- 06 Jan 2018, 02:38
Ler "Preciso de ajuda" e "Riker.T" na mesma frase me deu vertigem kkkkkkkk
Vou te dar um exemplo do meu ponto de vista. Considerando que eu sou jovem, universitário, estagiário e vou prestar concurso público.
Quando eu trabalhava para o meu tio em seu escritório eu recebia 200 reais por mês e dava para tudo. Comprava meus cigarros, minhas bebidas e lanches. Como eu recebia na sexta feira e não tinha ambição de nada para mim eu era rico, pois tudo que eu queria eu conseguia com esse dinheiro e o resto da minha vida estava resolvida.
Depois pedi demissão e passei mais de um ano sem trabalhar. Não me senti pobre mas sentia falta da liberdade que aquele dinheiro me proporcionava.
Trabalho a 7 meses como estagiário para o estado e recebo por volta de 500 reais por mês. Trabalho menos do que quando estava no escritório. Eu hoje em dia me sinto pobre. Pobre pois tenho ambição de ter minhas coisas e esse dinheiro não é capaz de me dar o que eu quero, ou pelo menos não em plenitude. Eu quero reduzir o cigarro ao mínimo e resolvi migrar para um vaporizador. Eu investi 500 reais no vaporizador a 2 meses e ele ainda vai chegar. Eu comprei um curso para estudar para o concurso que vai ter aqui e estou a 2 meses sem dinheiro para nada, tudo contado e chega no final do mês ainda falta. Esse mês mesmo eu estou literalmente zerado até o dia 13. Quando meus trocados chegarem eu vou gastar mais 200 reais com material para produção de essências para o vaporizador ai vai sobrer 300 reais dos quais eu deveria gastar mais 200 para ai sim ter todos os equipamentos de vape que eu quero (e alguns desses que preciso). Eu estou abrindo mão do meu conforto e diversão por algo que eu realmente quero muito.
Ai está a definição de pobreza para mim: é você ter que abrir mão das coisas triviais que você gostaria de ter no seu dia a dia para ter algo que você quer muito no futuro. Quando você tem que abrir mão de um suco com pão e requeijão porque tem que pagar 80 reais de boleto você é pobre (temos que lembrar que todo mês eu pago em torno de 70 a 220 reais a depender das cobranças). Quando você tem que não comprar seu cigarro pra por de gasolina vc ta sendo pobre, quando você passa o mês todo sem lanchar, fumar e beber para comprar seu vape você é pobre. Quando você tem que abrir mão de algo porque chegou ao seu limite de capacidade monetário você não está fazendo dinheiro suficiente.
Essa visão tem que ser relativizada quando falamos de investimentos. Eu comprei um curso de 220 reais para estudar para o concurso e agora depende de mim transforma esse investimento em 3000 reais por mês. Nesse caso eu coloquei algo em minha vida que pode me trazer um retorno financeiro que vai suprir, temporariamente, minhas necessidades.
Digo temporariamente pois o ser humano sempre quer mais, sempre quer ir além. É muito difícil para qualquer pessoa chegar ao ponto onde sua renda garante todos os seus desejos, pois uma vez que eles estejam saciados vão aparecer outros, não necessariamente algo que você precisa e sim algo novo que você quer adicionar em sua vida.
Por isso eu acredito que enquanto existir essa ambição de ter algo novo, de ter mais, sempre que eu tentar avançar além das minhas atuais capacidade eu serei pobre. Não digo que isso é ruim, ser pobre é literalmente não ter o suficiente, é um aviso que você precisa melhorar ou vai continuar passando pelas mesmas dificuldades toda vez que chegar no seu limite.