- 12 Fev 2019, 10:30
Eu tenho o visto americano desde 2015, consegui até 2025. Eu acabei fazendo no RJ e te digo que é burocrático, eu cheguei lá com uma pasta cheia de documentos (quando eu digo cheia, eu digo literalmente, tinha mais de 150 folhas) e fiquei preocupado com o que ele poderia pedir.
Na minha frente havia um cara que estava tentando o visto de turista, logo de cara o agente de imigração negou o visto dele. O cara estava dizendo que tinha uma tia lá e que ela ficava insistindo para ele ir visitá-la, então agora ele iria (história muito ridícula, obviamente ele estava tentando ir morar nos EUA usando o visto de turismo). O agente de imigração logo pegou e disse que o salário do homem era baixo, e realmente era (algo em torno de 3 mil reais), e que não daria o visto agora, talvez daqui uns 5 anos ele tentasse de novo. O cara esperneou, falou e tentou de tudo mas não mudou em nada. Sei que levou uns 15 minutos.
Quando chegou a minha vez, ele pediu meu nome e não me fez nenhuma pergunta sobre o processo, apenas me perguntou onde eu estava querendo ir nos EUA e mencionei que iria para Los Angeles, então ele disse "não vai para LA, vai para San Francisco que é muito mais legal etc...) Feito isso ele disse que meu visto estava aprovado. Eu não precisei apresentar nenhum documento e tudo levou menos de 5 minutos.
Moral da história, eles já tem todas as informações que precisam no computador e já é meio que prévia a decisão. Talvez em alguns casos a ida lá seja exatamente para eles analisarem o sujeito e concluírem se é legítimo o pedido de vista ou só uma tentativa de fugir para o país.
Outra coisa é que quanto maior o seu salário melhor, no meu caso eu tenho boas condições financeiras então realmente isto contribuiu muito. Além da condição financeira o que contribui muito é o teu emprego, relações familiares no Brasil e também se você esta estudando.