- 23 Jun 2019, 14:26
#1091285
OG Ed escreveu:Como é que é pessoal?
Por quase 6 meses, sofro com um dos piores problemas: a indecisão.
Terminei o ensino secundário ano passado, este ano não entrei na faculdade, não estou a fazer nenhum curso. Queria fazer medicina geral(Vi k não é para mim, mais 7 anos a estudar! não irei conseguir). E também é difícil entrar na facul de medicina. Então na minha mente eu quero fazer algum curso que tem haver com saúde ou entrar na academia militar.
As disciplinas que eu gosto são: Biologia, Português, Inglês, Filosofia e matemática+/-
Ainda tou com esperança de descobrir Outros-Eus.
Preciso de vossa opinião, daqui a alguns meses começam as inscrições. Eu preparo-me disciplinas citadas aí em cima, mas não com intensidade. Preciso de vossa opinião por favor!
E aí OG Ed, tudo bem irmão?
Essa fase da
indecisão é algo comum. Eu já passei por ela ao sair do Ensino Médio. Minha história envolvendo a faculdade é bem doida.
Existem pessoas que já crescem sabendo o que cursar, outras entram em qualquer curso e acabam se apaixonando pela área, outros demoram um pouco para tomar uma decisão, mas analisam, então entram de cabeça.
Eu cheguei a cursar Ciências Contábeis, não era minha vontade. Na época tinha interesse em Sistemas de Informação, mas fui desmotivado. Um certo momento abandonei a faculdade de Contábeis, pois estava infeliz, estudei muito e passei para Engenharia Elétrica (longa longa história o porquê disso).
Mas Ciências Contábeis não havia sido uma decisão analisada detalhadamente, pensada. Diferente da Engenharia Elétrica, onde eu analisei toda a grade curricular, as áreas de atuação, o dia-a-dia de profissionais que atuaram na área dessas engenharias, salários, países onde há demanda, diferença entre outras engenharias e entre tantos outros fatores.
Minha recomendação é fazer essa pesquisa minuciosa de cada curso citado, se você consegue se enxergar em determinada área e feliz.
Se não houver pressão por parte da sua família, você poderia tirar um ano para analisar com calma. Eu entrei nesse curso com 22 anos praticamente. Sim, perdi um tempo na minha vida porque anos atrás fui cursar algo que não era a minha vontade, mas tudo é experiência.
Fiz um esforço enorme para chegar até aqui, hoje eu moro em outro estado, 1080Km da minha família e amigos e te digo: levando uma vida minimalista aqui eu me sinto infinitamente mais feliz do que quando morava em minha terra natal, pois me identifico com o curso, curso o que eu quero.
Você disse: "Queria fazer medicina geral(Vi k não é para mim, mais 7 anos a estudar! não irei conseguir). E também é difícil entrar na facul de medicina. "
Não duvide de suas capacidades. 7 anos tu consegue sim, se tantos outros conseguiram, por que você não conseguiria? Concordo que é difícil entrar em Medicina, mas de tantas vagas disponíveis tu estará disputando uma.
O esforço necessário para conseguir é alto, mas a sensação de satisfação ao conseguir realizar o feito é indescritível.
Qualquer coisa, se quiser trocar uma ideia sobre esse assunto é só enviar um MP.
Abraços!