- 09 Nov 2021, 19:07
#1104562
Prezado, como entusiasta em investimentos, compartilharei com você um pouco do que sei e da minha visão.
Sobre o tema criptos, eu confesso que não entendo o suficiente. Acredito que a maioria que negocia, também não…
Bem no início, quando o bitcoin custava centavos de dólares, eu fiz um estudo sobre a obscuridade dos mercados da deepweb. Foi la que começaram a falar sobre o famoso bitcoin.
Na época havia pouquíssima informação a respeito disponível para pessoas comuns (como eu), principalmente sobre os seus fundamentos e operacionalidade. Acabei deixando o assunto de lado...
Com o advento da blockchain e a possibilidade de rastreamento de alguns negócios. Somada à prisão de Ross Ulbricht e fechamento do Silk Road, um famoso mercado livre de ilicitudes, houve grande euforia nos negociantes de bitcoin, ja que a principal finalidade deles (anonimato) foi comprometida.
Foi então que começaram a surgir diversas outras moedas, sendo a Monero mais usual nos mercados livres, em razão de não poder ser rastreada.
A minha opinião é que as criptos surgiram das ideias do anarquismo econômico e desejo de mercados livres (sem qualquer interferência estatal), com o bônus do anonimato.
Devo investir? Bitcoin é um investimento?
Um investidor de sucesso sabe muito bem precificar seu risco e não se deixa levar pela expectativa de retorno. O tema cripto nasceu de uma ideologia que, apesar de respeitar alguns pontos, eu discordo de sua função precípua. Não me deu no passado, nem daria no futuro, vontade de investir em um meio para as finalidades que foram criados (mercados da Deep). Que fique bem claro que isso é uma opinião pessoal!
Como o mundo adotou a ideia do bitcoin como proteção, existe uma cadeia de novos negócios sendo fomentados, o que fez ele se tornar a bola da vez.
Apesar de sua dispersão ser feita em blocos com simulação de escassez, como outros ativos, eu não vejo o bitcoin como um investimento, simplesmente por não ser possível mensurar o seu valor intrínseco.
Tomemos por exemplo o mercador de bananas: o seu sucesso depende de comprar elas verdes (baratas) e vende-las maduras (caras), antes que apodreçam. O valor intrínseco de um ativo é de suma importância para se saber se o preço está caro ou barato. As moedas tradicionais, por exemplo, possuem lastro em suas economias ou tem sua força regulada por commodities (ouro, petróleo etc) e taxas de juros (quanto você ganha por ter a moeda ao longo do tempo).
Por essas razões, criptos pra mim são ativos obscuros e qualquer compra seria pautada em expectativas pouco comprovadas.
Sem dúvida, há muito espaço pra ganhos neste mercado, mas se não souber o que está fazendo, estará contando com a sorte. Quem ganha na sorte, na maioria das vezes perde no azar.
Espero ter contribuído com o tópico.
Abraço!