MDias
#1018257 Saudações Rapazes, tudo bem?
Há alguns meses, venho passando pelo oque conhecemos por Paixão! Minha primeira experiência!
Fiquei bastante intrigado como nosso cérebro é sequestrado, e só conseguimos pensar Nela!

Enfim, comprei um Livro chamado "A Natureza do Amor"... recomendo a leitura, me ajudou bastante entender tudo oque estou passando. E ainda mais, como evitar esse tipo de sentimento. Como identificá-lo, e por que não, criar estratégias para fazer alguém cair de paixões por Você.

Se alguém já leu o Livro citado, por favor, comente aí para podermos debater sobre o assunto.

Abraço Forte!

Força na estrada para se tornar o Melhor Homem!
Alfabeta
#1018285 Eu nunca li esse livro mas devo dizer que compreender a natureza do amor romantico, saber lidar com ele e até mesmo gerá-lo noutra pessoa é um dos meus interesses. Eu depois de me auto observar bastante e tanbem observar os outros que me rodeiam cheguei a conclusão que o mecanismo da paixão são apenas 2 ao contrario dos mecanismos da atracção que podem ser vários. Olhando para todas as experiencias em que me apaixonei observo o mesmo padrão. Se alguem é muito carente e tem um grande historico de regeição na sua vida como eu tive por exemplo ( só aos 19 anos é que dei o meu primeiro beijo e ela era feia) então a primeira hb que te tratar de forma especial vai se tornar na sua paixonite. Aquela hb que ri de tudo o que voce diz, simpatica, com muitas coisas em comum , que olha para voce com admiração etc. A ironia neste caso é que todas essas reacções são verdadeiros IOI e ele como é carente nao saberá lidar com isso da melhor maneira e acaberá por repelir essa mulher. Mas nao é preciso ser-se carente par se apaixonar o principal mecanismo da paixao é outro. Mesmo o carente que faz montes de idealizaçoes só porque uma menina bonita o trata de forma diferente só cai literalmente em estado de paixão depois de um outro mecanismo ocurrer. O que gera Paixão verdadeiramente é a Perda e o Investimento. Voce tem uma relação nao tão apaixonada com uma hb e derrepente descobre que essa mesma hb está a perder o interesse por voce. A perda vai afetálo bastante e fazer voce valorizar mais aquilo que perdeu. Sempre que perdemos algo de valioso, esse algo ganha mais valor e semtimos a nessecidade de recuperar esse algo. O ato de tentar recuperar/reconquistar é investimento. Da mesma maneira que perder algo valioso adiciona valor ao objecto perdido, quanto mais se luta por algo mais valor tem esse algo. 1 milhao de euros ganhos na lotaria serão menos valiosos que 1 milhao de euros ganhos com muito suor e sacrificio. Quanto mais se luta por algo mais esse algo ganha valor. Portanto voce perde uma hb que apesar de tudo ainda nao é a sua paixonite e esta vai ganhar mais valor , voce como perdeu e ainda a valoriza mais por isso vai comessar a correr atraz e esse ato de investimento vai tornar a hb ainda mais valiosa. Como disse a pouco não é preciso ser carente basta perder algem valioso que sera o suficiente. O currer atrás/investir vai só aumentar o estado de atração. Para o carente basta a hb que o trata de forma especial derrepente ficar fria que ele racionaliza logo que aquela é sem duvida a mulher da sua vida. Portanto se analizarmos bem as tecnicas classicas do PU, O Push-Pull , o Cíume , o Gelo e o tanbem o DRAMA do Julian Blanc são as técnicas indicadas para gerar Paixão.O PNL tanbem é uma excelente ferramente sobretudo no que toca a ancoragem. A paixão alimenta-se muito de Ancoragens. Aquelas coisas que o fazem lembrar dela e logo sentir borboletas no estomago. Aquela musica, aquele cheiro, aquele lugar, aquela paisagem etc. Acho que era o zera que tinha uns frasquisnhos do Amor. Ele usavaos como forma de ancoragem.
Tendo tudo isto em conta, a melhor forma de fugir da paixão é não investir, afastar-se das musiquinhas romanticas da voça relação, estar longe dela por uns tempos. Lá esta desinvestir nela e investir em voce ou noutra coisa qualquer que nao seja ela. Eu pessoalmente nunca invisto romanticamente numa mulher até ela investir romanticamente em mim. Até ela provar que merece o meu amor, ela é so mais uma. A ironia é que mesmo que ela o ame voce por nao ter investido nada nem perdido nada sentirá carinho por ela mas nunca paixão. Paixão é o Drama da Perda e o resultado de um grande investimento emocional.
MDias
#1018288 Fala Alfabeta! Muito legal tudo oque Você escreveu... O Livro em questão, é o relato de um trabalho científico de uma Psicóloga Alemã (Muito famosa, diga-se de passagem). Então, o livro relata os vários fatores da atração, que estão relacionados aos 5 sentidos... porém, mostra que quando somos "estimulados" através de alguns dos sentidos e o processo não passa primeiro pelo Córtex e sim pela Amigdala, o Cérebro fica "estonteado" não entende e oque aconteceu... não consegue processar o estimulo recebido de forma RACIONAL. Também, fala sobre a produção de diferentes hormônios que acontece quando isso tudo ocorre. Oque você disse sobre Carência é um ponto interessante, porém, não definitivo. A Psicológa escreve que não há como acontecer a paixão se o Seu corpo não estiver predisposto, ou seja, se suas vontades alteram a estrutura hormonal do seu corpo, não querer se apaixonar vai fazer com que Você esteja "Protegido". Sabe aquelas críticas que em algumas fases da vida fazemos aos Relacionamentos? "Como aquele Cara Namora nessa idade?" ... "Tantas mulheres disponíveis, e a vida toda pela frente, ele fica se dedicando assim!" Fiz isso várias vezes, e te garanto meu querido, me apaixonei não foi por falta de outras mulheres.
Enfim, vale a pena Ler o Livro! Sucesso para Você!
Alfabeta
#1018296 Parece ser realmente um livro interessante. Procure na net coisas da helen fisher. Provavelmente vai ser do seu interesse. Quanto a questao da carencia eu concordo que nao é obrigatorio ser-se carente para se apaixonar. Toda a gente se apaixona, seja alguem catrente ou não , não há como fugir disso. Agora o ponto é que no meu ponto de vista, o medo da perda e o investimento são os dois mecanismos da paixão. Romeu e julieta só se apaixonaram porque nao podiam ficar juntos.
MDias
#1018303 Entendo e concordo! Só que entramos em um paradoxo, como se apaixonar, fazê-la se apaixonar também e ficar juntos? hahaha É o que queremos! Tem a resposta? Eu não tenho!
Jonah Hex
#1018368 A forma correta de gerar paixão é criar significado, é ser diferente e importante, é ter gosto e afazeres parecidos.