- 22 Mar 2017, 14:17
1. O universo
Primeiro vou lhes apresentar meu próprio universo.
Estou morando em São Carlos faz alguns dias, a fim de me graduar, cidade universitária, viva e animada. Antes eu morava em uma cidade pequena e fiz o EM em uma cidade vizinha. Concluí o EM ano passado e sempre fui muito tímido, tive problemas com depressão (e ainda tenho); apesar disso, não me considero ingênuo e sim inexperiente, além de sempre ter um desempenho acadêmico modestamente bom.
Quando eu fui para o Ensino Médio eu me isolei, não tinha ninguém, nenhum amigo, nem acesso a redes sociais, embora eu sempre “observasse as pessoas felizes”. Por isso lutei contra a depressão sozinho por um bom tempo, não quis ir a um terapeuta, mas hoje conto com a ajuda de amigos.
Foi no primeiro ano do ensino médio que isso aconteceu. Foi uma época de muitos “auges”, auge da depressão, auge do isolamento e auge do desempenho acadêmico. Foi também quando decidi mudar de vida, ser sociável, ter amigos e obter uma namorada. Pois bem, passei a trabalhar nisso, e pouco a pouco fui me tornando mais amigável e menos tímido.
No segundo colégio fui presidente do grêmio estudantil; as apresentações que eu fazia em público me tornaram menos tímido e também conhecido na escola (que era pequena). Toda essa fama positiva à meu respeito foi ressaltada pelos projetos bem chamativos que apresentei na feira de ciências e pelos comentários que os professores faziam de mim pela escola (coisas do tipo “ele é corajoso”, “ele é esforçado”), nessa mesma época comecei a mudar minhas atitudes, passei a me vestir melhor e também a me portar de uma maneira diferente.
Foi a esse mesmo tempo que comecei a sair, a ir em festa, a conquistar os primeiros amigos e também a dar as primeiras investidas em mulheres. As primeiras festas foram horríveis porque eu me forçava a ir e ia sozinho. Até esse momento eu tinha ficado com apenas duas meninas, ambas pediram para ficaram comigo, eu apenas aceitei a primeira na 5° série e a segunda na 9° série.
O terceiro colégio foi um período abarrotado. Foi onde conheci o mundo pua e quebrei muitos paradigmas em minha vida. Sofrimento combinado com crescimento pessoal. Aqui veio a HB9 e isso fez com que eu decidisse deixar de seguir uma carreira acadêmica para ser um profissional liberal-empreendedor. Essas decisões que tomei estão definindo toda minha vida e não sei se fiz as escolhas certas.