- 19 Ago 2016, 19:41
#1019689
Essa faço questão de responder. Sou praticante desde os 13 anos de idade (quase duas décadas) e te garanto: todos os praticantes que conheci/conheço beneficiaram-se em vários setores da vida.
- O preparo físico e a saúde no geral agradecem muito.
- Sua capacidade de concentração ultrapassará os níveis comuns dos seres humanos.
- Vai aumentar e equilibrar diversos hormônios (principalmente testosterona) e te promoverá a disposição dos 'vinte e poucos anos' (claro, com a nutrição e descanso necessários).
- Seu corpo ficará forte, resistente e definido (vai te deixar confiante e confortável com o shape).
- Ações reflexas tornam-se naturais e as técnicas aprendidas vão te tirar de várias situações de risco (escapei de um acidente de carro contra minha bicicleta usando técnicas de queda em solo).
- Sua autoconfiança crescerá, fará novas amizades e aprenderá o que é o respeito ao próximo e a si de uma forma especial: granhando uma família nova e cuidando deles.
- Isso vai afetar totalmente seu inner game de forma positiva: cada técnica bem executada te dirá 'sim, você consegue fazer isso e muito mais, seja no tatame ou em toda a vida'.
- Sua postura corporal vai melhorar demais por conta dos alongamentos e dos exercícios de equilíbrio (Linguagem corporal agradece).
Poderia ficar enumerando tudo o que é possível conquistar praticando artes marciais mas acho q essa lista já é suficiente para te dar uma visão geral do quanto é bom praticá-las.
Atualmente escolhi um caminho mais técnico e focado em sistemas de combate urbano então pratico Krav Maga, mas já me formei em Hapkido, pratiquei também Taekwondo, Muay Thai e BJJ. São excelentes artes marciais e cada uma tem suas especialidades. Recomendo muito também o Aikido e o Kung Fu por suas bases filosóficas e técnicas (Wing Chun especialmente, por ser uma técnica absurdamente eficiente). Também treinei e recomendo o Kendo/Iajutsu/Kobudo (armas japonesas) que envolvem o uso de espadas, bastões, tonfas etc e também possuem bases técnicas e filosóficas excelentes.
Agora o resto é contigo. Só tens a ganhar se começar a praticar algo de artes marciais (não recomendo MMA, isso é luta esportiva e não arte marcial apesar de ter as bases das mesmas).
Faça aulas experimentais e veja o que se adequa mais. Não se prenda em uma: vá conhecer várias academias, converse com os professores, sinta a energia do local e das pessoas que o frequentam.
Alertas:
- Vá com calma e tenha paciência, pois o começo é f*da.
- Você vai ficar dolorido, vai se lesionar, vai se irritar com uma técnica ou outra que não aplicou direito. Simplesmente esqueça a palavra
desistir e continue se aperfeiçoando.
- Seja respeitoso, educado e cordial com todos.
- Anule o seu ego ao pisar no solo da academia. Tanto faz derrota ou vitória, o que importa é a evolução adquirida.
- Homens e mulheres perdem o gênero no tatame, são somente seus irmãos de treino. Respeite isso ao máximo e seja cuidadoso para não constrangir os parceiros de treino.
- Você aprenderá técnicas que lesionam sériamente uma pessoa em situações de combate. O melhor combate é aquele que não precisamos começar. Entenda isso e use tudo o que aprender com parcimônia e responsabilidade.
Sucesso!
* Se você busca ser um PUA precisará de tudo isso acima. Se adquirir tudo que listei através das artes marciais te garanto que os caminhos ficam mais fáceis de serem percorridos; tanto é que temos várias postagens por aqui recomendando a prática de artes marciais.