Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
gb~~'~~
#1016988 bom galera,

A questão de hj é a seguinte, eu ja tenho 24 anos e ainda moro com meus pais, to querendo ir morar sozinho, mas gosto de morar aqui no rio e n quero me mudar de estado, entao me sugeriram morar proximo de casa. vcs acham q é valido? morar sozinho porem perto de casa? ou vcs acham q ai n tem sentido e talz?... Dêem suas opinioes em relaçao a isso.

PS: trabalho e eles iriam me ajudar com alguns custos basicos, entao a grana n é problema nesse caso;
RevanM
#1017132 Bem, morar sozinho (Não necessariamente sozinho, mas longe da casa dos pais faz você crescer p caralho em tudo na vida)

Então, vou explicar um pouco sobre a minha vida para você entender o que quero dizer. Tenho 19 anos e faço faculdade em Ouro Preto (Cidade próxima de Belo Horizonte). Estou aki desde do início do ano, porém, eu moro sozinho desde os 17 anos. Nasci em BH e sempre morei lá, mas com 17 anos fui dividir apartamento com uns amigos meus. Meus pais são divorciados e recebo pensão do meu pai e pago todas as minhas contas com esse dinheiro. Todo mês eu meio que recebo um salário, eu não trabalho, só estudo e vou receber até o fim da faculdade. Basicamente, desde cedo eu aprendi a administrar o meu dinheiro, pq se acabar eu to basicamente fudido, ninguém vai me dar mais e já passei por umas situações complicadas (História pra outra hora). Hoje divido apartamento em ouro preto. Bem, morar longe dos pais é muito bom, tu aprende a "virar homem" e a ter responsabilidades, amadurece pra caralho. N sei se é o seu caso, mas vai ter q aprender a te virar, a consertar um chuveiro, a tomar a frente nas coisas da sua casa, etc. Mas você vai ganhar uma coisa que eu não troco por nada: Liberdade.

Liberdade: Não tem ninguém te cobrando de fazer nada. Vai a aula se quiser, estuda se quiser, trabalha se quiser, vai pras baladas e rocks da vida se quiser também, você vai poder trazer qualquer hb p sua casa quando bem entender (Minha mãe não concordaria com isso). Continuo vendo os meus pais com certa regularidade mas eu sou visita na casa de ambos. Não acho que tenha um momento certo pra sair de casa, tem suas vantagens e desvantagens. Acho que principalmente o conforto que a casa dos pais oferece faz com que muitas pessoas fiquem lá. Mas eu nunca fui muito de viver na minha zona de conforto mesmo então ta valendo :mau .

Espero que te ajude, acho que isso ficou meio grande hahahah

Peace o/
Gafanhoto
#1017420 Quer evoluir como ser humano? Simples: vá morar longe dos seus pais! Se possível for, fique distante pelo menos uns 200 km. A melhor opção mesmo é a mais distante.

Saí da casa dos meus pais com 19 anos, sem ajuda de custo alguma, sem telefone celular, uma bolsa com algumas roupas, alguns materiais para desenho, 100 reais no bolso, uma vaga de estágio quase escravocrata em uma editora e a vontade de me tornar independente. Foi a melhor coisa q eu fiz na vida. Geralmente esta é a opção menos confortável, e provavelmente a que te dará um retorno digno de tornar-se um grande livro: você conseguiu, é o dono da sua vida e não depende de mais ninguém.

Alguns fatores com os quais deverá se acostumar: saudades de casa, dos pais, dos amigos que ficam etc. Isso é simplesmente parte da sua vida, se ficarem no passado é absolutamente normal, se alguma coisa te seguir até o momento presente, então simplesmente interprete a necessidade e o impacto disso e mantenha-o de forma saudável (aqueles amigos inseparáveis, ou aquela namoradinha de escola que você encontra em uma festa na mesma cidade aonde mora...). É a SUA vida seguindo e você encontrando pelo caminho o que e quem é necessário para evoluir.

Porto seguro: seus pais sempre lhe darão a mão caso seja necessário, mas a distância vai te motivar a querer evoluir cada vez mais até o ponto de não deixá-los preocupados contigo.

Essa é a dica: aproveita! Vai conquistar o seu mundo =)

Sucesso.
Abs
brenorp
#1017423 Cara. Eu saí de casa com 16 anos, só com a passagem de ida pra SP, e fui me virar. Hoje em dia voltei pra minha cidade natal, mas já moro sozinho.

É um excelente aprendizado, você vai evoluir totalmente como pessoa e deixar de ser moleque mimado de mamãe.

