Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Ender

Aprendiz

#1101113 Tenho 22 anos, faço duas faculdades (terminando uma delas), tenho alguns projetos paralelos e uma namorada incrível, mas sinto que está faltando algo na minha vida. Alguns chamariam de propósito, missão ou algo do gênero.

Eu meio que sinto que tenho que fazer algo importante, mas não consigo definir exatamente o que é, o que é essa parte que está faltando. Sei que é uma tenddência humana nunca estar plenamente contente, mas vai muito além disso. Já tentei vários métodos para descobrir o que preciso fazer, mas nunca cheguei a nada concreto. Notem, não estou falando de nada divino ou espiritual, estou falando da minha necessidade de saciar esse desejo. Sei que um dos meus objetivos é fazer algo importante, algo grande, que quebre paradigmas.

Alguém já passou por isso? O que vocês acham?
BECKS

Aprendiz

#1101114 Já leu o livro Mastria - Robert Greene ? Ele fala a forma como você deve encontrar o seu próposito, é bem interessante e tem diversos exemplos no livro.
Juan Nova - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101122 Pergunte-se: O que eu mais gosto na vida? Pode ser videogame, pode ser corrida pela manhã, pode ser algum tipo de comida

Veja pessoas que fazem aquilo que você gosta e pergunte para você mesmo: Eu gostaria de viver minha vida assim até o último dia da minha vida? Vale a pena o esforço?

Sempre se questione e imagine fazendo aquilo. Gostei muito de um curso que fiz do Julien Blanc e ele disse que conforto é o pior sentimentos que podemos ter, pois ele nos limita. Se você está fazendo algo que não gosta hoje e deseja alguma coisa diferente não se limite por isso, não se limite pelo conforto que isso te traz ouse sonhar, ouse fazer algo diferente e relevante. Pode ser aprender a tocar violão e compor músicas, pode ser fazer um novo curso e etc...

Nós não podemos te dizer qual é o seu propósito na vida, você deve sair da sua zona de conforto e correr atrás disso. Evite pensar que você tá atrasado ou que você quer chegar no seu objetivo o mais rápido possível, apenas comece aos poucos. Sugiro a leitura de "Quem pensa enriquece" de Napoleon Hill e "Maestria" de Robert Greene. Existe alguns livros sobre Reiki que ajudam muito.
iluminado - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101124 O que te faz se sentir bem? Até o momento não encontrei um modo fácil de encontrar o "propósito", mas sem dúvidas é fazendo aquilo que lhe faz sentir amor e felicidade, a parte boa é que você pode ir tentando até achar o que quer.
fwardkoff - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101130 Vou te dizer que passei por algo muito parecido, agora tenho 25 anos e finalmente encontrei meu propósito! Sempre fui um cara que não queria estudar, passei no colégio empurrando com a barriga e terminei com apenas 16 anos! Me vi então num mar de opções e realmente não sabia em que direção apontar, então entrei para a faculdade de Direito, com pressão dos meus pais que são advogados, nisso fui levando, até que no último semestre eu viajei para fora do Brasil e lá morei 6 meses, trabalhei em obras, em uber, em várias paradas, até que voltei ao Brasil para concluir a faculdade.

Ao voltar para concluir a faculdade eu resolvi que queria estudar para concursos da área policial, comecei a estudar por cerca de 8 meses para o concurso da PF, o qual não passei. Feito isso terminei a faculdade e continuei trabalhando no escritório de advocacia da família, o qual estou até hoje, mas sempre pensando no que eu faria. Tive várias ideias de empreendimentos, mas nenhum saiu do papel. Quase comecei faculdade de psicologia e medicina, mas dei para trás pensando que seriam vários anos numa faculdade para só então me formar e exercer a profissão.

Comecei então a estudar para a OAB, passei, mas tive a certeza de que advocacia eu não queria! Experimentei novas funções dentro do direito, voltadas mais para a parte administrativa, mas ainda assim não me senti preenchido.

Mas isso terminou há 2 meses! Há 2 meses eu descobri o meu propósito, voltou aquele meu antigo espírito policial e junto com isso essa minha vontade/dom de ajudar os outros, comecei a ir atrás e descobri que meu perfil se encaixa perfeitamente no de Delegado. Desde então eu sei o que serei: delegado de polícia! Estou focado e nada nem ninguém me tirará do meu propósito!

Demorei para descobrir? Para alguns sim, para outros não! Há pessoas que desde cedo sabem o caminho que vão trilhar, outras já estão com seus 40-50 anos e ainda não sabem para onde ir. Mas uma coisa eu te digo, uma hora o propósito da tua vida irá brilhar e você perceberá! Bastará então a você correr atrás!
gameplayer - DOADOR

PUA EXPERT

#1101140 Olha... Como encontrar seu propósito de fato não sei te dizer ao certo, mas sei te dizer como é a sensação de quando você conseguir encontrar ele. Quando você está no seu propósito, nada é tão forte a ponte de te tirar desviar do caminho dele (você simplesmente não vê o tempo passar e se dedica como se não houvesse amanhã, e melhor... Ainda se sente bem com tudo isso).

Infelizmente a má notícia é a de que poucas pessoas de fato encontram seu propósito na vida. Exemplo disso é aquele seu conhecido que tem uma profissão massa, ganha bem, tem uma família bacana mas no fundo no fundo não é feliz. Ou mais comum... Aquele cara que acorda na segunda feira já pensando no final de semana, este além de não estar vivendo, só está tentando usar o final de semana para escapar da realidade da vida (já que é frustrado com a rotina que tem)

Criador do tópico

Ender

Aprendiz

#1101150 Obrigado pelas respostas, pessoal! Muita coisa dita me fez reflitir e repensar algumas coisas. Um dia, voltarei com um feedback!
MáximosDécimus - MEMBRO EXCLUSIVO
#1101151 Pergunta extremamente difícil e isso se dá por dois motivos:
1 - Muitos de nós também não encontramos nosso "propósito" aqui na Terra (lembrando sempre que todos nós temos um propósito em comum: seguir as palavras de Deus e o exemplo de Jesus Cristo), eu por exemplo ainda não sinto que descobri o meu;
2 - Não há receita de bolo para descobrir o seu propósito. Você pode tentar fazer o que outra pessoa fez para descobrir, mas isso definitivamente não quer dizer que vai ser o mesmo para você. Podem existir N formas disso acontecer. O "acaso" está aí e os sinais podem vir de qualquer jeito ou forma.

Quando for dormir, ore bastante com fé e converse com Deus.
Ele vai te mostrar o caminho.
Don Mago

Veterano - nível 1

#1101163 Pergunte a si mesmo o que ti deixa feliz?
Se fosse pra escolher um trabalho e fazê-Lo de graça por uma semana. O que você faria?..
Oiça tua intuição. Não existe fórmula mágica.
Também se pergunte se esse teu desejo não é do Ego?

Leia a Regra 7 BUSQUE O QUE É SIGNIFICATIVO, NÃO O QUE É CONVENIENTE - Do livro 12 Regras para a vida.. Jordan Peterson.
Com certeza pode ti ajudar a expandir tua perspectiva.

Eu 19 anos ainda não descobri meu propósito e acho isso normal, não é da noite por dia que vou achar um.. Mas olha pequenas coisas que faço sempre têm um propósito por trás.. nada é feito no piloto automático. Pegou essa‽