- 30 Mar 2019, 13:48
Fala grande!
Eu já fiz isso, e o resultado é fantástico. As redes sociais são muito boas, para dar lucro para empresa que é dona delas. Nós ali somos uma "mercadoria", eles projetam um abiente chamativo e acabam segurando a gente pelo maior tempo possível, nos obrigando a ver anúncios e nos manipulando para comprar cada vez mais! É uma armadilha psicológica, e muito baixa.
O Filósofo alemão Nietchze disse em seu livro "Assim falou Zaratustra" a seguinte frase:"A felicidade do homem é: eu quero. A felicidade da mulher é: ele quer."Se vc olhar o Instagram, o que mais motiva os homens a ter uma conta são as mulheres que ali estão, postando fotos sensuais, e as vezes projetando uma atenção para o homem. No caso das mulheres, elas postam fotos no intuito de se sentir desejada, e inflar o ego.
Homem: Eu quero; Mulher: Ele querMas no final das contas, é tudo uma ilusão, uma grande mentira! Perfis falsos, curtindo outros perfis falsos. Nunca um perfil em uma rede social vai ser elaborado dentro da realidade da pessoa, NUNCA. Então teoricamente homens e mulheres são "trolados" pela rede social e caem feito patinhos!
Saindo um pouco da filosofia, eu por muito tempo demonizei a tecnologia, olhava as pessoas ao meu redor totalmente distraídas e imersas em seus smartphones, e pensava cara, é o apocalipse. Porém com o tempo e estudo passei a ver de outra forma. O problema não é a tecnologia, mas a nossa relação com ela, nós estamos utilizando em excesso, só isso. A tecnologia avançou de uma forma exponencial, mas nós não tivemos uma educação sobre isso, um treinamento para usar com eficiência, e te digo mais, isso muda de pessoa pra pessoa.
No meu caso, eu consegui ficar TOTALMENTE off line por 22 dias. Foi o tempo mais produtivo da minha vida, meus dias pareciam ter 48 horas, minha ansiedade sumiu, e naquele momento eu percebi que meu cérebro funciona fazendo uma coisa de cada vez! A partir disso eu comecei um processo de re-adequação no uso da tecnologia. Descobri algumas coisas ruins, como por exemplo, ninguém mais usa SMS, se vc ligar para uma pessoa, as vezes ela fica desconcertada, dificilmente vc vai receber ligações a toa, ou só pra dar um "oi", enfim...Foi interessante!!!
Hoje (uns 1,5 anos depois) eu não tenho mais nenhuma rede social, deletei todas, exclui mesmo. Tenho um smartphone, com pouquíssimos aplicativos, não uso Ifood, Netflix, Spotfy, Uber nada disso! Uso Whatsapp, porém com muita EFICIÊNCIA, porque eu NUNCA utilizo o smartphone fazendo outra coisa ao mesmo tempo, essa é a sacada! Quando eu to na rua e levo meu smartphone, ele vira um telefone, não uso 3/4G. Quando eu chego em casa, ou onde tenha wi-fi e eu posso sentar e olhar as mensagens, assim o faço. Ou seja, se vou usar o Whatsapp, eu quero me dedicar 100% pra isso, mas se eu to no trabalho, vou me dedicar 100% na tarefa, se eu estou em um aniversário, quero curtir aquele momento, sem postar nada em lugar nenhum.
Então, se vc vai sair das redes ou não, o quanto vc usa, ou como usa é muito pessoal. Mas te convido a ficar um tempo off-line, o que vc aguentar pode ser 3 dias ou 30, e nesse momento vai ser possível olhar para esse tema DE FORA, quando olhamos de fora, conseguimos re-ajustar as coisas, e com certeza vc vai encontrar o seu próprio padrão de uso, vai descatar o que ou quais redes não precisa, quais aplicativos precisa, quais não precisa, etc.
#statham