceu desde minha adolescencia e acabei perdendo o tesão no meu curso. A questão é, estou extremamente abalado emocionalmente devido a isso, e acabo me atrapalhando em todas as outras coisas na minha vida. Esse ano pretendo iniciar uma nova fcul por meio do enem, porem entrar com 25 anos numa facul e se tudo der certo sair com 30 , é muito tarde, vcs n acham? estou extremamente chateado com isso, vacilei muito, pois entrei na facul com 19 anos , porem fiquei enrolando até hj, quando finalmente resolvi largar .

Criador do tópico

gb~~'~~

Veterano - nível 3

#1013438 Quero que vcs falem suas historias em relação a esse tema, se ja largaram facul? quando se formaram? é o fim do mundo? ja enrolaram que nem um vagabundo , como eu fiz ( fiquei 5 anos num curso pra n me formar)? podem me julgar, me xingar , mas me mostrem um caminho, por favor, estou abalado. obrigado.

Criador do tópico

gb~~'~~

Veterano - nível 3

bigbagual escreveu:Falta muito pra se formar? que curso voce faz?Qual curso quer fazer? Isso pode ser levado em conta na hora da decisão...

Faço engenharia mec, to no 4 periodo ( todas as materias feitas até agr) , faltam 6 periodos , sao 10, da mais ou menos 3 anos, fomaria com 27-28, nao sou burro e talz, apenas cai na inercia, n estava gostando do curso e em vez de largar logo com 19-20-21 anos, fiquei empurrando com a barriga, reprovando varias vezes por falta, a maioria das materias eu matriculava e n ia nas aulas, resumo, eu fui um vagabundo, admito, fiquei dos 5 anos na facul , uns 3-4 só coçando saco e vendo o tempo passar , os 2 primeiros periodos estudei como um vdd universitario, enfim, o tempo n volta atras né...
Kant

Aprendiz

#1013457 Filho, nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos. O problema é vc pensar que vai se formar tarde. E o que tem a ver isso? Desde quando há idade para concluir uma gradução?!

À título de exemplo, tem um senhor na minha sala com 80 anos de idade. E qual o problema nisso? Fazemos o que nos torna feliz. Não pense, simplesmente faça! Antes abandonar o curso, enquanto há tempo, do que exercer uma profissão da qual não será feliz!

Abraços.,
tantofaz

Aprendiz

#1013466 Eai gb, beleza?

Antes de tudo, vou falar sobre mim, eu deixei dois vestibulares passarem por alguns motivos, agora faço contabilidade, estive em dúvida por algum tempo se quero isso mesmo, pois tive um certo interesse em engenharia elétrica, igual você eu senti que quando finalmente fosse terminar, estaria velho mas estava disposto a fazer isso, de qualquer forma, depois de algumas pesquisas desisti da ideia da cursar engenharia.

Agora, falando sobre você, engenharia mecânica, não sei quanta facilidade você tem para aprender as matérias, mas pelo que eu ouvi falar, o pessoal dificilmente se forma nesse curso no período normal, então provavelmente você se formaria aos 28~29 anos, outra, como falei, dei uma pesquisada na internet, várias postagens em sites falam que o engenheiro ta muito bem, bom salário etc etc, porém, quando vejo os comentários só leio gente reclamando a dificuldade de emprego, então provavelmente você também teria que fazer uma pós graduação, terminaria tudo com 30~31 anos.

O que quero dizer, de qualquer forma você vai se formar velho, e como você mesmo sabe, agora que tem 24 anos, o tempo passa rápido, tenha um objetivo em mente e se esforce todos os dias que o tempo vai passar, eu me arrependo demais de algumas decisões na minha vida, constantemente fico me imaginando como eu estaria agora se tivesse feito diferente no passado, mas isso não adianta de nada agora, mesma coisa o PickUp, eu não tenho grana para nightgame, não tenho lugar para transar, tenhos vários problemas, só tomo fora, mesmo assim ainda to aqui tentando, você já deve ter lido em algum lugar que o importante é como você reage aos seus problemas, você tem que se virar com o que tem, com a situação que você vive.

Se a profissão que você gosta requere que se forme em engenharia mecânica, então continue nesse curso, leve a sério e se forme, se você acha que gosta mais de outra profissão, troque de curso, o importante é que você não fique mais parado deixando passar, hoje aos 24 você se arrepende do que fez ou deixou de fazer aos 19, quando tiver 30 vai se arrepender também do que fez ou deixou de fazer aos 24?

Criador do tópico

gb~~'~~

Veterano - nível 3

tantofaz escreveu:Eai gb, beleza?

Antes de tudo, vou falar sobre mim, eu deixei dois vestibulares passarem por alguns motivos, agora faço contabilidade, estive em dúvida por algum tempo se quero isso mesmo, pois tive um certo interesse em engenharia elétrica, igual você eu senti que quando finalmente fosse terminar, estaria velho mas estava disposto a fazer isso, de qualquer forma, depois de algumas pesquisas desisti da ideia da cursar engenharia.