Vamos a dicas:
- Tenha uma renda, ou algo que te proporcione a renda para que dê pra tu manter a casa e suas necessidades. Não esquece que tu vai gastar com comida, transporte, e outras necessidades.
- More em um lugar onde fique perto de tudo, e consigas andar a pé pra fazer as coisas. Vai te ajudar muito.
- Aprenda a cozinhar. De verdade.

Te desejo sorte cara. Infelizmente na cultura do brasileiro isso é uma prática incomum. Coisa mais normal é ver marmanjo de trinta e poucos anos ainda morando com a mamãe. Contorne isso, não seja esse cara. Vá atrás da SUA independência!
faelsouza22
#1017449 cara, mesmo que não seja longe more sozinho se tiver oportunidade.
to com 27 anos e ja podia estar morando sozinho desde os 22, não fui por conta do falecimento do meu avô e fui morar com a minha vo.
esse ano ultrapassei mt meu limite e to indo morar sozinho, e cara não tem coisa melhor
Solid_Light
#1017452 É legal morar sozinho, pelo menos eu penso nisso, a pessoa fica mais
madura, pois tem responsabilidades para arcar que antes os pais eram
que faziam.
Abraços!
guifodao123
#1017466 Realmente morar sozinho tem seus pontos positivos, eu estou morando sozinho ja faz 6 meses e me desenvolvi mto em relação a isso. Mas acho que mudar de estado não é necessário.
gb~~'~~
guifodao123 escreveu:Realmente morar sozinho tem seus pontos positivos, eu estou morando sozinho ja faz 6 meses e me desenvolvi mto em relação a isso. Mas acho que mudar de estado não é necessário.

Vc mora no msm estado q seus pais? vc n acha estranho morar sozinho porem "perto" dos pais? vlw pela resposta.
gb~~'~~
faelsouza22 escreveu:cara, mesmo que não seja longe more sozinho se tiver oportunidade.
to com 27 anos e ja podia estar morando sozinho desde os 22, não fui por conta do falecimento do meu avô e fui morar com a minha vo.
esse ano ultrapassei mt meu limite e to indo morar sozinho, e cara não tem coisa melhor

Nossa, até os 27 eu n sei se aguentaria, vc fez algo pelo sua avó, respeito vc! obrigado pela ajuda.
junior1
#1017607 Isso é uma questão pessoal só vc pode responder. Sei q essa reposta é chata, mas é a realidade não existe fórmula para nada na vida. COLOQUEM UMA COISA NA CABEÇA DE VCS: VC É UM SER ÚNICO COM UMA VIDA UNICA, GOSTOS UNICOS, APRENDA A SE CONHECER PARA TOMAR SUAS DECISÕES.

1- Cara, vc pode ter 30 anos , 35 anos e morar com os pais, qual o problema? Não deixe a sociedade dizer o que vc tem que fazer, somente vc saberá.

2- As pessoas mudam quando precisam mudar, tenho conhecidos que sairam de casa com 18 anos, pois tinham um pai drogado que fazia a maior zona em casa, tocando o terror; dividiu um moquifo e se fodeu por um tempo, mas claro que cresceu com a experiência.

3- Vc parece que vem de uma família que tem condição de te ajudar, financeira e sentimentalmente, valorize isso. O ponto aqui é : Qual o motivo de vc querer sair de casa? Você realmente quer morar sozinho ou faz isso para se defender de alguém que disse que vc é criança? Vc busca liberdade, mas só se é livre quando suas ações são legítimas, só se é livre quando se pensa pelos próprios pensamentos e se sente pelas próprias aspirações.

4- Morar com os pais é uma grande oportunidade de juntar um dinheiro, já que não se tem gastos, por outro lado o dinheiro não é capaz de comprar a experiência, vc deve decidir o que é mais importante para você. Morar sozinho faz você amadurecer muito, você se torna adulto, responsável por tudo, mercado, cozinhar, limpeza, etc... Será o administrador da casa; e com certeza isso trará um sentimento de dignidade; de brio.

5- Morar sozinho e receber ajuda dos pais é o mesmo que brincar de ser adulto, ou você é capaz de se sustentar ou não saia de casa, se quer mesmo sair então alugue uma kitnet e vá crescer. Morar sozinho e receber ajuda da mamãe é coisa de filhinho de papai, ou você cresce ou não cresce.

6- Espero que vc não seja superficial o suficiente para morar sozinho só p comer xoxota...isso será prejudicial