- 25 Jun 2018, 09:13
Para você saber se oque você fala é congruente com a tua personalidade. Você deve ficar coinsiente de duas coisas que passam na tua cabeça antes de falar com uma hb ou qualquer pessoa.
A voz alpha: Que diz para você dizer aquela coisa que está na tua cabeça mesmo que ela possa reagir mal. Faça de qualquer forma. Expressão. A procura por validação interna.
A voz beta: Que diz para não dizer/fazer isso e dizer algo com que você tem certeza de que não irá dar uma reação má e que não irá ferir teu ego. Você está na impressão. A procura por validação externa.
Para mim. Eu quebrei essa relação entre confiança e congruência. Em uma fórmula chamada ''IDGAF frame'' (o frame de eu não dou a porra nenhuma). Que é: [Baixo investimento emocional/de energia + Alta congruência].
O quê isso quer dizer: Quanto menor investimento você tiver numa interação mais facil será para você ser congruente. E como numa interação tem sempre alguêm que reaje mais que a outra. A pessoa menos investida na interação (mesmo se for uma diferença pequena), está a fazer a outra pessoa reagir (por ser congruente) e passando algum tempo, quem estava a reagir no início irá reagir ainda mais (irá investir mais energia/emocionalmente) que irá fazer essa pessoa ficar na cabeça dela e consequêntemente entrar no teu frame. Depois de um temo as suas posições foram solidificadas. Um está na causa da interação e um está no efeito.
Então como é que você tem certeza de que você não está a investir mais que a outra pessoa até que a outra pessoa reaja:
- Você se foca em expressão ao invês de impressão
- Você medita
- Você tem os mindsets certos (
entendimento-falho-conceito-nao-seja-reativo-t119555-10.html)
- Ou você se cansa de tentar impressionar as pessoas depois de um tempo a levar tapas na cara (metaforicamente)
Só um pequeno mini resumo.