- 20 Mar 2018, 17:14
Provavelmente essa sua dificuldade de interagir com as pessoas vai além da esfera profissional.
A ajuda de um psicólogo será excelente nesse seu caso. No mais, sua iniciativa de querer mudar seu comportamento pra melhor já é um grande avanço. Muita gente tem medo e permite que ele (o medo) domine.
Em se tratando de relações entre pessoas, seja no trabalho ou não, a gente evolui praticando-as, saindo da nossa zona de conforto, conversando, calibrando assuntos interessantes dependendo do perfil de cada pessoa, falando do que em regra todos gostam de falar, prestando verdadeira atenção no que o outro fala para saber o que responder e assim dar sequência no papo, em fim...
como ser um bom funcionário mesmo com ansiedade social?
Primeiramente, faça seu trabalho. Seja bom naquilo que foi contratado para fazer. Seja amigável, proativo, demonstre REAL interesse em aprender e REAL interesse em conhecer as pessoas que irá conviver. Não seja puxa saco. Seja confiável, transpareça confiança.
Pra te ajudar a ser mais sociável e pra te despertar, destravar seus medos, pra te tornar o cara que quer ser, complemento a resposta lhe indicando 03 livros sensacionais, que não só você, mas todo mundo deveria ler. São Eles:
- Poder Sem Limites - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins);
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Autor: Dale Carnegie; e
- Desperte o Seu Gigante Interior - Autor: Anthony Robbins (Tony Robbins).
Recomendo que leia primeiro Poder Sem Limites. Os outros dois você decide qual ler na sequência.
Na internet você achará facilmente os PDFs dos livros. Se puder compre os físicos (particularmente prefiro os físicos)... você faz marcações dos principais pontos e etc para depois fazer uma releitura sempre que quiser pra ir fixando na mente os ensinamentos.
Além dos livros, recomendo também que você assista shows de Stand Up Comedy no youtube, pra você ir pegando as manhas de ser um cara sociável e divertido; acompanhe o futebol também, porque todo brasileiro fala de futebol; e etc...
Por fim, não tenha preguiça de ler e de aprender. Não existem atalhos pra se tornar o cara que você desja ser. Falo isso porque muita gente quer uma receita de bolo, algo mastigado, mas isso não existe. A evolução pessoal deve ser contínua. Mas também não adianta só ler. A teoria deve ser posta em prática.
Existem diversos livros que a comunidade pode te indicar para ir destravando essa dificuldade social. De momento eu listo os 03 acima que me ajudaram demais a evoluir.
Você é novo, tem um longo caminho, mas aproveite para ser alguém melhor agora!
Eu já fui tímido e sem assunto quando mais novo, mas hoje com 29 anos me considero muito comunicativo e extrovertido, seja no círculo familiar, de amigos, de trabalho e com pessoas que não conheço. Te digo isso pra te falar que existe saída, basta você usar a cabeça, ser inteligente, estudar e praticar o que estudou.
O puabase é fonte de muito conteúdo que poderá te ajudar. APROVEITE.
Abraços.