Agora, falando sobre você, engenharia mecânica, não sei quanta facilidade você tem para aprender as matérias, mas pelo que eu ouvi falar, o pessoal dificilmente se forma nesse curso no período normal, então provavelmente você se formaria aos 28~29 anos, outra, como falei, dei uma pesquisada na internet, várias postagens em sites falam que o engenheiro ta muito bem, bom salário etc etc, porém, quando vejo os comentários só leio gente reclamando a dificuldade de emprego, então provavelmente você também teria que fazer uma pós graduação, terminaria tudo com 30~31 anos.

O que quero dizer, de qualquer forma você vai se formar velho, e como você mesmo sabe, agora que tem 24 anos, o tempo passa rápido, tenha um objetivo em mente e se esforce todos os dias que o tempo vai passar, eu me arrependo demais de algumas decisões na minha vida, constantemente fico me imaginando como eu estaria agora se tivesse feito diferente no passado, mas isso não adianta de nada agora, mesma coisa o PickUp, eu não tenho grana para nightgame, não tenho lugar para transar, tenhos vários problemas, só tomo fora, mesmo assim ainda to aqui tentando, você já deve ter lido em algum lugar que o importante é como você reage aos seus problemas, você tem que se virar com o que tem, com a situação que você vive.

Se a profissão que você gosta requere que se forme em engenharia mecânica, então continue nesse curso, leve a sério e se forme, se você acha que gosta mais de outra profissão, troque de curso, o importante é que você não fique mais parado deixando passar, hoje aos 24 você se arrepende do que fez ou deixou de fazer aos 19, quando tiver 30 vai se arrepender também do que fez ou deixou de fazer aos 24?

Obrigado por sua otima resposta.
No caso , eu n tenho condicao de continuar nas exatas, n suporto mais , n consigo estudar calculo mais , virou algo insuportavel. Realmente, eu teria que fzer uma pós para me dar bem, entao teria q estudar mais, porem pretendo entrar numa facul agora que dê para levar paralelamente com um emprego, pra pelo menos minimzar o tempo "perdido". E seu ultimo ponto, concordo que n posso ficar parado, por mais dificil que seja sair da zona de conforto , preciso tomar vergonha na cara, n quero chegar aos 30 com essa tristeza q estou agr , acho q o acumulo seria tao grande que eu poderia me matar.obrigado.
kjay

Veterano - nível 9

#1013505 Bom mano não sei se posso ajudar muito mais vou colocar minha situação, trabalho como mecanico de bicicletas a dois anos. eu amo o que eu faco de verdade, mais penso diariamente em comecar uma faculdade por causa do salario, oque me vem a mente é continuo fazendo oque realmente gosto e fico feliz ou comeco uma faculdade termino começo a trabalhar só por causa do dinheiro essa duvida me atormenta se alguem puder ajudar fico agradecido-
ja você que não gosta do que está estudando é melhor parar agora e comecar oque gosta do que terminar e viver infeliz.
faelsouza22

Aprendiz

#1013543 Mano eu te entendo rs, tô no 9° período de engenharia elétrica, engenharia não é pra quem gosta, é pra quem quer.É normal achar que gosta dessa carreira e quando se está cursando ver que não é, e se vc tem certeza que isso não é oq vc quer pra sua vida então parte pra outra.
Essa história de estar velho pra terminar curso não existe cara.
Eu sei que é uma chatice ter que voltar e começar tudo dinovo, mas vc ainda é novo, e com 30 anos ainda tá no início da vida.
Canaliza as coisas e segue em frente, é o melhor que você pode fazer.
Abraço
RenatoGualco7

Aprendiz

#1013547 Concordo plenamente com o que o Kant disse cara - não há data certa pra correr atrás dos seus sonhos.

Mas, pra isso, na minha opinião vc deveria tirar um tempo pra pensar o que realmente quer da vida, ou pelo menos algo que vá te ajudar a descobrir.

Se estiver com tempo e vontade de ler, te indico o livro "Maestria", do Robert Greene (ele é famoso por aqui, escreveu 48 leis do poder e mais alguns outros). Além de abordar alguns passos que podem te ajudar a descobrir sua Missão na Terra, ele traz uns exemplos bem legais de pessoas sensacionais que não acertaram de primeira o que queriam da vida.

Eu mesmo tranquei uma ótima faculdade de Design com bolsa integral pq não estava mais curtindo. Me arrependo um pouco, mas tenho certeza que alguns conhecimentos que ganhei nessa faculdade passada me ajudaram (hoje faço jornalismo e já arrumei dois estágios por conta desses outros conhecimentos que a outra faculdade me proporcionou).

Não se sinta mal não cara, não encare isso como uma derrota. Dê a volta por cima, dá uma boa pensada na sua vida, em grades curriculares de cursos que vc curta pelo menos um pouco pra se decidir.

Espero ter ajudado, fique bem! Precisando estamos aí

Abraços!